Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/07/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Atrações culturais no Sesi e Rui Barbosa

Divulgação

Uberaba recebe a II Jornada Cultural e dois espetáculos do Grupontapé de Teatro

O Grupontapé de Teatro, de Uberlândia-MG, circula por quatro cidades mineiras com o projeto “II Jornada de Produção e Gestão Cultural - Balaio Popular - Circulação e Compartilhamento” e fará parada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nos dias 15 e 16 de julho, com a realização de palestras sobre gestão e produção cultural e a apresentação da peça teatral Balaio Popular. Ambos eventos gratuitos. Além da programação da Jornada, a população será presenteada com o mais recente espetáculo do Grupontapé “Por de Dentro”. Esse projeto de circulação do Grupo teve incentivo de empresas, por meio da Lei Rouanet e fará parte do roteiro de atividades propostas pela trupe. Toda a programação será realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria - Sesi, que sediará as palestras, dia 15 às 18h e 20h30; e dia 16, das 9h às 12; já o espetáculo “Balaio Popular” será apresentado para a população, na praça Rui Barbosa, dia 16, a partir das 12h.

 

Saúde no Campo

O presidente do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Romeu Borges, e o presidente do Hospital Dr. Hélio Angotti, Délcio Scandiuzzi, farão quinta-feira (14), às 10h, na sede do SRU, o lançamento do Projeto Saúde no Campo, campanha de prevenção a ser lançada pelas duas instituições, cujo foco é a prevenção em câncer voltada para o homem do campo. A ação vai estimular o homem do campo a realizar exames médicos periódicos e a adotar medidas preventivas aos tipos mais incidentes de câncer, entre eles os tumores de pele, próstata, mama e colo do útero. Equipe de prevenção do Hospital Dr. Hélio Angotti prepara oferta gratuita de exames, bem como consultas médicas para o público alvo, dentro do que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Congresso fica!

A novela Eduardo Cunha como “presidente da Câmara dos deputados” chega finalmente ao fim, mas o duro foi ouvir o comentário dos parlamentares após o pronunciamento do deputado, como se o fim do mundo fosse apenas ter o Cunha na Presidência da Casa. Esqueceram que sai um bode expiatório da sala, mas ela continua cheia deles, porque infelizmente ontem o governo interino de Michel Temer, que lançou o primeiro plano de contenção de despesas, sofreu uma derrota acachapante na Câmara, que aumentará mais ainda as despesas do país. Ao se recusarem a votar medida de contenção de despesas dos estados perdulários, eles estavam pensando no Brasil ou em seus próprios interesses? Francamente, em 2018 esse atual Congresso inteirinho, precisa ser trocado. Não é apenas louvar a saída do Cunha não. Nota enviada pela leitora Beatriz Campos.

Sem definição

Em decisão colegiada, vereadores do Partido da República (PR) de Uberaba, em conjunto com o vice-prefeito Almir Silva, postergaram o anúncio de apoio à candidatura majoritária de 2016. Porém, este anúncio pode ser feito nos próximos dias.

Ensaio aberto

 

O pianista Miguel Proença fará concerto em Uberaba nesta quinta-feira (14), e insere a cidade no Projeto Piano Brasil, uma das principais iniciativas da música erudita brasileira dos últimos anos, promovendo Ensaio Aberto para alunos de escolas públicas, e Masterclass para estudantes, professores de escolas de música e músicos profissionais. As inscrições, que são gratuitas, têm de ser feitas pelo e-mail: branco@brancoproducoes.com. No caso da master, o público alvo pode participar como ouvinte ou executor. Os participantes que tocam e se destacam sob os critérios de Miguel, são convidados para ir ao Rio de Janeiro em janeiro de 2017, a fim de se apresentar no teatro do BNDES, onde será escolhido o Talento Piano Brasil VIII. Até o momento, um pianista de Canoas (RS) e outro de Belo Horizonte (MG) foram selecionados. A Secretaria Municipal de Educação já confirmou a presença de alunos, professores de música e coordenadores do Programa Jornada Ampliada nas Oficinas de Música no Ensaio Aberto, na quarta-feira (13), às 14h. Para a Masterclass, às 16h, já está confirmada a presença de estudantes e professores do Conservatório de Música Renato Frateschi e do Colégio Dr. José Ferreira.

 

Bombeiros

Teve início ontem, o Curso de Salvamento em Soterramentos, Enchentes e Inundações – CSSEI/2016, promovido pelo 2º Comando Operacional de Bombeiros (2º COB), nas dependências do Centro de Treinamento do 8º Batalhão (8º BBM), na Univerdecidade, e em acampamento externo, em Uberaba. Estão participando do curso 30 bombeiros militares, sendo um do 5º BBM de Uberlândia, três da 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (4ª Cia Ind BM) de Patos de Minas e 26 de Uberaba (8º BBM). O objetivo do CSSEI é o de capacitar os militares para atendimento de ocorrências específicas, especialmente no período chuvoso.