Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 28/06/2013
Bastidores
Bastidores
Eleições 2013

Eleitorado de Uberaba vai às urnas, excepcionalmente, dia 14 de julho, domingo, para escolher as cinco integrantes do Conselho Tutelar 1 dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade. Dez representantes do sexo feminino venceram as duas fases anteriores – prova escrita e entrevista técnica, e agora estão em plena campanha pelo voto direto e secreto do eleitorado devidamente registrado na Justiça Eleitoral.


EM CAMPANHA – Disputa pelas cinco vagas do Conselho Tutelar de Uberaba é similar às campanhas político-eleitorais, inclusive sendo permitida a distribuição dos famosos “santinhos”

Eleitores e candidatas
Ao todo, 212.275 eleitores – número de maio/2013, estão aptos a votar em urnas que estarão instaladas na sede do Colégio José Ferreira, na rua Felipe dos Santos, nº 286, bairro Abadia, das 8h às 17h.  Estão na briga: Amanda Prata da Silva, Kárita Fedrigo de Melo, Elci Maria de Jesus Nunes, Julieny Carvalho Soares, Shamara Lopez Arantes Ribeiro, Rafaela Silva Borges Cury, Mônica Nelly Desllane Silva Rodrigues, Virgínia Helena de Souza, Leide Lea Rodrigues da Cunha Pádua e Cristiane Alves de Oliveira.

Exclusividade
As conselheiras não serão consideradas servidoras públicas municipais, mas sua remuneração será baseada no quadro de servidores de nível superior, acrescida de gratificação pessoal. O Conselho Tutelar possui funcionamento público, diário e interrupto, e é requisito obrigatório que o conselheiro não tenha vínculo empregatício de qualquer natureza, remunerado ou não, com entidade de direito público ou privado. 

Não foi desta vez...
Prefeito Paulo Piau (PMDB) está trabalhando normalmente e, segundo assessores mais próximos, ele não recebeu nenhuma orientação médica que o obrigasse a se afastar do batidão. Conforme publicação exclusiva da colunista de Bastidores, o prefeito de Uberaba buscou socorro no Hospital São Domingos, esta semana, após várias crises de taquicardia ao longo do dia, e se submeteu a uma série de exames. “Ele está de bom humor, e até brincou que não foi desta vez que os inimigos se livraram dele” – disse um assessor a Bastidores.

Perder... pra ganhar
E por falar no prefeito, ele antecipa que vai encaminhar projeto à Câmara de Vereadores, pedindo autorização para anistiar os devedores de tributos municipais de juros e multas. O valor total da dívida é chocante: R$ 130 milhões. Portanto, mesmo excluídos os juros e multas, a equipe econômica acredita que poderá “sobrar” uma grana significativa para os cofres municipais ... se os devedores responderem positivamente à anistia.

Luluzinhas
Primeira-dama Heloísa Piau se reuniu com as representantes da Associação de Mulheres Rurais de Uberaba e Região – entidade criada há oito anos, e famosa pelos trabalhos de artesanato e pela produção de doces caseiros e artesanais. Entretanto, apesar do reconhecimento – inclusive fora do Brasil, a Amur tem enfrentado dificuldades. A primeira-dama prometeu ajudar.

Enquanto isso...
Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, Carlos Alberto Simões, pediu vistas pela 20ª vez da ação que investiga o resultado das eleições majoritárias de Uberaba. O primeiro pedido de vistas – em 11 de abril, aconteceu após o relator da ação, juiz Maurício Soares, ter anunciado seu voto, que é pelo arquivamento da denúncia. Ontem, foi o 20º pedido. Nova data de julgamento agora é 1º de julho. Ação é movida pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) com o objetivo de tirar o prefeito Paulo Piau do cargo. Os dois disputaram o 2º turno, e Lerin acusa Piau de ter comprado votos pra vencer.

Rastilho
Professores e alunos das redes municipal e estadual de Uberaba estão vivendo uma expectativa à parte: de que as aulas irão encerrar-se dia 5 de julho e, portanto, bem antes do previsto no calendário letivo oficial. O assunto está circulando que nem rastilho de pólvora, e tem tudo a ver com a gripe suína.

Controvérsias
Por outro lado, o que não falta é gente criticando as várias festas juninas/julhinas programadas por muitas escolas municipais e estaduais. Motivo é justamente a aglomeração de pessoas nestes tempos de gripe H1N1.

Prata da casa
Poeta Hernandes Alberto da Silva (Hernandes Leão) está entre os indicados para receber o Troféu Carlos Drummond de Andrade, no dia 10 de agosto de 2013, em Itabira (MG). Formado em Jornalismo pela Universidade de Uberaba - Uniube, além de poeta, ele é policial militar.  Desde que começou a escrever, em 2011, ganhou prêmios e importantes filiações acadêmicas, como o Prêmio Interarte/2012, em Goiânia/GO, pela ALG e, recentemente, o Prêmio Literarte/2013, em Foz do Iguaçu/PR, pela Associação Internacional de Escritores e Artistas. 
 
Agora sai?
A voz ouvida nas ruas brasileiras nestas últimas semanas já rendeu alguns avanços, e outros são anunciados pelo Congresso Nacional - o que inclui a tão reivindicada e necessária reforma política. Expectativa, por sinal, vai além da aprovação de novas regras. Tomara que entrem em vigor já nas eleições de 2014.