Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 05/03/2013
Bastidores
Bastidores
Pela lógica

Vem aí, uma nova tentativa de se fazer com que as escolas de samba de Uberaba batalhem por recursos próprios - ou pelo menos para garantir parte dos custos de seus desfiles nos futuros carnavais. A possibilidade foi comentada pela presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, durante encontro entre as escolas de samba da cidade e a velha guarda da Mangueira (do Rio de Janeiro), que participou das festividades do aniversário de Uberaba.

O povo paga
Vale lembrar que o ex-prefeito Wagner do Nascimento (1983/1988) fez das tripas o coração para conseguir este objetivo. Chegou a montar um espaço - Barracão do Samba, no centro da cidade, para que as escolas promovessem eventos e conseguissem recursos para seus desfiles. Mas, qual o quê! Tanto fizeram e aconteceram que mandaram a ideia às favas e continuaram pressionando por dinheiro da Prefeitura de Uberaba.

Parceria
As escolas se samba não desfilaram em 2013, mas a participação no Carnaval de 2014 não está descartada - o que é muito bom, diga-se de passagem. O que não é bom, de jeito nenhum, é que os cofres públicos patrocinem 100% do desfile, enquanto tantos projetos sociais reclamam por apoio. Parceria é, hoje, a palavra de ordem.

Longe (só) dos olhos
Por causa do aniversário de Uberaba, o prefeito Paulo Piau não participou, sábado, em Brasília (DF), da convenção nacional do seu partido - o PMDB, que teve, inclusive, a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), e muitos discursos já relacionados às eleições de 2014. Em destaque, a reedição da chapa PT/PMDB, com Michel Temer como vice-presidente da República.

Tropa na rua
"Vamos iniciar uma pré-campanha que nos permita chegar no próximo pleito com condições de tornar o PMDB ainda maior, com o maior número de governadores, deputados federais e estaduais, e senadores" - disse com todas as letras, o vice-presidente reeleito na convenção, senador Valdir Raupp (RO). Ele vai continuar presidente em exercício, já que, Michel Temer (SP), reconduzido para a presidência do partido no mandato 2013/2015, volta a se licenciar.

Haja encrenca!
E pra quem acha que a dívida herdada do governo passado, a epidemia de Dengue e as cobranças dos aliados que ainda esperam por cargos são os únicos entreveros na vida do prefeito de Uberaba ... mera ilusão! Rodeado de pré-candidatos por todos os lados, Paulo Piau tem toda uma "fauna" pra coordenar - parte de olho no cargo de deputado federal e outra parte sonhando em ser deputado estadual. 

O partido
Sem contar que o prefeito tem ainda, pela frente, a função de reorganizar o próprio PMDB/Uberaba, que está sendo gerenciado por uma comissão executiva provisória. Aliás, uma coisa impensável até o processo eleitoral de 2012, quando o diretório não foi reeleito por falta de acordo interno.

De olho
Enquanto isso, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e seu antecessor, agora senador e candidato a presidente da República, Aécio Neves - ambos do PSDB, andam piscando para o prefeito de Uberaba. O problema extra é que o PSDB vai para o confronto em 2014 com o PT/PMDB.

Piscadela 1
Pra se ter uma ideia do que rola nesta história toda, em entrevista exclusiva ao JORNAL DE UBERABA (JU), neste fim de semana, o novo secretário adjunto de Estado de Governo, Márcio Eli Almeida Leandro, disse que não existe o menor risco de as relações entre Paulo Piau e Anastasia/Aécio serem prejudicadas por causa de questões partidárias. De acordo com o uberabense - que acaba de assumir um dos cargos políticos mais estratégicos do governo do Estado, "o prefeito Paulo Piau é reconhecido como um homem público experiente e aberto ao diálogo".

Piscadela 2
E o governo municipal pisca de volta, revelando encontros, ocorridos nas últimas horas, entre Paulo Piau e o próprio governador, e ainda, entre ele e o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues (PSDB), com desdobramentos para nova reunião - na manhã de ontem, desta vez entre o secretário e assessores do prefeito de Uberaba. A parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Uberaba é o grande destaque do material divulgado pela assessoria de comunicação da administração municipal.

Eleições 2014
E por falar em Narcio Rodrigues - que tem domicílio eleitoral logo ali,em Frutal, mas está sempre com um pé em Uberaba, seu nome anda circulando nos bastidores políticos mineiros como pré-candidato à sucessão do companheiro de partido, Antonio Anastasia. Deputado federal licenciado, há tempos, ele fala em alçar voos mais altos - o que, até tempos atrás, significava uma vaga no Senado Federal. Mas, pelo jeito, é um tantinho mais alto...

Retificação
Citado nesta coluna como alvo de exoneração sem aviso prévio, o gerente Regional da Emater/Uberaba teve seu nome grafado de duas maneiras: Gustavo Laterza e Gustavo Lacerda. O correto - conforme amplamente divulgado em noticiário do JU, é Gustavo Laterza.


Prefeito Paulo Piau e seu chefe de Gabinete, Fernando Hueb, colocam a "costura" em dia em plena festa de aniversário de Uberaba, no Piscinão / Foto: Enerson Cleiton