Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 26/05/2013
Bastidores
Bastidores
Só faltava essa!

Governo municipal foi obrigado a revogar processo licitatório por falta de interessados. Detalhe: objeto da licitação era nada mais, nada menos que o fornecimento "de qualquer tipo de medicamento" para atender à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Sem interessados, a licitação foi considerada deserta.

Enquanto isso...
Paralelamente, o prefeito Paulo Piau (PMDB) e o secretário da Saúde, Fahim Sawan, baixaram decreto de situação de emergência para a compra de medicamentos, inclusive para o cumprimento de ordens judiciais. Objetivo principal é a dispensa de licitações, para que as compras possam acontecer com maior agilidade. Detalhe: confira na nota acima.

Fornecedores
Por sinal, um dos destaques no novo site da Prefeitura de Uberaba - lançado na manhã deste sábado, é voltado justamente para atrair vendedores. A Secretaria Municipal de Administração, gerenciada pelo advogado Carlos Bracarense, convida os empresários e prestadores de serviços a participarem das cotações prévias e a se tornarem fornecedores. Afinal de contas, venhamos e convenhamos: falta de interessados em vender medicamentos é dose pra elefante!

Uberaba X Uberlândia
(...E a luta continua)

Leitor José Roberto Figueiredo manda e-mail pra Bastidores concordando em número, gênero e grau com as reflexões publicadas aqui ontem, em que outro leitor - o uberabense Antonio Marques Neto, diretor do HSBC Bank Brasil, em São Paulo, sugere investimento humano e financeiro em marketing, para que Uberaba possa atrair empreendimentos, inclusive concorrentes de grandes atacadistas de Uberlândia.

Efeito Rondon
(Parte 2)

Figueiredo não tem dúvida: "Uberlândia está, sim, temendo a infraestrutura que está sendo montada naturalmente em Uberaba, e que, em tempos passado, já colocou as duas cidades em condições de igualdade competitiva." Segundo ele, com o asfaltamento prometido pelo governo do Estado para a região; implantação do terminal modal da Vale Logística e com a chegada do gasoduto, Uberaba se tornará ainda mais competitiva que a vizinha. "Se fizermos uma boa divulgação, vamos resgatar a condição natural, que o Rondon Pacheco e sua turma , artificialmente, desviaram para Uberlândia, lá nas décadas de 70 e 80" - escreveu Figueiredo.

Alerta
Decisão tomada pela Câmara de Vereadores deve servir de alerta para os vários conselhos municipais de Uberaba - muitos deles, silenciosos nos últimos anos. Aprovação, em plenário, de projeto do vereador Samuel Pereira (PR) tira do Conselho Municipal de Assistência Social o direito de opinar sobre declarações de utilidade pública. A partir da proposta, esta função passa a ser das comissões permanentes da Câmara. O autor da matéria justificou: "Foi necessário alterar a lei em razão da pouca eficiência dos conselhos, especialmente do Conselho Municipal de Assistência Social..."

Controle social
Aliás, vale ressaltar que não houve uma reação sequer, por parte do referido conselho, nem de outros que deveriam ter se movimentado para impedir a aprovação. Lamentável. Uberaba é privilegiada em número de conselhos municipais - instrumentos importantes de controle social, de debates e proposições de políticas públicas, de participação popular, e de exercício da cidadania. Entretanto, seus integrantes precisam ter comprometimento com estas ações e colocar os conselhos para funcionar.

Aposentados do Ipserv
Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - Ipserv, Ney Corrêa, convoca os aposentados e pensionistas para o recadastramento anual. Devem apresentar-se na sede do instituto, com os seguintes documentos originais: Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável, Carteira de Identidade e CPF do Cônjuge, Comprovante de Residência (água, luz ou telefone), e uma foto 3x4 atualizada. Mais detalhes pelos telefones: 3318-6914/3318-6920.

Reforço político
Existe vida política esperta na Câmara Municipal de Uberaba. Vereadores articulam a revogação da lei aprovada na legislatura passada, em que foram mantidas as 14 cadeiras atuais, mesmo com a cidade podendo aumentar o número para até 23 - de acordo com a população registrada oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Vale ressaltar que o atual presidente Elmar Goulart (PSL), que já foi vereador com 19 cadeiras, é favorável ao aumento. 

Depende do VAF
E termina dia 31 de maio, sexta-feira, o prazo para que o empresariado preencha o formulário do Valor Adicionado Fiscal - VAF. Lembrando que estas informações não têm custo financeiro para os declarantes, mas possuem um enorme impacto no desenvolvimento da cidade. É com base no VAF que o governo estadual distribui os recursos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS, que, diga-se de passagem, é a maior arrecadação de Uberaba.


TIETAGEM - Ao participar de evento ruralista em São Paulo, no fim de semana, o deputado federal, presidente do PSD/Uberaba, vice-líder da legenda na Câmara e ex-prefeito por dois mandatos, Marcos Montes, agiu como qualquer mortal comum. Fez questão de posar pra foto ao lado do ex-presidente da República e eterno líder do PSDB, Fernando Henrique Cardoso. Dois votos garantidos para o presidenciável tucano de 2014, senador mineiro Aécio Neves.