Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 06/09/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

IEATM quer criar Núcleo de Prática

 

Divulgação

Os diretores do IEATM avaliam a possibilidade de fazer do Núcleo um instrumento permanente

 

Integração entre universidade e profissionais habilitados pode solucionar a dificuldade de acadêmicos conseguirem estágio para a conclusão do curso e atender a população de baixa renda em situação de risco com obras de qualidade. O Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) se inspira no que acontece nos cursos de Direito com o Núcleo de Prática Jurídica ou de Administração com a Empresa Modelo. Para a concretização, a diretoria analisa a incorporação do Núcleo na ementa dos cursos de Arquitetura e Engenharia. A ideia foi apresentada pelo diretor do IEATM, arquiteto Felipe Colmanetti, que coordena o IEATM Jovem. Os diretores avaliam a possibilidade de fazer do Núcleo um instrumento permanente, resultando da parceria entre universidades, instituições e prefeitura. Parceria nessa linha evidencia o papel social dos profissionais envolvidos e no crescimento profissional dos universitários, contribuindo para a valorização da Arquitetura e Engenharia e melhor entendimento a respeito das áreas pela população. A concretização do que se poderia chamar de Núcleo de Prática da Construção (NPC) pode transformar a cidade em um cliente potencial propiciando aos alunos, conduzidos por professores e profissionais, colocarem em prática junto àquela parcela da população que não pode pagar pelos serviços de arquitetura e engenharia, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os próprios alunos podem propor projetos para restaurar e reparar problemas que afligem grande parte da população relacionada à moradia, ou à falta dela, e também a cidade como um todo, objetivando a restauração e reparo de escolas, creches, praças, hospitais, asilos, equipamentos urbanos, etc.

 

 

 

Fundos

Se os Fundos de Pensão foram sistematicamente usurpados, roubados e vilipendiados pelo “lullodillmismo”, alvo de operação da PF dessa segunda-feira, imaginem a Previdência Privada, que está nas mãos de governos irresponsáveis há tantos anos, e só apresenta déficit crescente? Por favor Lava Jato. Investigue esse departamento também, porque não pega apenas um segmento e sim 206 milhões de brasileiros. A população brasileira agradeceria de joelhos, pois representa os aposentados do presente - hoje recebendo menos da metade de suas contribuições - como também o futuro dos que hoje contribuem. Não acredito que a PF não tenha pego um grampo sequer ligando roubo aos Fundos de Pensão e Previdência Privada. Uma coisa complementa a outra e estão sendo administradas pelas mesmas mãos corruptas. Comentário da leitora Beatriz Campos.

Banda de Lá

O feriado de 07 de setembro será de muitas atrações no Praça Uberaba Shopping Center. Pela primeira vez em Minas Gerais, o grupo paulista “Banda de Lá” vai se apresentar na Praça de Alimentação, amanhã, a partir das 17h30. A edição especial do Praça Musical vai trazer um repertório de MPB com samba dos melhores compositores do Brasil. A Banda de Lá é uma aposta inovadora no mercado musical. O projeto reúne entretenimento e música. Também no feriado o público pode conferir a V Mostra de João Gilberto, no Pavimento 1. São 18 pinturas em tela, inspiradas em grandes pintores como Van Gogh, Monet, e ainda os mais modernistas como Picasso.

Serviço sujo

Um travo amargo na boca: os nossos políticos não conseguiram, mais uma vez, fazer um serviço limpo e completo. No último instante do segundo tempo, eles estragaram um trabalho que demandou tempo, esforço e entusiasmo da população. Dilma é diferente de Collor? Sim, atestaram os políticos: pau que bateu em Chico não bateu em Francisco! Significa que em breve poderemos ver Dilma se candidatando, por exemplo, ao governo do Rio Grande do Sul, ou de algum estado nordestino, onde tem votos garantidos. Ou ocupando um cargo numa estatal como grande e competente gerente? Dilma foi premiada! Ela causou a maior crise econômica, financeira e ética nesta Nação e não será ela a responsável por saná-la...O trabalho sujo e duro ficou para Temer! E ainda ela poderá se dar ao luxo de influir para atrapalhar no que puder este novo governo que parece, já nasceu doente. Senhores senadores liderados pela lenga lenga de Renan Calheiros, vocês conseguiram um fiasco histórico que tirou o brilho de nossa conquista, porque dose de 1/2 gota de impeachment não faz efeito nenhum, a doença continuará latente! Nota enviada pela leitora Mara Montezuma Assaf.

 

Abono Salarial

O Ministério do Trabalho paga a partir do dia 15 de setembro, o Abono Salarial do PIS/Pasep do calendário 2016/2017, para os nascidos no mês de setembro. Esses trabalhadores poderão fazer o saque nas agências da Caixa, Banco do Brasil, casas lotéricas ou se estiverem com o cadastro em dia, receber em conta corrente a partir de 16 de setembro. Neste ano, recebem o benefício os nascidos entre julho e dezembro. Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e junho receberão no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará a disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento.

 

Semana da Gestão

Estão abertas as inscrições para a Semana da Gestão, promovida pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis, e os tecnólogos de Gestão Financeira, Recursos Humanos e Agronegócio. Serão cinco palestras relacionadas a gestão empresarial com profissionais renomados em suas áreas de atuação. O evento é aberto a toda comunidade. As palestras ocorrerão entre os dias 12 e 16 de setembro, sempre às 18h, no anfiteatro 2D56, exceto na terça-feira (13), que a palestra será no anfiteatro da Biblioteca, campus Aeroporto. As inscrições poderão ser realizadas pelo telefone 3319-8921, ou na secretaria dos cursos, no bloco A, do campus Aeroporto, sala 2A112, até dia 9 de setembro. As vagas são limitadas. Para os alunos da instituição, a participação no evento será creditada no Programa Institucional de Atividades Complementares (Piac).

Doação de órgãos

O mês de setembro é dedicado à campanha nacional de sensibilização para a doação de órgãos. Aproveitando a data, o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) lançou ontem, no anfiteatro do hospital, o Movimento Verde que conta com uma vasta programação de atividades de conscientização e sensibilização sobre a importância de ser um doador. Doe o Melhor de Si é o slogan da campanha publicitária que será apresentada pelo MPHU. Ontem, foi exibido também o documentário sobre o hospital. A programação, que se estende durante todo mês, vai contar com distribuição de kit motivacional para os colaboradores do hospital, a fim de que eles possam ser multiplicadores da campanha; e palestras.