Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 06/03/2013
Bastidores
Bastidores
Sonho de Consumo

Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), tirou a segunda-feira, 4 de março, pra conversar pessoalmente com a turma de Uberaba. Teve seu primeiro encontro com o novo prefeito, Paulo Piau (PMDB), depois das eleições municipais de 2012, e, de quebra, recebeu o 1º secretário da Câmara, vereador de primeira viagem e mais jovem da legislatura, Franco Cartafina (PRB). Afinal, 2014 vem aí...e não dá pra continuar longe de uma cidade de 300 mil habitantes e quase 213 mil eleitores!

Meio de campo

Os encontros com o governador foram articulados pelo deputado federal, presidente do PSD/Uberaba e ex-prefeito Marcos Montes – que tem dito e repetido que as eleições de 2012 ficaram para trás, e que a partir de agora, é Uberaba na cabeça! MM coordenou a campanha do adversário de Paulo Piau no 2º turno – deputado estadual Antônio Lerin (PSB), que também teve o apoio do governador e do senador Aécio Neves (PSDB). Moral da história: estão desmontando o palanque de 2012.

Projeto adiado

Enquanto isso, a proposta de reedição da dobradinha Marcos Montes/Antônio Lerin em 2014 dá uma submergida. Acontece que o deputado estadual ainda acredita numa vitória da ação de investigação eleitoral que propôs contra o vitorioso do 2º turno, o que poderia lhe render o cargo de prefeito. MM discorda da ação de investigação, o que cria um impasse e dificulta a reedição da dobradinha que foi vitoriosa nas eleições de 2010.

Orelhas quentes

E voltando aos encontros de segunda-feira em Belo Horizonte, quatro orelhas pegaram fogo: as do próprio governador - que ouviu um punhado de reclamações, e as do secretário de Estado do Trabalho e Emprego, ex-presidente da Emater de Minas Gerais e deputado federal licenciado José Silva - acusado pelos uberabenses de ter articulado a exoneração do gerente Regional da Emater/Uberaba, Gustavo Laterza.

Meia volta, vou ver!

A exoneração – que foi divulgada com exclusividade pelo JORNAL DE UBERABA (JU), provocou o lado mais rebelde de lideranças rurais e políticas da cidade. E não deu outra: depois de um dia inteiro com as orelhas queimando de tanto ouvir falar no assunto, o governador Antonio Anastasia determinou que a exoneração fosse revertida.

Prestígio

E Franco Cartafina não é mais o único político de Uberaba a marcar presença no horário partidário de 2013 em rede estadual de rádio e televisão. O presidente do PV/Uberaba, Vicente Araújo, também demonstra prestígico com os dirigentes estaduais do seu partido. Ganhou um tempão pra falar do PV, e ainda por cima, pra enaltecer Uberaba.

A secura continua

Moradores dos bairros atendidos pelo reservatório R10 estão cobrando do prefeito Paulo Piau o compromisso de que não ficariam sem água nas torneiras. Já foram dois domingos sem água – dias 24 de fevereiro e 3 de março, e ainda nesta terça-feira, 5 de março. O R10 abastece os bairros Cidade Jardim, Leblon, São Geraldo, Gameleira e Vallim de Melo.

Tal e qual

Um morador do Vallim de Melo lembra que durante o governo de Anderson Adauto (sem partido) o sofrimento foi imenso, e segundo ele, era público e notório que os chefes de cargos estratégicos no Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, eram despreparados para os cargos. “Foram todos reconduzidos no atual governo!” – desabafa o consumidor inconformado.

Articulações

E o aniversário de 193 anos da Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba – elevação ocorrida dia 2 de março de 1820, através de decreto de dom João VI, continua rendendo. Se alguém é favorável a que continue como está, vale dar uma passadinha pela Câmara de Vereadores o mais rápido possível...ou então, se cale para sempre. É que tudo caminha para o aniversário voltar a ser comemorado em 2 de maio – data da elevação de Uberaba à condição de cidade (fato ocorrido em 1856).

Bote Fé
Praça da Abadia se movimenta hoje e amanhã – a partir das 19h, com o evento Bote Fé, com a apresentação de dois ícones da Jornada Mundial da Juventude: a Cruz Peregrina e o quadro de Nossa Senhora. A Cruz foi abençoada pelo papa João Paulo II e entregue aos jovens para que façam discípulos entre todas as nações. A Jornada Mundial da Juventude este ano acontece no Brasil - no Rio de Janeiro, em julho.

Pela lógica

Se tiver tempo, condição legal e apoios para isso, o presidente da Câmara, Elmar Goulart (PSL), garante que pretende investir na reversão de duas medidas aprovadas pela legislatura passada: aumentar o número de vereadores, dos atuais 14 para 19 ou 21; e retomar o mandato de dois anos para a mesa diretora - que foi reduzido para um ano no apagar das luzes, em 2012.


Presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara de Vereadores de Uberaba, Franco Cartafina (à esq.), e Marcos Montes (à dir.), põem o governador Antonio Anastasia (centro) a par dos entreveros na Emater/Uberaba