Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 29/05/2013
Bastidores
Bastidores
Xô, violência!

Entidades e cidadãs e cidadãos indignados com os números da violência contra a mulher se movimentam através das redes sociais em torno da realização da primeira Marcha das Vadias, em Uberaba - que acontece sábado, dia 1º de junho, das 9h30 às 11h, com concentração marcada para acontecer em frente ao Centro Educacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, na rua Frei Paulino, 30, bairro Abadia.

O protesto
A denominação da marcha pode até não agradar a gregos (as) e troianos (as), mas nasceu assim mesmo - Marcha das Vadias, em 2011, em Toronto, Canadá, em protesto contra o depoimento público de um policial, que apontou como a causa de um estupro, a vestimenta curta que a vítima estava usando. Segundo o oficial, a roupa curta da mulher havia incitado o homem a agredi-la sexualmente. A revolta canadense rompeu fronteiras, e a Marcha das Vadias já ganhou as ruas de grandes cidades no mundo - inclusive no Brasil.

As vadias 
O diferencial nestas marchas é que muitas mulheres participam com roupas consideradas "provocantes", como blusas transparentes, lingerie, saias curtas, e, em alguns casos, com o sutiã exposto. "Na Marcha das Vadias em Uberaba, todos são bem-vindos: homens e mulheres. E podem participar com o tipo de roupa que desejarem. O que importa é a luta" - convidam os organizadores.

Água no trajeto
E por falar em Marcha das Vadias, um pequeno entrevero aconteceu entre os organizadores e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos - a Settrans, responsável pela análise dos pedidos de alvará para manifestações em vias públicas. Por causa das obras do projeto Água Viva, o trajeto original não foi liberado, mas, entre mortos e feridos, escaparam todos. No final, o pessoal da Settrans acatou um trajeto alternativo.

Rede oficial
E o prefeito Paulo Piau (PMDB) também quer seu pessoal em rede. Objetivo, segundo o secretário de Comunicação Social, Denis Silva, é utilizar as redes sociais como uma ouvidoria e/ou uma gestão participativa permanente. A primeira etapa cria um canal direto através da Internet para sugestões, críticas, denúncias ou pedidos diversos que serão encaminhados para as secretarias específicas. A ideia é dar retorno de todas as demandas, seja positivo ou negativo. 

Formadores de opinião
A segunda etapa da Rede do Bem - denominação do projeto, visa encontrar lideranças virtuais, que possam atuar diretamente com a Prefeitura de Uberaba na identificação de problemas nos bairros. "Queremos todo mundo participando, criando uma rede de sugestão, fiscalização, de participação" - afirma Denis Silva, que acaba de lançar o novo site do governo municipal.

Uberaba X Uberlândia
Desde que a coluna Bastidores abriu espaços para manifestações sobre Uberaba X Uberlândia, o que não tem faltado são palavras de preocupação. Diz o leitor Jair Dikman: "Uberaba passa por um bom momento, mas que poderia ser muito melhor". E cita como exemplo, o fato de o Produto Interno Bruto - PIB, de Uberaba ter crescido 58%, enquanto o de Uberlândia cresceu 76%. 

Fio da meada
A exemplo do que já foi defendido aqui, por outros leitores, Dikman ressalta que Uberaba precisa divulgar suas qualidades - "como fez nossa rival, há alguns meses, publicando uma revista de circulação nacional." É preciso mais arrojo e recursos humanos para atrair investimentos - prega ele.

Movimento (Versão 1)
Shopping Uberaba não será fechado no feriado de Corpus Christi - neste 30 de maio, quinta-feira, informa a assessoria de imprensa do centro comercial. As lojas ficarão abertas das 14h às 20h, e na área de gastronomia e lazer não haverá alteração no horário do expediente.

Movimento (Versão 2)
Quem também vai trabalhar neste feriado é a Central Energética de Minas Gerais - Cemig, que se mantém firme no inusitado propósito de prestar contas de suas ações ao povo de Uberaba. Em novo comunicado distribuído para a imprensa, a empresa informa que vai substituir postes na avenida Leopoldino de Oliveira, nesta quinta-feira, no trecho entre a rua João Pinheiro e avenida Santos Dumont. As obras acontecem das 12h30 às 17h30, nos dois lados da avenida. 

Que sufoco!
Presença de diretores da Companhia de Telefones do Brasil Central - CTBC, na Câmara de Uberaba, onde a empresa andava apanhando em plenário, não vai impedir um convite oficial por parte dos vereadores. Afinal de contas, eles continuam recebendo queixas e mais queixas contra a prestação de serviços da CTBC, e querem que a companhia dê suas explicações em plenário, ou seja, através da TV Câmara.

Enquanto isso...
O juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, Carlos Alberto Simões, pediu vistas, na noite de ontem, pela 13ª vez, da ação que investiga o resultado das eleições majoritárias de Uberaba. O primeiro pedido de vistas - em 11 de abril, aconteceu após o relator da ação, juiz Maurício Soares, ter anunciado seu voto, que é pelo arquivamento da denúncia. Nova data de julgamento agora é 4 de junho. Ação é movida pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) com o objetivo de tirar o prefeito Paulo Piau do cargo. Os dois disputaram o 2º turno, e Lerin acusa Piau de ter comprado votos pra vencer.