Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 15/06/2013
Bastidores
Bastidores
Ao vivo e em cores

Atenção para as imagens da partida de abertura da Copa das Confederações da Fifa 2013, neste sábado, em Brasília!!! O prefeito Paulo Piau (PMDB) pode aparecer em alguma delas... Pois é. A convite da própria Fifa, ele vai acompanhar ao vivo e em cores o jogo Brasil X Japão, que começa às 16h.

Repercussão
Mera ilusão de quem pensa que só as manifestações contra reajustes na tarifa de ônibus das grandes cidades brasileiras caíram na boca da imprensa nacional! Pessoal está doidinho atrás de detalhes da notícia hiper, super exclusiva divulgada por esta colunista, informando que a residência da presidente Dilma Rousseff (PT), em Uberaba, está em processo de tombamento histórico.

Recapitulando
Pra lembrar quem leu ontem, e orientar quem perdeu o assunto: o imóvel de nº 90 da rua Vigário Silva, pertencente à presidente e sua família, teve o tombamento provisório aprovado, por unanimidade, pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba – Conphau. Nesta casa, residiram os avós de Dilma Rousseff, e foi ali que sua mãe, Dilma Jane Silva, conheceu seu pai – o búlgaro Pétar Rússev, naturalizado brasileiro como Pedro Rousseff.

Adversários...
(Tombamento à parte)

Aliás, a divulgação do tombamento ganhou destaque no Facebook e dividiu opiniões entre os favoráveis e os contrários à medida histórica. Entre os apoiadores, está – por incrível que pareça!, um adversário do PT e de Dilma Rousseff. “Acho que Uberaba está precisando de referência física preservada para contar história de sua gente, e acho legítimo preservar este imóvel; futuramente ele terá seu papel histórico” – comentou um dos tucanos mais tucanos entre os tucanos, engenheiro, ex e provável futuro presidente do PSDB/Uberaba, Luiz Cláudio Campos.

Detalhe
Até prova em contrário, o PSDB será o principal adversário de Dilma Rousseff nas eleições de 2014, com o senador mineiro tucano Aécio Neves disputando com ela, o cargo de presidente da República.

Na rede
E por falar em eleições de 2014, a Câmara dos Deputados deve votar dia 25 de junho, uma minirreforma política, já pra valer no ano que vem. Entre outros pontos, o texto preliminar libera o anúncio de pré-candidaturas e o uso de redes sociais e de páginas pessoais dos candidatos no período pré-campanha. A proibição na internet se limitaria a campanhas pagas em sites de conteúdo. Coordenador do grupo de trabalho que analisa as mudanças é o deputado Cândido Vaccarezza (PT/SP).

Minimizando
O texto propõe, ainda, que prefeitos, governadores e presidentes só sejam impedidos de disputar eleições se os eventuais pareceres técnicos pela rejeição das contas de seus governos forem aprovados pelos plenários das respectivas câmaras de vereadores e assembleias legislativas; ou pelo Congresso Nacional, no caso dos presidentes. Atualmente, a Lei da Ficha Limpa prevê que a Justiça Eleitoral declare inelegíveis pelo prazo de oito anos os gestores públicos que tenham contas reprovadas pelos respectivos tribunais de contas.

Encurtando
O texto da minirreforma eleitoral que será analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados também prevê um período menor de campanha. As convenções devem ter início mais perto da data das eleições, entre 15 de julho e 30 de julho. Atualmente, as datas das convenções, que marcam o início das campanhas, vão de 10 a 30 de junho. Para que seja válida já em 2014, a proposta deve ser votada pela Câmara e pelo Senado até 4 de outubro deste ano.

Reflexos
E a turma das redes sociais – que é quase todo mundo, convocava ontem, a população, para manifestação pública em Uberaba contra a atual tarifa do transporte coletivo urbano. Data programada inicialmente é 20 de junho, quinta-feira, às 17h, na praça Rui Barbosa.

Suspense
Não é marketing pra atrair participantes... O prefeito Paulo Piau teria confidenciado a amigos que fará, hoje, às 8h, na abertura da 5ª Conferência Municipal das Cidades um ANÚNCIO SURPRESA DE ARREPIAR... O evento – que acontece no Centro Administrativo/Prefeitura, é a etapa preparatória de Uberaba para a Conferência Nacional. Após a notícia bombástica, o prefeito segue, então, para Brasília.


A CRISE DOS LEITOS – Imóvel de nº 96 da rua Santo Antônio, pertencente à Casa de Saúde São José, será demolido, preservando-se apenas sua fachada frontal. Sua retirada do inventário foi aprovada por unanimidade pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, levando em conta que os diretores do hospital informaram que vão instalar leitos no futuro imóvel.