Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 15/02/2013
Bastidores
Bastidores
Coluna Bastidores - 15/02/2013

Eleições 2014
E tem quem espera passar o Carnaval pra colocar o bloco na rua. É o caso, por exemplo, do deputado federal Marcos Montes. Fundador e presidente do PSD/Uberaba, o ex-prefeito demonstra que está disposto a dar uma guinada na imagem, ou melhor, uma fortalecida. Contratou assessoria de imprensa nova – a jornalista Mônica Cussi, e está sendo orientado por agência de publicidade. 

Na rede
Aliás, pra mostrar que não está pra brincadeira, as mudanças tiveram início pela rede social. A nova marca estreou ontem, no Facebook, chamando a atenção para a inauguração do Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais – Citur. Nome resumido: Centro de Informações de Turismo Rural de Uberaba. MM fez questão de produzir os próprios convites para a inauguração – que acontece hoje, às 10h, na Univerdecidade - rua Manoel Brandão, 350. 

Peso rural
O prédio foi construído com a verba de R$ 2,4 milhões conseguida por MM através de emenda individual ao orçamento da União – e contrapartida da Prefeitura de Uberaba. Vão funcionar ali: Sindicato Rural de Uberaba; Associação de Mulheres Rurais de Uberaba – Amur; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater; Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA; e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar. 

Questão de ordem
E por falar em Mônica Cussi, outro assessorado por ela já está com o convite saindo do forno para a posse festiva. Presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo, investe na criatividade num anteprojeto de convite: “Você já tem um habeas corpus para comparecer à Casa do Folclore, às 20h, no dia 1º de março. Enviaremos oportunamente uma gentil intimação para o evento”... Com 727 votos, a chapa OAB pra Você venceu a concorrida eleição, dia 24 de novembro de 2012, para o triênio 2013/2015. 

Na dobra da meia-noite
E tem mais: é certo que a festa de posse da OAB vai se transformar em festa de aniversário – de Uberaba. À meia-noite – e, portanto, na entrada de 2 de março, os advogados e convidados vão comemorar os 193 anos da criação da Freguesia. Detalhe histórico: no decreto assinado dia 2 de março de 1820, Dom João VI lamenta “o grande desgosto que sofrem os colonos estabelecidos no Sertão da Farinha Podre, por se verem privados de socorro e pasto espiritual”...

Vigilância
Secretaria Municipal de Saúde é o setor recordista do atual governo de Uberaba na motivação de e-mails para a imprensa. Não tem um dia sequer em que os jornalistas políticos não recebem comentários sobre a contratação de servidores pela pasta. O problema é que a grande maioria não tem assinatura, e, em outro tanto, os autores pedem para não aparecer. Ocultar fontes é natural... Mas, sem exageros, né?!

Acertos
Eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência nas três últimas eleições terão de 25 de fevereiro a 25 de abril deste ano para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, sob pena de cancelamento de seus títulos. Os que têm voto facultativo (maiores de 70, analfabetos ou menores de 18 anos) não estão sujeitos a essa penalidade, nem as pessoas portadoras de deficiência. 

Previsões maias
Vem aí, novo barulho político... Edital de abertura da licitação para contratar auditoria na Prefeitura de Uberaba foi publicado na última edição do Porta-Voz – jornal oficial/virtual do município. Pregão presencial 001/2013 prevê a escolha de empresa especializada, externa e independente, para realizar os levantamentos financeiros, orçamentários, contábeis, operacionais e patrimoniais. 

Os lances
A disputa vai acontecer dia 25 de fevereiro e começa com o credenciamento das empresas interessadas, entre 14h e 14h30. Imediatamente após o final do credenciamento, e, portanto, às 14h30, a equipe da licitação recebe os envelopes – com proposta de preços e habilitação, abrindo, assim, a disputa de preços. Contrato será formalizado através da Secretaria Municipal de Administração, comandada pelo advogado Carlos Bracarense – e tem um valor inicial de referência na ordem de R$ 302 mil. Até aqui, tudo bem... O tempo vai ferver com a divulgação dos resultados.

Transparência
Até ontem – 14 de fevereiro de 2013, os números da folha de pessoal de janeiro ainda não estavam no Portal da Transparência da Prefeitura de Uberaba. Aliás, nadinha de nada do primeiro mês de 2013 está à disposição.

 

 

Presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio, prepara festa dupla – de posse e de aniversário da cidade