Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 07/06/2013
Bastidores
Bastidores
Cada uma na sua...

Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – proposta pelos prefeitos de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), e Uberlândia, Gilmar Machado (PT), continua rendendo opiniões as mais variadas. Quem mandou e-mail pra Bastidores, desta vez, foi o estudante Aleff Madruga, ex-peemedebista, e agora envolvido com a criação da Rede Sustentabilidade da ambientalista Marina Silva. “Acredito que será melhor e mais viável lutarmos para a criação de duas regiões metropolitanas: a de Uberaba e a de Uberlândia” – sugere. 

Do contra...
Vale lembrar que a primeira oposição pública à ideia da criação da RM do Triângulo/Alto Paranaíba partiu do próprio líder do prefeito na Câmara, vereador Tony Carlos (PMDB) – defensor apaixonado da transformação do Triângulo em Estado. Tony teme que, na criação de uma RM, Uberlândia assuma a liderança e acabe “engolindo” Uberaba politicamente. Ele foi o primeiro, também, a sugerir a criação de duas RM´s – uma de Uberaba e outra de Uberlândia.

Desabafo
Leitor de Bastidores, professor Rowlian Dantas – nascido e criado em Uberaba, se diz indignado com a falta de segurança pública na cidade. Conta que, dia 3 de maio, estava com o pai no Hospital São Domingos, quando seu carro foi furtado - Parati Track Field 2007/2008, preta, placas DVR-2737, ainda faltando dois anos e meio para concluir o pagamento. “Se não bastassem a dor e o desespero pela situação de meu pai, que sofreu um AVC transitório, também senti na pele a indignação e a sensação de insegurança” – desabafou.

Desabafo 2
Rowlian Dantas revela que, até ontem, não tinha notícia de seu veículo e, como não tem seguro, ficou sem meio de transporte para trabalhar. Sem contar o que tinha no interior do carro: roupas, chaves, materiais de construção para sua casa, diários escolares, tênis, medicamentos e compras que ele tinha feito naquele dia. “Tudo conquistado com meu suor e trabalho, para que, em alguns segundos, fosse levado por desocupados e bandidos” – afirma. O pior – segundo o professor, “é que toda hora se tem notícia desse tipo de crime em Uberaba”.

Expectativa
Está com o ministro do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Castro Meira – relator, a consulta feita pelos deputados federais Miro Teixeira (PDT/RJ) e André Figueiredo (PDT/CE) sobre possibilidades de coligações para as eleições de 2014. Candidatos e pré-candidatos, inclusive de Uberaba, têm interesse especial no assunto. Confira, a seguir, as questões apresentadas na consulta:
1. É possível a celebração de coligação proporcional para o cargo de deputado estadual/distrital, com partidos que tenham candidatos distintos a governador?
2. É possível a celebração de coligação proporcional para o cargo de deputado federal, com partidos que tenham candidatos distintos a governador?
3. É possível a partidos que integram coligação para governador, apresentar juntos ou separadamente, uma segunda candidatura à(s) vaga(s) ao Senado?
4. É possível a celebração de coligação proporcional para o cargo de deputado estadual/distrital, com partidos que tenham candidatos distintos a presidente da República?
5. É possível a celebração de coligação proporcional para o cargo de deputado federal, com partidos que tenham candidatos distintos a presidente da República?
6. É possível a celebração de coligação ao cargo de governador, com partidos que tenham candidatos distintos a presidente da República?

Olha elas aí...
Aliás, o TSE acaba de divulgar o Calendário das Eleições 2014. A primeira data é 5 de outubro de 2013 – um sábado. Trata-se do prazo final para que todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições tenham obtido o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. Também termina o prazo para que os que pretendam ser candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição na qual desejam concorrer. E ainda: é a data final para os candidatos estarem com a filiação deferida no âmbito partidário.

Juízes e pesquisas
Dia 19 de dezembro de 2013 – uma quinta-feira, termina o prazo para os Tribunais Regionais designarem os juízes auxiliares. E a partir do dia 1º de janeiro de 2014 – uma quarta-feira, as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos possíveis candidatos, para conhecimento público, ficam obrigadas a registrar, no tribunal ao qual compete fazer o registro das respectivas candidaturas, as informações previstas em lei.

Instruções
O próprio TSE tem prazo a cumprir. De acordo com o calendário, o Tribunal Superior Eleitoral tem até 5 de março de 2014 – uma quarta-feira, para expedir as instruções relativas às eleições, a não ser que seja necessário se fazer alguma alteração para a regulamentação do pleito.

The Flash
Entre os vários elogios recebidos durante participação em plenário, na Câmara de Uberaba, dias atrás, o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Roberto Oliveira – Roberto Indaiá, foi chamado de The Flash. Autor da pérola foi o futuro presidente – mandato 2016, Kaká Carneiro (PSL). Detalhe: Flash – um super-herói da editora DC Comics, é considerado o homem mais rápido do mundo.


IMPACTO – Amigos do vereador Tony Carlos dizem que a proposta dos prefeitos Paulo Piau e Gilmar Machado de se criar a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em vez do Estado do Triângulo, mexeu tanto com a cabeça do vereador, que seus cabelos não são mais os mesmos. Os cachinhos, que ele conquistou ao longo dos anos através de alguns implantes, simplesmente esticaram ... alisaram... aplanaram