Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 30/05/2013
Bastidores
Bastidores
Xô, tabaco!

Hospital Hélio Angotti - por motivos mais que óbvios, já está, desde ontem, mobilizado em torno do Dia Mundial Sem Tabaco - lembrado em 31 de maio, e, portanto, nesta sexta-feira. Em material jornalístico distribuído para a imprensa, o hospital do câncer de Uberaba lembra que seis milhões de pessoas morrem todos os anos, no mundo, por causa do cigarro. No Brasil, são 200.000 mortes. 

Alerta constante
Não é por acaso, portanto, que o presidente do Hospital Hélio Angotti, oncologista Délcio Scandiuzzi, defende que as campanhas contra o tabaco sejam constantes. "A nicotina é a substância que mais se prende ao cérebro da pessoa" - avalia ele. Detalhe: a página do hospital na Internet, seus perfis e sua fan page no Facebook, além de uploads no Flickr destacam as imagens da campanha criada especialmente para estes espaços de mídia. Confira: www.helioangotti.com.br.

Uberaba X Uberlândia
Caos e pânico na avenida Rondon Pacheco. Esta foi a chamada principal feita ao longo da tarde desta quarta-feira, 29 de maio, pelo noticiário da TV Band/Uberlândia, se referindo às enchentes que assustaram os uberlandeses. O mar de águas na principal avenida de Uberaba - a Leopoldino de Oliveira, não chega perto dos problemas provocados pelo mar de águas registrado ontem na principal avenida de Uberlândia. 

Avanços
Enquanto isso, a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig, reforça a intenção de se aproximar dos uberabenses que não dão sossego por causa dos constantes piques de energia. A empresa, que já tinha anunciado a realização de serviços neste feriado de Corpus Christi, agora informa também que hoje, amanhã e nos dias 1º e 2 de junho, a assessora Kenia Rodrigues estará à disposição para atender à imprensa de Uberaba, em caso de ocorrências no sistema elétrico.

Premonições
Para esta quinta-feira, a Cemig anuncia chuvas isoladas em boa parte das regiões do Estado, com destaque para o Triângulo Mineiro. E para dia 2 de junho, domingo, a previsão é de uma nova frente fria com chuvas na divisa de Minas Gerais com São Paulo, ou seja, incluindo o Triângulo Mineiro. 

Previsão furada
Ao contrário do que previu esta coluna, a apresentação do 1º quadrimestre dos balanços do prefeito Paulo Piau (PMDB) não atraiu público ao plenário da Câmara Municipal. Na verdade - conforme amplamente divulgado pelo JORNAL DE UBERABA (JU), a audiência só atraiu três vereadores, que marcaram presença para ouvir o representante do governo.

Tribuna
Esta semana foi a vez de a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu, receber o 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas e ex-candidato a prefeito, Adelmo Leão (PT). Ele é o segundo político uberabense a passar pela entidade após as eleições de 2012. O 1º foi o deputado estadual e ex-candidato a prefeito, Antônio Lerin (PSB). Os diretores da Aciu querem saber o que os políticos planejam pra Uberaba, agora que desceram do palanque. Ou seja, agora que deveriam ter descido do palanque.

Comando vencido
PSB/Uberaba está sem comando desde sábado, 25 de maio. Última Comissão Executiva Municipal Provisória era presidida por Irizon de Arantes, enquanto o secretário-geral era o médico Hélio Massa, que foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Antônio Lerin. Agora é esperar pra ver o que vem por aí. 

Articulações
Dos 28 partidos existentes oficialmente em Uberaba, agora seis estão sem comando: o PSB de Lerin; o PHS; o PSDC; o PTdoB; o PTN; e o PSDB, cujo diretório municipal venceu dia 31 de março, mas deve retomar o comando através de uma executiva provisória. O partido do presidenciável Aécio Neves passa por reformulações para enfrentar 2014.

Controvérsias
Servidora municipal se queixa da Secretaria Municipal de Saúde nas redes sociais. Diz que o secretário Fahim Sawan liberou vacina contra a gripe para todos os dentistas da cidade, enquanto os servidores - segundo ela, não tiveram o mesmo privilégio. Obs.: Na semana passada, o próprio Paulo Piau chamou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, para anunciar que TODOS os servidores municipais receberiam a vacina.