Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/07/2013
Bastidores
Bastidores
Refeição a R$ 2

Restaurante Popular previsto, programado, prometido, projetado, aguardado pra Uberaba estaria por um fio de virar ... nadinha de nada.

Tempos estranhos
Leitor de Bastidores – e eleitor sem filiação ou preferência partidária, manda e-mail em que reflete sobre a política e os políticos e seus aliados e adversários na atualidade. Conclui que, desde a ascensão do PT ao governo federal, as coisas andam um tanto quanto estranhíssimas. Para provar seu diagnóstico, ele anexou a cópia de uma circular enviada aos professores pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SindUte/MG. E lembra que o SindUte é petista até debaixo d´água...

Nacional, não!
A circular – na avaliação do cidadão, mais parece um desesperado apelo para que os professores estaduais não levassem a sério a greve nacional e geral, convocada através da Internet, para o dia 1º de julho – que acabou não virando nada. 
Eis alguns trechos da nota enviada pelo SindUte/MG e grifadas por ele: 
_“Não existe nenhuma convocação de greve geral para o dia 1º de julho...”; 
_“Não há paralisação da rede estadual de Minas Gerais nesta data...”; 
_“A convocação para a suposta greve geral do dia 1º, que surgiu em página anônima do Facebook, é mais uma iniciativa de grupos oportunistas, sem compromisso com os trabalhadores, que querem confundir e gerar insegurança na população...”

Perguntar não ofende
(De acordo com o leitor...)
Se a greve tivesse sido convocada contra o governo tucano de Minas Gerais, por uma página anônima no Facebook, será que o SindUte iria distribuir a tal circular?

No vermelho
PDT/Uberaba, até então presidido pelo vereador Luiz Humberto Dutra, está no vermelho desde anteontem – cor usada pelo Tribunal Superior Eleitoral para indicar que uma legenda está sem comando oficial. O próximo a ter o mandato vencido (dia 7 de julho) é o todo poderoso PMDB – a sigla que abriga a filiação do prefeito Paulo Piau e é presidida por Eduardo Palmério, herdeiro da Universidade de Uberaba – Uniube.

No aguardo...
Partidos sem comando, no aguardo de definições: PDT; PCB (desde 1º de junho); PHS (desde 11 de abril); PP (desde 15 de junho); PSB (desde 25 de maio); PSDB (desde 31 de março); PSDC (desde 24 de fevereiro); PTN (desde 3 de abril); e PV (desde 30 de junho).

Na moral
Em contrapartida, o PP – de tantos entreveros na campanha eleitoral de 2012, voltou à normalidade. Marcelo Alves do Nascimento acaba de reassumir a presidência da nova comissão executiva provisória – com mandato até junho de 2014. Ele tem agora um reforço importante: do vereador Afrânio Lara Resende, que assumiu a vice-presidência.

Estacionamento
(Cobrança...)
Policiais militares que estacionam seus veículos no pátio do 4º Batalhão/Uberaba foram surpreendidos com uma notícia desagradável. A partir de agora, para terem acesso ao estacionamento, só com o uso de um cartão recém-adotado pelo comando da Corporação...Mas, o que provocou reclamações a esta coluna é o fato de terem que pagar R$ 7 pelo uso do cartão. Dizem as más línguas – e as boas também, que a queixa já anda circulando lá pelos lados do Comando de Minas Gerais.

Estacionamento
(Corte de árvores...)
E por falar em estacionamentos, outro que anda provocando chiadeira é o da Prefeitura de Uberaba/Centro Administrativo. Servidores se dizem pasmos com o fato de o governo municipal ter permitido o corte de várias árvores para que o estacionamento fosse expandido. E pedem socorro à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

SOS
Ontem, o correio eletrônico de Bastidores voltou a ficar congestionado com reclamações relacionadas à saúde pública. Desta vez, o alvo foi a Unidade de Pronto-Atendimento/UPA do Mirante. De acordo com os queixosos, vários pacientes foram dispensados sob a alegação de que os médicos clínicos e pediatras encontravam-se em greve, reivindicando melhores condições de trabalho. E mais: os queixosos dizem que falta tudo por ali - seringas para injeções, escalpe para soro, papel toalha, papel higiênico, medicamentos injetáveis, algodão e material de limpeza. 

Ainda em 2012...
Programada para ser julgada ontem, a ação que investiga o resultado das eleições de segundo turno em Uberaba havia alcançado o 23º pedido de vistas. Todos eles apresentados pelo juiz Carlos Alberto Simões, os pedidos tiveram início na sessão de 11 de abril, quando o julgamento da ação foi marcado pela primeira vez pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MG. Neste meio tempo, o juiz relator do processo, Maurício Soares – único que chegou a dar o voto na primeira sessão (pelo arquivamento), encerrou sua participação na Corte, e foi substituído pelo juiz Alberto Diniz Júnior.

1.000ª recapitulação
Investigação foi solicitada pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) – candidato a prefeito derrotado no segundo turno das eleições de 2012, e objetiva provar que o vitorioso Paulo Piau “comprou” votos para se eleger.


REFORÇO – Moradores de vários bairros de Uberaba insistem pra que a prefeitura providencie tampas para os bueiros danificados