Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 06/07/2013
Bastidores
Bastidores
O poder

Sem surpresas...O professor e herdeiro da Universidade de Uberaba – Uniube, Eduardo Palmério, foi reconduzido ontem, oficialmente, à Presidência do PMDB/Uberaba, legenda que abriga a filiação do prefeito Paulo Piau e de dois vereadores: Tony Carlos, líder do Executivo na Câmara, e Cléber Ramos, ex-líder do governo passado.

Ligeirinho
A Comissão Executiva Municipal Provisória – que tinha mais alguns dias de validade, foi reconduzida com antecedência, e ganha fôlego até outubro deste ano, integrada ainda por outros cinco membros: Antônio Ribeiro, João Caldas, Luiz Humberto Borges, Maurides Dutra e Mauro Umberto Alves.

Que sufoco!
Até 1º de janeiro de 2013, o PMDB/Uberaba foi comandado pela Comissão Interventora que coordenou a campanha do partido em 2012 e, a partir de então, entrou em cena uma executiva provisória, em substituição ao ex-diretório municipal – que passou por uma destituição judicial, foi restabelecido – também pela Justiça, até chegar ao fim de sua vigência, sem que os vitoriosos de 2012 tivessem a intenção de eleger outro diretório.

Recapitulando
Enquanto isso, permaneciam sem comando – até o fechamento de Bastidores, na tarde ontem: PCB (desde 1º de junho de 2013); PDT (desde 2 de julho de 2013); PHS (desde 11 de abril de 2013); PSB (desde 25 de maio de 2013); PSDB (desde 31 de março de 2013); PSDC (desde 24 de fevereiro de 2013); PTN (desde 3 de abril de 2013); PV (desde 30 de junho de 2013).

Contas da discórdia
Projeto de autoria da mesa diretora da Câmara Municipal, que aprova as contas do exercício de 2006 do governo Anderson Adauto, está na pauta de votações da sessão de segunda-feira, 8 de julho. Votação acontece em turno único e precisa de dez votos - entre os 14 vereadores, para ser confirmada. Assunto rendeu poucas e boas desde que o Tribunal de Contas de Minas Gerais aprovou as contas, contrariando o parecer contrário do Ministério Público. Detalhe: a Câmara Municipal tem a palavra final.

E na terça-feira, dia 9, a Câmara entrega o Diploma de Honra ao Mérito a seis homenageados. Três deles – todos de Uberaba, pertencem ao segmento artístico. O cantor Cássio Facure foi indicado pelo vereador Kaká Carneiro (PSL); a cantora Juliana Gomes é indicação do presidente da Câmara, Elmar Goulart (PSL) – que indicou também a Miss Minas Gerais 2012 e terceira colocada no Miss Brasil 2012, Thiessa Sickert.

Conterrâneo
Inspiração para os profissionais que criaram a Fundação Gregório Baremblitt, em Uberaba, o médico, psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, esquizoanalista, esquizodramatista e escritor que empresta seu nome à entidade, acaba de receber o título de Cidadão Uberabense. 

Militância
Baremblitt recebeu a homenagem das mãos do autor da indicação, o vereador Franco Cartafina (PRB), ao participar de evento da Fundação, na quinta-feira, dia 4 de julho. Vale lembrar que a Fundação Gregório Baremblitt/Uberaba foi uma das primeiras entidades do país a instituir formas de tratamento mental em sintonia com os ideiais da luta antimanicomial.  

Ninguém merece...
Servidora municipal manda e-mail a Bastidores, às 18h de sexta-feira, 5 de julho, afirmando que se encontrava, naquele momento, numa fila quilométrica no Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba, para receber seu suado salário, através do caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal. “Como se não bastasse estarmos recebendo no quinto dia útil, ainda temos que dividir apenas quatro caixas eletrônicos e somente um caixa no interior da agência com funcionários de outras empresas” – desabafou.

Convite...
Além do tamanho minúsculo da agência; da falta de caixas internos; do sufoco de dividir os caixas eletrônicos com trabalhadores extra-prefeitura; da constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos; e das constantes quedas do sistema, a servidora ressalta que o único funcionário que atende no interior da CEF é “mal-educado e está sempre de mal com a vida”. A desesperada servidora – que vou omitir o nome por motivos óbvios, “convida” o prefeito e os secretários para enfrentarem o mesmo sofrimento.


JUSTIÇA SEJA FEITA - Franco Cartafina entrega título de Cidadão Uberabense a um dos psiquiatras e militantes da luta antimanicomial mais conhecidos da América Latina, Gregório Baremblitt