Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/06/2013
Bastidores
Bastidores
Mundo real

Mãe que teve o filho atendido no Hospital da Criança apela ao pessoal da Secretaria Municipal de Saúde para que forneça medicamentos a serem distribuídos gratuitamente no local. Ela diz que teve que comprar o remédio receitado para seu filho – Predsim, e, para isso, foi obrigada a pedir dinheiro emprestado pra um vizinho. “Sou pobre e, no dia do atendimento, fui embora a pé, pois não tinha dinheiro nem pra pagar o transporte coletivo” – afirmou. 

Perdas e danos
Procurador-geral do município, Paulo Leonardo Vilela Cardoso, faz um alerta através da página da Comunicação Social da Prefeitura de Uberaba, no Facebook: os veículos que ficarem apreendidos por mais de 90 dias em pátios terceirizados serão levados a leilão. Segundo ele, está previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

SOS
Morador do bairro Maringá 2 pede socorro ao poder público de um modo geral. Diz que o local precisa de segurança, ações sociais e silêncio na madrugada. Segundo ele, o bairro “virou casa de ninguém” – com casa de festa fazendo barulho a noite toda, pessoas gritando e fazendo bagunça nas ruas, e assim por diante. “Lutamos tanto pra termos nosso cantinho e não é justo vivermos assim” – lamenta.

Triste sina
Bacharela em Direito pela Universidade de Uberaba – Uniube, mãe, dona de casa e empresária (do ateliê Coisitas de Sofia), a leitora Priscilla Oliveira Cunha Bento retorna de Curitiba, PR, onde morou durante cinco anos, e revive uma situação dramática. Assustada, ela conta que, em 2010, a capital do Paraná foi tomada pela gripe H1N1 (gripe suína), quando várias pessoas morreram – a exemplo do que está acontecendo agora, em Uberaba.

A diferença
Por tudo que viu e testemunhou em Curitiba, Priscilla aponta uma diferença entre a crise vivenciada pelas duas cidades. Em Curitiba, segundo ela, as campanhas de alerta e conscientização foram intensas e contínuas. “A Prefeitura de Curitiba investiu pesado nos veículos de comunicação, informando as precauções que a população devia tomar, e entendo que, foi graças a esta insistência que a doença foi vencida” – avalia.

Todos por todos
Uma das ações que ganharam maior destaque nas campanhas – diz Priscilla Cunha, foi o cancelamento de eventos, tanto oficiais quanto particulares. “Foi um momento em que todos tiveram que engajar-se, todos tiveram que contribuir com sua dose de sacrifício” – lembra ela. Detalhe: vale lembrar que a Arquidiocese de Uberaba foi a única a dar um passo nesse sentido, ditando orientações para os eventos católicos.

Enquanto isso...
Crescem nas redes sociais os movimentos contra a criação de uma Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Os uberabenses não se convenceram de que Uberlândia será parceira de Uberaba. 

Ufa!!!!
Depois de vivenciar uma boa encrenca durante o processo das eleições municipais de 2012, o Partido Trabalhista do Brasil - PTdoB, volta a ter comando em Uberaba. A nova Comissão Executiva Municipal Provisória é presidida por Ildeu Menezes, e não lembra nem o cheiro dos que fizeram parte de outras duas comissões – uma foi destituída e a outra foi excluída, por decisões judiciais. O novo comando tem vigência por tempo indeterminado.

Recompensa
O novo presidente do PTdoB, Ildeu Menezes, é servidor público municipal e teve a candidatura a vereador impugnada porque o partido foi excluído da coligação Mobilização Trabalhista Cristã. Ele assume a executiva junto com Eduardo do Carmo – vice-presidente; Marcelo Félix – tesoureiro; Luís Otávio – vogal -; Lúcia França – secretária.

Duro de julgar!
E já que o assunto é o processo eleitoral de 2012, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, Carlos Alberto Simões, pediu vistas pela 16ª vez, da ação que investiga o resultado das eleições majoritárias de Uberaba. Novo pedido aconteceu durante a sessão de julgamento de ontem, e o processo foi incluído na pauta do dia 13 de junho. Ação é movida pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) com o objetivo de tirar o prefeito Paulo Piau (PMDB) do cargo. Os dois disputaram o 2º turno, e Lerin acusa Piau de ter comprado votos pra vencer.


A VOZ DO CORAÇÃO - E por falar em católicos, hoje tem lançamento do livro “Auscultando o Coração” – obra do arcebispo emérito Dom Benedito de Ulhoa Vieira. Às 20h, no Salão da Adoração. Convite é assinado pela Arquidiocese de Uberaba, Academia de Letras do Triângulo Mineiro e Saga Editora.