Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 23/12/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Paulo Nogueira

 

Justiça pode afastar parlamentares sem autorização do Congresso, diz Janot

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, manifestou-se contra a necessidade de autorização pelo Congresso para a aplicação de medidas cautelares contra parlamentares, como o afastamento temporário de suas funções. Para ele, essas medidas no processo penal possuem caráter acessório e visam a garantir efetividade de ações principais, destaca a Assessoria de Comunicação Estratégica de Janot.

Temer libera saque do fundo de garantia para mais de 10 milhões de brasileiros

Resgate poderá ser total, mas está limitado a contas inativas até 31 de dezembro de 2015. O presidente Michel Temer, anunciou ontem (22/12), durante o café da manhã com jornalistas em Brasília, a autorização para cerca de 10,2 milhões de trabalhadores sacarem o saldo de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O peemedebista relembrou que "essas contas são geradas quando o empregado deixa o emprego e eventualmente vai para outro emprego, ou seja, a conta anterior torna-se inativa, abre-se uma nova conta do novo emprego e ele só poderá sacar essas verbas todas de contas inativas ou quando se aposenta ou na hipótese de aquisição de moradia própria." Há restrições portanto para o saque do saldo dessas contas. Na verdade, eles só podem movimentar essa conta após 3 anos desempregado. “Estamos flexibilizando essa exigência porque o momento que vivemos na economia demanda a adoção de medidas, ainda que de forma parcial, para uma recomposição da renda do trabalhador”, disse o presidente.

Cartão de crédito terá redução em quase 50% até março de 2017

Medida fará com que taxa caia dos atuais 475,8% ao ano para cerca de 238% ao ano até março. O presidente Michel Temer (PMDB) faz um balanço do governo e informou algumas das novidades para 2017 em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22). A principal anunciada pelo presidente é que haverá redução de mais da metade dos juros do cartão de crédito, no primeiro trimestre de 2017. No entanto, Temer não informou como que a proposta acontecerá na prática. Serão duas hipóteses: a dos juros do cartão, que é aquela coisa dos 30 dias, que é o chamado rotativo, onde haverá a redução de mais da metade do que hoje se cobra. Em segundo lugar, 30 dias após, este está sendo imaginado, haverá um parcelamento daqueles que não pagaram. Estes receberão juros inferiores, a menos da metade, ou seja, menos daquela metade que é para o rotativo. Temer reforçou a importância da conexão da responsabilidade fiscal com o social, afirmando que esta união é a base do governo. O presidente afirmou que todas as medidas têm como objetivo reaquecer a economia e melhorar a qualidade de vida da população. 

Cliente não atendido mata seis pessoas em casa de prostituição em Jaboticabal

Seis pessoas foram mortas em uma casa de prostituição, no município de Jaboticabal, na região de Ribeirão Preto, na noite de quarta-feira (21/12). De acordo com a Polícia Civil, a chacina aconteceu após um cliente da casa, identificado como William Roberto Ferreira Costa, de 27 anos, chegar ao local e não conseguir um programa com a garota que desejava, porque ela já estava com outro cliente. Revoltado com a situação, William buscou um revólver no carro, voltou à boate e começou a atirar nas pessoas que estavam no local. Costa atingiu e matou a dona da boate, Leonilda Lucindo, de 71 anos, três garotas de programa, um segurança e o cliente que estava com a mulher que ele queria. De acordo com informações de testemunhas, repassadas à polícia, os tiros só não atingiram mais pessoas porque elas conseguiram fugir do local, que fica na zona rural da cidade. Após o crime, o atirador fugiu a pé, em meio ao canavial que cerca a casa de prostituição, e deixou seu veículo, um Fusca, em frente ao estabelecimento, o que contribuiu para a sua identificação, ainda segundo a polícia.

HC da UFTM destaca no cumprimento da segurança do paciente

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro atingiu o índice de 96,2% de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente - PNSP -, registrando avanço de 29% entre dezembro de 2014 e outubro de 2016, data do mais recente ciclo de avaliação. Periodicamente acompanhado pelo Serviço de Gestão da Qualidade da Ebserh, o índice é composto por dez variáveis, a fim de mensurar a adesão dos hospitais universitários federais a normas e práticas que favoreçam a segurança dos usuários dos serviços de saúde. “São considerados, entre outros, a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente; o uso do aplicativo de gestão de riscos assistenciais - Vigihosp; a realização de campanhas; a participação em eventos e atividades educativas e a implantação de protocolos básicos”, detalha a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Cristina da Cunha Hueb Barata de Oliveira. A implantação do PNSP é considerada realizada quando o hospital atinge índice maior que 95%. Com a taxa de 96,2%, o HC-UFTM cumpre a meta e alcança posição de destaque com relação à média dos hospitais da rede Ebserh, que é de 79,5%. Durante os últimos quatro ciclos de avaliação, o Hospital de Clínicas tem alcançado altos índices de avaliação quanto às medidas de segurança do paciente.

Na praça do Mercado flanelinhas estão riscando carros

Este fato está acontecendo no entorno do Mercado Municipal. Várias pessoas tiveram seus veículos riscados na pintura, ou os pneus esvaziados, porque seus proprietários não admitem que os flanelinhas vigiem os mesmos. Os motoristas que usam o local para suas compras solicitam que as autoridades que cuidam do setor tomem providências a respeito, retirando daquele local os chamados flanelinhas.