Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 18/06/2013
Bastidores
Bastidores
Contraponto

“Eu aplaudo a Presidenta Dilma. #PSDB, nunca mais!”
_Sumayra Oliveira, presidente do PCdoB e da Fundação Cultural de Uberaba, em seu mural no Facebook.
“Futebol não é mais o ópio do povo. Em 2014, o placar eleitoral vai colocar na balança a inflação, saúde, segurança... Acho que dá pra prever o resultado...”
_Luiz Cláudio Campos, fundador, ex e eventual futuro presidente da nova executiva do PSDB de Uberaba, em seu mural no Facebook.

Deletado
Por sinal, fonte desta coluna revela que, em meio a entreveros anteriores, a líder do PCdoB simplesmente deletou o líder do PSDB da sua lista de “amigos” no Facebook. E mais: que o líder do PSDB, ao ser informado da ação intempestiva da comunista, deu uma olhadinha assim, um tanto tucana, e ficou lá, quietinho no muro: “Ah, é?!...”, reagiu Luiz Cláudio.

Xô, febre!
Prefeito Paulo Piau (PMDB) está chamando para reuniões individuais, os 14 vereadores de Uberaba. Decisão foi tomada após cinco meses e meio de um governo/legislatura pra lá de tumultuado. Além das críticas em plenário – que já estavam se tornando uma constante, vale lembrar que até o líder do prefeito na Câmara, vereador Tony Carlos (PMDB), abriu as baterias contra um dos principais projetos do seu liderado: a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Climão
E falando em relações na Câmara, o presidente Elmar Goulart (PSL) precisa investir pesado na compra de suco de maracujá. Percebe-se que o clima anda um tanto quanto confuso pelos motivos que estão norteando as arranhaduras em plenário. Em outras palavras: qualquer coisa serve pra provocar troca de farpinhas, farpas e farponas.

Critérios
Ao comentar em seu mural, no Facebook, o balanço de suas atividades, o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior fez questão de ressaltar que os arquivamentos demonstram o cuidado do Ministério Público na análise das provas antes da propositura de qualquer ação judicial. “Os procedimentos investigatórios foram arquivados, seja porque não restou comprovado qualquer ilícito, seja porque houve o solucionamento administrativo da questão” – destacou.

Revelações
(Recapitulando)

Na edição de domingo, esta coluna revelou um balanço surpreendente, que contraria o estigma de que José Carlos Fernandes seja um promotor “sem dó nem piedade”, “radical” e “condenador”. A 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba - responsável por 954 procedimentos investigatórios no período de 7 de dezembro de 2007 a 14 de junho de 2013, “arquivou” 732 deles, ou seja, quase 77% do total. José Carlos Fernandes propôs 222 ações civis públicas através da 15ª Promotoria. Um número também significativo, mas longe de espelhar qualquer radicalismo ou coisa parecida. 

Livre, leve e solto
Partido Progressista – PP, engrossa as fileiras das legendas que estão no vermelho em Uberaba. Detalhe: esta é a cor usada pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, para indicar que o partido está sem comando. Envolvido numa celeuma das mais quentes do processo eleitoral de 2012, o PP foi tirado das mãos do “poderoso” Ricardo Saud, homem forte da Universidade de Uberaba – Uniube, ex-secretário municipal, e assim por diante. A legenda volta, agora, a ficar livre para retornar aos braços do antigo comando.

Que dureza!
E já que o assunto é Justiça Eleitoral... Está marcado para hoje, o julgamento da ação que investiga o resultado das eleições majoritárias de Uberaba. É a 17ª vez que a matéria entra em pauta no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, em razão de seguidos pedidos de vistas por parte do juiz Carlos Alberto Simões. Ação é movida pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) com o objetivo de tirar o prefeito Paulo Piau do cargo. Os dois disputaram o 2º turno, e Lerin acusa Piau de ter comprado votos pra vencer.

Pelos ares
Pertencente à Superintendência Regional do Sudeste, o aeroporto de Uberaba movimentou 2.416 voos domésticos entre janeiro e abril de 2013 – segundo as novas estatísticas da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero. Também foram realizados quatro voos internacionais. Ao todo, estes voos transportaram 49.103 passageiros.

Pelos ares
(Na vizinha)

Neste mesmo período, o aeroporto de Uberlândia movimentou 9.790 voos domésticos, e três para o exterior. Foram transportados 335.484 passageiros. Detalhe: de Uberaba, nenhum passageiro usou voo internacional, enquanto em Uberlândia, foram 22 pessoas.

Cargas
Ainda segundo as estatísticas da Infraero, Uberaba transportou 3.088 quilos de cargas no período de janeiro a abril de 2013. A carga aérea transportada a partir de Uberlândia, neste mesmo período, somou 600.506 quilos.


O QUE VEM POR AÍ... Sumayra Oliveira e Luiz Cláudio Campos estão em plena campanha eleitoral 2014