Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 27/06/2013
Bastidores
Bastidores
Nada de novo no front

Notícia: Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, proposta que reduz a zero as alíquotas das contribuições sociais para o PIS/Pasep e a Cofins incidentes sobre os serviços de transporte público coletivo municipal rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário de passageiros. Realidade: A redução a zero das referidas alíquotas já está em vigor por conta da edição da Medida Provisória 617/13, do governo federal.  Moral da história: A única novidade na proposta aprovada ontem refere-se à redução a zero das alíquotas também do transporte aquaviário.

Sem saída
A grande novidade da Câmara dos Deputados foi a rejeição, anteontem, do Projeto de Emenda Constitucional número 37/2011, conhecido como PEC 37, que iria retirar o poder de investigação do Ministério Público. Foram surpreendentes 430 votos contra nove a favor e duas abstenções. Os deputados deixaram explícito que votaram de acordo com o grito das ruas.

1 X 1
Os dois deputados federais com domicílio eleitoral em Uberaba tiveram posturas diferentes na sessão extraordinária que deliberou sobre a PEC/37. O presidente do PSD/Uberaba, vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, ex-prefeito por dois mandatos, Marcos Montes, votou contra a emenda constitucional, colaborando, portanto, com o arquivamento da matéria. Em contrapartida, o presidente estadual do PR, Aelton Freitas, escafedeu-se da reunião. Sua ausência está oficialmente registrada no seu perfil, no site da Câmara dos Deputados.

Listinhas
E fonte desta coluna manda e-mail com a informação de que, dos nove que votaram a favor da PEC/37, nada menos do que cinco já foram ou são sócios da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, que tem sede em Uberaba, como todo mundo sabe. Ele cita os deputados federais João Lyra (PSD/AL); Abelardo Lupion (DEM/PR); Eliene Lima (PSD/MT); João Campos (PSDB/GO); e Lourival Mendes (PT do B/MA). Vale lembrar que Lourival é o autor da ex-PEC/37, e é delegado de Polícia, a exemplo de João Campos.

Parceria
E por falar em entidade classista, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, Manoel Rodrigues, crítico feroz da PEC/37 e defensor, portanto, de sua rejeição, espera, agora, que promotores e delegados de Polícia cheguem a um denominador comum quanto às investigações. “A PEC/37 foi para o arquivo, e acho muito correto, já que o Ministério Público tem prestado um serviço relevante no combate à corrupção no Brasil, mas, também acredito que a Polícia Civil precisa receber apoio e ser fortalecida para exercer suas funções” – avalia o líder empresarial.

Coração acelerado
Fonte da colunista revela ter levado um grande susto anteontem, quando estava no Hospital São Domingos aguardando para ser atendida. Eis que aparece um paciente especial: o prefeito Paulo Piau (PMDB), passando mal com taquicardia, e procurando socorro de urgência. De acordo com a fonte – que acompanhou toda a movimentação de longe, o prefeito foi encaminhado para uma série de exames. “A primeira-dama Heloísa estava muito preocupada e visivelmente angustiada” – disse a fonte.

Inferno astral
Vale ressaltar que, perto de completar seis meses de governo, Paulo Piau tem enfrentado um turbilhão de acontecimentos desagradáveis. Passou a campanha inteira em combate com o antecessor, Anderson Adauto (ex-PMDB), na Justiça; herdou uma dívida monumental; enfrenta a pior epidemia de dengue da história de Uberaba, e, de quebra, várias mortes por causa da gripe suína; falta de médicos na rede municipal; queixas da população em variados setores; reclamações dos aliados, que o acusam de ter deixado os parceiros de lado na hora do preenchimento das centenas de vagas da prefeitura... e assim por diante.

Procura-se
Há oito meses, está faltando o antiviral Aciclovir 200 mg nas prateleiras da Farmácia Popular em Uberaba – reclama um cidadão, através de e-mail enviado a Bastidores. De acordo com ele, os funcionários alegam que a matéria-prima pra produzir o medicamento está em falta, o que provoca estranhamento, uma vez que o produto é encontrado normalmente nas prateleiras de vendas particulares. Ele conta que o Aciclovir (com 30 comprimidos) custa R$ 8,10 em farmácia popular, e R$ 25,00 em farmácia particular.


A surpresa - As lentes do repórter-fotográfico Enerson Cleiton revelam a surpresa que os organizadores da Semana do Orgulho LGBT, que acontece em Uberaba de 1º a 7 de julho, prometeram para a entrevista coletiva de terça-feira, 25 de junho, quando divulgariam os detalhes do evento. Trata-se de Mirela – ex-Felipe, que fez cirurgia de mudança de sexo e é a primeira transexual a tirar documentação em Uberaba, em que constam o novo nome e o novo sexo.