Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 29/06/2013
Bastidores
Bastidores
Exclusivo (Ex-relator)

Ação que investiga o resultado das eleições de segundo turno em Uberaba ficou sem relator no Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MG, onde tramita em grau de recurso. Defensor do arquivamento do processo, o juiz Maurício Soares encerrou sua participação na Corte, e foi substituído na quinta-feira, dia 27, pelo juiz Alberto Diniz Júnior. Investigação foi solicitada pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) – candidato a prefeito derrotado no segundo turno, e objetiva provar que o vitorioso Paulo Piau “comprou” votos.

21ª data
Desde que Maurício Soares leu seu voto a favor do arquivamento da ação, em 11 de abril, o juiz Carlos Alberto Simões tem pedido vistas. Esta semana, ele completou o 20º pedido. Portanto, o julgamento foi transferido pela 21ª vez para outra data. Agora, está marcado para 1º de julho. 

Cobrança
Contatos do deputado federal Aelton Freitas no Facebook andam um tanto quanto complicados. O presidente do PR mineiro e domicílio eleitoral em Uberaba bem que está tentando manter o relacionamento virtual, mas é só postar um “bom dia”, “boa tarde” ou “vou ali” pra que a turma caia matando. Todo mundo querendo saber por que ele escafedeu-se da sessão extraordinária em que a Câmara dos Deputados mandou a PEC/37 pro arquivo.

Indisfarçável...
Os que se ausentaram, os que votaram a favor e os que se abstiveram ficaram numa situação difícil. Afinal, a Proposta de Emenda Constitucional número 37/2011, que impedia os promotores de Justiça de participarem de investigações criminais, foi rejeitada por massacrantes 430 votos. Resultado das manifestações que tomaram as ruas brasileiras.

Indisfarçável...
(Versão 2)

Não bastasse a cobrança, os frequentadores da rede social ainda se põem a refletir – no mural de Aelton Freitas, sobre em quem votar em 2014. “Eu achava que o Aelton era meu representante; agora vejo que me enganei” – diz um. “Pois foi a primeira e a última vez que votei nele” – afirma outro. “Vamos procurar outro candidato, gente!” – convoca mais um. E assim por diante...

Arrepios
Leitor/eleitor de altíssima qualidade mandou e-mail pra Bastidores confessando que ficou todo arrepiado ao ler aqui, na coluna, que o prefeito Paulo Piau (PMDB) buscou socorro no Hospital São Domingos, após várias crises de taquicardia ao longo do dia. E garante que só sossegou ao ler aqui também, ontem, que ele está trabalhando normalmente, e que não recebeu nenhuma orientação médica para se afastar. E concluiu: “Pra bom entendedor, meia palavra basta!”

Visibilidade
Enquanto isso, intensificam as queixas – nas redes sociais, e-mails dos jornalistas e em outros contatos com a imprensa, de pessoas inconformadas com a participação do presidente do PSTU/Uberaba, Adriano Espíndola, nas ações relacionadas aos protestos públicos em Uberaba. Ninguém reclama da presença dele, mas, sim, do que chamam de “tomando a frente do movimento”. 

Incoerências
E na tarde de ontem, tinha gente se dizendo pasmada com a presença de petistas em manifestação que acontecia no centro da cidade. “Uai! Estamos protestando inclusive e principalmente contra os governos do PT! Além disso, até dias atrás, eles estavam xingando a gente de tudo quanto é nome nas redes sociais” – desabafou uma estudante na página especial do movimento, no Facebook.

Novo teste
Cerca de 45 mil moradores de Uberaba já tinham sido convidados – até o fechamento desta edição, ontem, para a manifestação deste 1º de julho, programada para ter início às 16h na praça Henrique Krügger/Correios. Escolha da data tem tudo a ver com a greve geral nacional que também está sendo convocada através do Facebook – rede social responsável pelo sucesso dos protestos que estão mobilizando o país.

Aviso à imprensa
Pelo jeito, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está programando algo para este fim de semana. Em e-mail enviado ontem, aos jornalistas de Uberaba, intitulado “Aviso à Imprensa”, a empresa informa que hoje e amanhã “o jornalista Etevaldo Queiroz, da Cemig, estará à disposição para atender a imprensa, pelo telefone (31) 9952-8107”.

Legendas
Partidos que estão muito perto de terem o comando expirado em Uberaba: PDT (dia 2 de julho); PMDB (dia 7 de julho). Partidos sem comando, no aguardo de definições: PCB (desde 1º de junho); PHS (desde 11 de abril); PP (desde 15 de junho); PSB (desde 25 de maio); PSDB (desde 31 de março); PSDC (desde 24 de fevereiro); PTN (desde 3 de abril).


SUSPENSE – Juiz Carlos Alberto Simões pediu vistas 20 vezes da ação que investiga o resultado das eleições de Uberaba