Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 17/09/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Homenagem

Por determinação da Presidência da Câmara Municipal de Uberaba foi encaminhado requerimento de autoria do presidente Luiz Dutra e também dos vereadores Samir Cecílio e Samuel Pereira, de pêsames a familiares de Fabiano de Freitas Fideles. “É difícil para nós, seres falhos que somos, compreender os desígnios de Deus quando perdemos entes queridos. Nesses momentos, de maneira mais intensa, sentimos nossas fraquezas. Parece esvair-se em um pouco de nossas próprias vidas. Diante da irreparável perda, desejamos que encontrem o necessário alento para conviver com as saudosas lembranças. Que este Legislativo permaneça de pé, prestando um minuto de silêncio em solidariedade à família enlutada, e que o fato seja registrado nos autos desta Casa de Leis.”

Processo seletivo

A Pró-reitoria de Ensino publicou edital de processo de seleção para preenchimento de vagas adicionais em cursos de graduação presencial da UFTM, destinado a candidatos que comprovem a situação de refugiado, por meio de atestado emitido pelo Conare - Comitê Nacional para os Refugiados e que já tenham concluído o ensino médio ou equivalente. A UFTM oferecerá 36 vagas adicionais para o primeiro semestre letivo de 2017. A inscrição dos candidatos às vagas será realizada, exclusivamente pela internet, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem dos últimos cinco anos, ou seja, Enem 2011, 2012, 2013, 2014 ou 2015. As inscrições serão recebidas de 28 de novembro a 9 de dezembro de 2016, por meio do link a ser disponibilizado no site da UFTM, para preenchimento integral das informações solicitadas na ficha de inscrição, bem como de documentos digitalizados para o endereço ingresso@proens.uftm.edu.br . O resultado da seleção será divulgado por número de inscrição no dia 15 de dezembro de 2016, no site da UFTM.  As aulas terão início em conformidade com o Calendário Acadêmico de 2017.

Festa do Servidor

No dia 28 de outubro, das 8h30 às 18h30, acontecem as comemorações do Dia do Servidor Público, evento do calendário anual que reúne mais de 7 mil pessoas. A promoção é do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU). O encontro acontecerá no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na BR-050, sentido Uberaba/Delta. Por solicitação do Sindicato, o prefeito Paulo Piau decretou ponto facultativo no dia 28 de outubro, permitindo assim que a categoria possa comemorar a data em companhia de seus familiares.

Domingo na Concha

Talento sem preconceito. Este é o tema do Domingo na Concha de amanhã, das 11h às 14h, evento especial em comemoração ao Dia Internacional de Luta de Pessoas com Deficiência e abertura da Semana Nacional de Trânsito. Várias atrações serão realizadas, com a apresentação do cantor Peixinho & banda, Fábio Souza, Coral da Apae, Balé da Adefu, Túlio Martins, Vander & Vandeir. O Domingo na Concha é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, e amanhã conta também com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social e de Trânsito e da ONG Voluntários da Acessibilidade.

 

Feirarte

A Feirarte, uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, será realizada hoje, na praça Jorge Frange. A partir deste mês de setembro, a Fundação Cultural é parceira do evento, ficando responsável pela apresentação musical. Hoje a dupla Henrique Ferrari & Gabriel será a atração musical, levando o estilo sertanejo universitário para divertir o público presente. A Feirarte é realizada aos sábados, e proporciona aos uberabenses e turistas os mais variados tipos de artesanato, como decoração, acessórios, confecção. Também tem opções de gastronomia, como pastel, galinhada, churros, espetinhos, pamonha, além de parque para crianças e música ao vivo.

 

No TEU

Em mais uma comemoração dos cinco anos, será realizada hoje, a Batalha do Calçadão, com rodas de Break. A Batalha de hoje será dedicada à dança e acontece no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), das 16h às 20h, com Batalha de Break 1vs1, Batalha de All Style 1vs1 e Session de Krump. A Batalha, desde 2014, é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, em parceria com o MC Toi e DJ Nenê. A edição desta Batalha especial dança também é uma realização de MAB Crew e Maestria Crew. Os jurados que irão avaliar a Batalha do Break serão Bboy Bone (Planet Breakers), Bboy Buiu (Gangast Squad), Bboy Cochilo (Maestria Crew), enquanto os jurados All Style serão Souja Dead Buck e Wes Enigma.

 

Jardim de Histórias

Acontece hoje, das 10h30 às 11h30, mais uma edição do Projeto Jardim de Histórias, na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. A sessão deste mês, recheada de histórias, terá como tema Histórias Encantadas. Serão contadas histórias tradicionais da literatura infantil, como os contos de fadas, e do folclore mundial. A duração é de 50 a 60 minutos, que são estendidos, após a sessão, pela busca das crianças ao empréstimo de livros no Setor Infantil e Juvenil. Assim a leitura em família se concretiza com os pais, avós, tios, madrinhas e outros, lendo e escolhendo livros para seus filhos na Bernardo Guimarães. E em casa, as crianças e suas famílias poderão continuar a saborear a leitura dos livros.

 

Duelo do Passinho

O projeto Duelo do Passinho deste mês será realizado, amanhã, na praça da Bíblia, de 14h às 20h, levando dança e lazer à juventude. O evento é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, com parceria das companhias Amantes da Dança e Cia Quebra Tudo. Duelo do Passinho é mais uma opção de lazer para a juventude uberabense e nesta edição terá a participação de grupos e companhias de dança, com brincadeiras, batalha de dança em que os participantes se apresentam formando duelos que elegem, ao final, os campeões do dia e muita diversão. Nesta edição o Duelo terá a participação do DJ Magrinho, além de grupos de dança, brincadeiras e premiações. A praça da Bíblia fica na avenida Leopoldino de Oliveira, na altura da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI).

 

Lula “maestro”

Depois de ver o depoimento do procurador da República Dallagnol, que indicia o ex-presidente Lula, como “maestro da orquestra criminosa”, chegamos a conclusão que a culpa é do PSDB. Se tivessem cassado Lula, como chefe do mensalão em 2006, o país não estaria hoje sangrando por causa da “propininocracia”. O PSDB nos deve mais de R$ 42 bilhões por não ter estancado essa lama viscosa e fedorenta em que o governo do PT se transformou. Se não fosse a Lava Jato, o que restaria desse país que já é um “enorme deserto economicamente arrasado?” Apesar de tantas tentativas para abafar a Lava Jato, esses nobres agentes públicos incansáveis continuam a desenrolar esse novelo de corrupção, chegando finalmente ao Alí Babá e os dezenas de ladrões. Comentário da leitora Beatriz Campos.