Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 20/08/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

HC-UFTM na iniciativa contra a hepatite C

João Pedro Vicente/HC-UFTM

A ação, promovida pelo Rotary Club local, faz parte do projeto mundial “Hepatite Zero”

No dia 19 de agosto o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro participou de uma campanha de incentivo à detecção da hepatite C, realizada no calçadão da rua Artur Machado, no centro de Uberaba - ponto caracterizado pelo grande fluxo de pessoas devido à concentração de lojas de comércio popular. A ação, promovida pelo Rotary Club local, faz parte do projeto mundial “Hepatite Zero”, idealizado pelos rotarianos com o objetivo de alertar a população a respeito da doença e direcionar para tratamento os casos positivos. De acordo com a hepatologista e chefe da Divisão Médica HC-UFTM, Geisa Perez Medina Gomide, a campanha destinou mil testes rápidos para aplicação em Uberaba.

 

TRE em campanha

Na busca por uma campanha mais limpa, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) retoma neste ano o projeto Sujeira Não é Legal. A proposta é orientar os candidatos a fazer o pleito menos poluído e, ao mesmo tempo, mais ético e honesto. A primeira edição da campanha foi no pleito de 2010, mas, segundo o coordenador de Comunicação Social do TRE-MG, Rogério Tavares, uma nova concepção foi adotada neste ano, com a ideia de extrapolar o termo limpeza.

Ciclista

Ontem, foi comemorado o Dia Nacional do Ciclista. A data foi escolhida pelo fato de, em 2006, nesse mesmo dia, o biólogo Pedro Davison, de 25 anos, ter sido atropelado e morto por um motorista bêbado em uma das avenidas mais importantes de Brasília.

 

Conselho da Juventude

O Conselho da Juventude vai realizar a primeira reunião da gestão 2016/2017 nesta segunda-feira (22), às 18h, na sede da Prefeitura Municipal de Uberaba. O objetivo do encontro é, principalmente, eleger os conselheiros e discutir sobre o regimento interno. O conselho conta com 20 membros, composto por jovens de 15 a 29 anos. A superintendente de Políticas da Juventude de Uberaba, Rochelle Gutierrez Bazaga, explica que os membros são indicados pelo Executivo e pela sociedade civil.

Espetáculo circense

Equipe da Fundação Cultural, através do Circo do Povo, realiza hoje, espetáculos circenses em homenagem ao Dia dos Pais. O evento acontece a partir das 19h30, no Circo do Povo, com entrada gratuita. No picadeiro, o público poderá assistir apresentação de teatro, dança, lira aérea, capoeira, tecido acrobático, contorcionismo, malabares e palhaço. Também haverá distribuição de pipoca e algodão doce. O Circo do Povo está instalado desde junho de 2013 na esquina das ruas Isoleta Maria Adão com Itamaracá, no Jardim Copacabana.

 

Domingo na Concha

Edição de amanhã, do Domingo na Concha, projeto realizado pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, recebe no primeiro show a banda Acidogroove e na segunda apresentação Marcio Andreas e Banda, com lançamento do CD “Cada um na sua galáxia”. O tradicional Domingo na Concha acontece das 11h às 14h, na praça da Concha Acústica, e esta edição será marcada por lançamentos de CDs das duas bandas.

 

 

HC-UFTM lembra cultura e costumes do Egito

João Pedro Vicente/HC-UFTM

Organização do Núcleo de Sustentabilidade e Educação do Jovem Aprendiz HC-UFTM

 

Na manhã de ontem, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) promoveu oficina a respeito dos costumes e da cultura egípcios, tendo como público-alvo jovens aprendizes que atuam no HC, estudantes da UFTM e trabalhadores do Hospital. À frente do diálogo esteve o estudante de medicina Mina Talaat Nour Rizk Kelada, 21 anos, morador de Alexandria, a segunda cidade mais populosa do Egito. Kelada está encerrando uma temporada de seis semanas de intercâmbio social no Brasil e esteve acompanhado de dois tradutores - estudantes de letras da UFTM.