Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 23/09/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Fórum destaca biofortificação de grãos

 

Divulgação

Fórum destacou biofortificação de grãos para alimentação humana

 

O Zinc Day + Iodine - Dia do Zinco e Iodo Brasil 2016 reuniu dezenas de estudantes, pesquisadores e produtores rurais para tratar do papel da biofortificação com zinco e iodo na melhoria da qualidade nutricional de grãos voltados para alimentação humana. O fórum, realizado em Uberaba, no dia 13 de setembro, foi organizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O evento faz parte do projeto internacional HarvestZinc do Programa HarvestPlus. A biofortificação é uma técnica capaz de enriquecer o grão com determinada substância. Os participantes visitaram um campo de demonstração dessa técnica com as culturas do arroz e do trigo. Além de melhorar a qualidade nutricional de grãos sem afetar a saúde humana, a biofortificação promove o aumento dos teores de minerais nas plantas, o que pode corrigir possíveis deficiências desses nutrientes no solo, melhorando o rendimento das culturas.

 

 

 

Parceria da Epamig

O termo de cooperação técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Trigo, localizada em Passo Fundo, RS, vai ampliar ainda mais as ações de pesquisa com trigo no Estado, principalmente no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. O ato de assinatura da nova parceria entre as duas instituições foi feito no mês passado, em Belo Horizonte. Para o pesquisador da Epamig Maurício Antônio de Oliveira Coelho, a parceria vem de encontro ao mercado crescente desta cultura e à necessidade cada vez maior de dar suporte técnico aos agricultores. Durante palestra para profissionais da agricultura, o pesquisador apresentou as vantagens de plantar trigo com cultivares resistentes à escassez hídrica no período da safrinha, resultado de uma das pesquisas conduzidas no Campo Experimental Sertãozinho, em Patos de Minas.

 

Painel Funarte

Estão abertas as inscrições para o Painel Funarte de Regência Coral 2016, que acontecerá em Uberaba, de 3 a 8 de outubro. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 30 na Fundação Cultural de Uberaba, no Departamento de Cultura, na praça Rui Barbosa, 356 - Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados também podem se inscrever no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, na avenida Nelson Freire, 800, bairro Leblon, e também pela internet, caso o participante não resida em Uberaba. A ficha de inscrição está disponível no site da Fundação Cultural, no link www.culturauberaba.com.br/editais. O formulário preenchido deve ser encaminhado para o emaillucanopedroso@bol.com.br.

 

Patrimônio Cultural

O hip hop e as Folias de Reis agora são Patrimônio Cultural Imaterial de Uberaba. Decretos para registro destas duas manifestações culturais estão publicados no Porta-Voz do município de quarta-feira (21), e são assinados pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau e pelo presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques. O decreto sobre o hip hop lembra que “é um movimento de cultura popular, uma forma de arte e de atitude que conquistou o mundo. É um estilo de vida, de se afirmar como sujeito social, de demarcar um território, valorizar uma identidade cultural e ocupar espaços públicos. É um movimento que faz arte como forma de protesto social, mistura o novo e antigo, o popular e o erudito, a poesia e a paródia, e inventou o Rap (Rithm and Poetry).” O decreto proíbe qualquer tipo de discriminação ou preconceito de natureza social, racial, cultural ou administrativa contra o hip hop na cidade.

Intervenção de Arte

A 6ª Intervenção de Arte Urbana de Uberaba será realizada amanhã, das 13h até 17h, na Escola Estadual Francisco Cândido Xavier. O evento é feito em parceria com a Superintendência de Políticas da Juventude. Vários grafiteiros de Uberaba e região foram convidados para fazer a arte urbana nos muros da escola. Segundo um dos organizadores do evento, Clayton Tomaz da Costa, também acontecerão apresentações musicais voltadas para o hip hop, com apresentação de alguns grupos. Além disso, haverá um espaço para a dança de break e, também, uma oficina de estêncil - uma técnica que os grafiteiros incorporaram em seus trabalhos.

Feira e lazer

A Feira de Gastronomia, que acontece de 19h às 23h, na praça Dom Eduardo, é uma boa opção de lazer hoje. A Feira de Gastronomia conta com opções gastronômicas como pasteis, bolos, tortas, yakisoba, pamonha, entre outras comidas típicas. Além disso, o espaço ainda tem um miniparque infantil para crianças de até 5 anos de idade. O público poderá participar ouvindo boa música ambiente, com excelente seleção musical, para tornar o local ainda mais agradável para aproveitar com a família e os amigos.

 

 

Revitalização da Ramid Mauad na reta final

Enerson Cleiton

Pré-marcação da sinalização já começa a ser feita na avenida Ramid Mauad 

 

A avenida Ramid Mauad, no bairro Morumbi, que está passando por uma revitalização feita pela Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Obras, já está completamente asfaltada, e a Superintendência de Trânsito inicia a pré-marcação para fazer a sinalização da via. No local também está sendo executado o serviço de construção do meio fio e início do paisagismo, com o plantio de coqueiros. A equipe está aguardando ainda que a Cemig execute o serviço de recuo dos postes de iluminação no sentido bairro/centro, uma vez que após ser executada a obra de alargamento da via, os postes ficaram dentro da pista. A Cemig tem 60 dias para executar esse serviço.