Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 21/06/2013
Bastidores
Bastidores
Água

Previstos para serem incluídos na pauta de ontem – conforme havia anunciado Bastidores, ficaram para a reunião do dia 24, segunda-feira, os dois projetos que pedem autorização para o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, contratar financiamento com a Caixa Econômica Federal. São R$ 6,6 milhões para a construção de dois Centros de Reservação de Água.

Exclusividade
Os vereadores fizeram o compromisso de votarem os projetos do Codau na segunda-feira, após a maioria ter opinado pela não inclusão na pauta desta quinta-feira. Ocorre que eles estão evitando votar projetos em dias reservados para apresentação de requerimentos, como estava previamente programado para ontem. 

Garantido
A liberação dos recursos já ocorreu por meio do Ministério das Cidades/PAC – 3ª Chamada. A verba está disponível, mas, para que ocorra a contratação do financiamento, deve haver autorização do Legislativo de Uberaba. 

Stand by
Prefeito Paulo Piau (PMDB) prorrogou para até 2015 o prazo de validade de concurso público concluído em junho de 2011 – data em que foram publicados os resultados finais. A parte do concurso que exigiu ensino superior vale, agora, até 5 de agosto de 2015. Já no caso do ensino médio, a prorrogação é até 15 de junho de 2015. No caso de nível médio, as vagas são para Oficial de Serviços Educacionais, Oficial de Serviços Operacionais, Agente Governamental e Assistente Técnico em Saúde.

Stand by (Parte 2)
No que se refere às vagas para ensino superior, elas envolvem: Analista Governamental (desenvolvimento social, educador social, pedagogia); Especialista em Saúde (biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social, terapia ocupacional), e Analista em Auditoria (direito, enfermagem, farmácia, medicina, psicologia). E ainda: Analista em Fiscalização (biologia, enfermagem, farmácia, medicina veterinária); Analista em Regulação (direito, enfermagem, fonoaudiologia, medicina, odontologia, psicologia).

Fundo do poço
Considerada uma das instituições que oferecem ensino de qualidade em Uberaba, a Escola Municipal Frei Eugênio enfrenta grave problema com a estrutura de seu ginásio de esportes, e, em consequência, com a estrutura física do prédio em geral. O ginásio foi interditado pelo governo municipal, após vistoria técnica. 

Emergência
Entretanto, mais do que isso, em razão dos riscos de um desabamento e de reflexos no prédio da escola, o governo decretou situação de emergência. Objetivo é realizar os reparos sem a necessidade de burocracia na contratação dos serviços. De acordo com o decreto de emergência, a empresa vencedora da licitação para realizar os reparos no local, simplesmente não acatou a ordem de serviço. A empresa foi notificada por não ter iniciado os procedimentos necessários, mas o governo municipal decidiu não esperar mais tempo. Decidiu, assim, pela adoção de medidas urgentes e especiais.

História
Futuro presidente da Câmara Municipal (eleito para o mandato 2016), e atual presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, vereador Kaká Carneiro (PSL), apresentou requerimento, ontem, em plenário, de moção de aplausos a um dos grandes linguistas brasileiros – o compositor, cantor e escritor Caetano Veloso. Motivo: o histórico artigo publicado por Caetano em seu espaço de cultura do jornal O Globo, na edição de 2 de junho.

Brilho
Caetano Veloso escreveu o artigo logo após deixar a cidade de Uberlândia, onde apresentou o show Abraçaço – nome de sua nova turnê, cujo disco foi eleito pela revista Rolling Stones Brasil o melhor de 2012. “De repente, me vi no centro do Brasil. Vim fazer uma apresentação em Uberlândia e, misteriosamente, entre cidades brilhando na noite de céu claro, apenas Uberlândia estava sob neblina tão densa que o aeroporto estava fechado. Tivemos de aterrissar em Uberaba” – ressaltou Caetano.
 
Uber... de Uberaba e Uberlândia
Profundo estudioso da Língua Portuguesa, o cantor admite que correu ao Google para ler a histórias das duas cidades e entender a origem do “Uber...” Descobriu que Uberaba é uma palavra indígena que significa “água cristalina” ou “água brilhante”... Também descobriu que “Uberlândia” é uma palavra inventada a partir do começo do nome de “Uberaba”. E conclui: “Para quem vem de uma cidadezinha recolhida no Recôncavo Baiano, as cidades do Triângulo Mineiro parecem superurbes...” Íntegra do artigo pode ser lida em http://oglobo.globo.com/cultura/o-centro-8563575.


HISTÓRICO – Artigo do compositor e cantor Caetano Veloso – profundo estudioso da Língua Portuguesa, inspirou moção de aplausos na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Kaká Carneiro. No espaço de cultura do jornal O Globo, Caetano analisa o “Uber...” de Uberaba e Uberlândia.