Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/06/2013
Bastidores
Bastidores
Uberaba e Uberlândia (Versão 1)

Indignado leitor de Bastidores - apaixonado por Uberaba, enviou para a colunista as edições de 2012 e 2013 do Guia Quatro Rodas, revista da Editora Abril que divulga, anualmente, o melhor em hotéis, restaurantes e atrações turísticas, além do mapa rodoviário do país. O leitor fez questão de marcar as páginas onde estão as informações sobre as cidades com nomes que iniciam com a letra "U". O tratamento dispensado às duas maiores cidades do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba tem uma distância de um milhão de anos-luz.

Uberaba no mapa
No que se refere à edição de 2013, Uberaba está lá, devidamente citada no mapão rodoviário encartado na revista. Nem podia ser diferente, já que o mapa traz TODAS as cidades brasileiras. Porém, ao longo das 956 páginas divulgando 4.750 hotéis, 3.000 restaurantes e 4.200 atrações turísticas, sabem quantas vezes Uberaba é citada? Acertou quem respondeu NENHUMA. Em contrapartida, Uberlândia tem lugar garantido na divulgação de seus hotéis, restaurantes e atrações...

Outras cidades
Por sua vez, a edição de 2012 divulga nove hotéis e três atrações turísticas de Uberaba: ExpoZebu, Museu dos Dinossauros e Parque Ubatã. Um pequeno resuminho colocado nas páginas extras em espaço intitulado +Cidades (tradução: "Outras"). Uberlândia aparece na parte principal da publicação, com dezenas de hotéis, restaurantes e atrações.

Sobre Uberaba ... (O preço das diárias)
Abrindo cada assunto na edição de 2012, estão informações sobre a cidade em questão. Eis a íntegra dos dados sobre Uberaba: "Chico Xavier viveu aqui, e muitos de seus seguidores visitam a cidade. Durante a ExpoZebu, as diárias dos hotéis aumentam consideravelmente".

Sobre Uberlândia (A capital) 
Eis a íntegra dos dados sobre Uberlândia : "Mais conhecida como a capital do Triângulo Mineiro, Uberlândia tem perfil de cidade de negócios. Prova disso é a gigantesca estrutura para eventos do Center Convention, localizado em um complexo que engloba também um hotel e um shopping center. Nos fins de semana, os moradores curtem o Parque do Sabiá, maior área de lazer do município".

Uberaba e Uberlândia (Versão 2)
Em seu artigo semanal no espaço de Cultura do jornal O Globo, o linguista, compositor e cantor Caetano Veloso repercute - na edição de domingo, 2 de junho, o show que apresentou em Uberlândia dia 30 de maio. "De repente, me vi no centro do Brasil. Vim fazer uma apresentação em Uberlândia e, misteriosamente, entre cidades brilhando na noite de céu claro, apenas Uberlândia estava sob neblina tão densa que o aeroporto estava fechado. Tivemos de aterrissar em Uberaba."

Uber...de Uberaba
E prossegue Caetano: "As cidades trazem à cabeça o prefixo ‘uber’, com o qual, é claro, seus nomes nada têm a ver, sendo Uberaba palavra indígena que, vejo no Google, significa "água cristalina". Em outra busca, "água brilhante"... No lugar onde achei "água brilhante", o nome da cidade vem descrito como tendo se originado do tupi Y'beraba. A gente sempre soube que I, em tupi, é água. Esse Y deve ser uma vogal intermediária entre o I e o U, como no guarani paraguaio."

Uber...de Uberlândia
O artigo segue em frente: "Uberlândia, no entanto, palavra inventada a partir do começo do nome da outra, juntou "uber" a "lândia", ecoando uma inexistente (mas não impossível) palavra inglesa "uberland". Há uma explicação que diz ser "uber" uma corruptela de "úbere", conotando fartura. Mas a cidade tem tudo para merecer (também) o sentido que "uberland" sugere. Para quem vem de uma cidadezinha recolhida no Recôncavo Baiano, as cidades do Triângulo Mineiro parecem superurbes..."

Centro do Brasil
... "Escrevo estas palavras ao chegar a Goiânia. Voei de Uberlândia para cá, passando por cima de Brasília. Tendo tido de ir a Uberaba e encontrado com nativos de Araguari, fiquei com a impressão de ver muito do Centro do Brasil. O Centro...Essa palavra, em política, ficou, no Brasil, muito desqualificada. Mas eu gosto quando se pode dizer que alguém é de "centro-esquerda", "centro-direita", "centro". Às vezes, assim, a conversa fica mais clara".

Recapitulando (Ele merece...)
Eleito pela revista Rolling Stones Brasil como o melhor disco nacional de 2012, Abraçaço é a nova turnê de Caetano Veloso, que estreou dia 21 de março no Rio de Janeiro (Circo Voador). 

A fila cresce...
Enquanto o Guia Quatro Rodas critica o valor das diárias dos hotéis durante o evento, o futuro presidente da Câmara de Uberaba - mandato 2016, vereador Kaká Carneiro (PSL), lamenta que a ExpoZebu não tenha mais seus famosos e tradicionais shows artísticos. E assim, acaba de lançar a campanha "Volta com os shows, ABCZ!" Em entrevista exclusiva ao JORNAL DE UBERABA (JU), dia 3 de maio, na abertura da ExpoZebu 2013, o deputado federal e vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados, Marcos Montes, também pediu a mesma coisa para a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

O rio nosso de cada dia
Presidente de 2008 a junho de 2012 do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental - APA, do Rio Uberaba, o engenheiro agrônomo e conselheiro José Sidney da Silva aplaude Bastidores pela publicação especial da edição de 1º de junho. A coluna revelou as últimas movimentações em torno da APA: o prefeito Paulo Piau (PMDB) designou o novo presidente 2012/2014 - o servidor Olavo Rodrigues da Silva, e revogou o Regimento Interno de 2011, ao mesmo tempo em que restabeleceu o antigo Regimento Interno de 2007 - mais abrangente e profundo do que o de 2011. E ainda: destacou a importância da APA para a preservação do rio Uberaba. Obs.: Rio Uberaba vai contar com a colaboração do rio Claro para abastecer Uberaba.


REPERCUSSÃO - Poderoso compositor e cantor Caetano Veloso - profundo conhecedor da Língua Portuguesa, fez show na vizinha Uberlândia, e repercutiu sua viagem ao Triângulo Mineiro em seu artigo semanal no jornal O Globo, quando deu um show à parte, falando sobre Uberlândia e Uberaba. A foto foi publicada no Correio.