Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 07/03/2013
Bastidores
Bastidores
Dor de cabeça

Não bastasse uma pauta de 29 reivindicações para negociar com o governo de Paulo Piau (PMDB), a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, vira e mexe se vê às voltas com problemas isolados. 

Ipserv X Ipsemg
Agora, diretores e assessores jurídicos do SSPMU debruçam sobre a informação de que os servidores municipais emprestados para órgãos do Estado estão sendo pressionados a contribuir com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - o Ipserv. Ocorre que eles contribuem com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - Ipsemg.

Durma com um barulho deste!
Pra piorar a situação, o novo comando do Ipserv - que é o instituto dos servidores da Prefeitura de Uberaba, quer receber as contribuições "atrasadas" dos trabalhadores emprestados, enquanto o governo de Minas Gerais faz de tudo pra manter os descontos para o Ipsemg. O imbróglio caiu de paraquedas na sede do SSPMU.

Preâmbulo
Pelo menos na teoria, já tido e assumido como candidato a deputado federal no ano que vem, o ex-prefeito Anderson Adauto estaria namorando o Partido Social Liberal, o PSL, presidido em Uberaba pelo melhor amigo, José Luiz Alves, ex-presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba - Codau. Sem legenda desde que se desfiliou do PMDB em meio aos entreveros eleitorais de 2012, o ex-prefeito tem até o início de outubro de 2013 - um ano antes das eleições, para se acomodar num partido político.

Fogueira
Neste início de semana, o vereador de primeira viagem, Edcarlo Carneiro/Kaká Carneiro/Kaká Se Liga - presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura e já eleito presidente da Câmara Municipal para o mandato 2016, colocou lenha aos montes na fogueira. Através de sua assessoria de imprensa fez pelo menos três comunicados: que esteve com o presidente estadual do PSL/MG, Agostinho de Oliveira Neto; que foi convidado para se candidatar a deputado estadual em 2014, e que o partido está de olho na filiação de Anderson Adauto.

Pra não subestimar
Antes de qualquer coisa é bom lembrar que o PSL fez a maior bancada de vereadores da legislatura 2013/2016: Kaká Carneiro, Elmar Goulart e Paulo César Soares. E mais: conquistou a presidência da primeira mesa diretora, com Elmar, e a presidência da última mesa, com Kaká. E ainda: somou 9.469 votos só com os três eleitos. E também: saiu em 3º lugar do 1º turno das eleições majoritárias de 2012, com a candidata a vice-prefeita Luciene Fachinelli (na chapa liderada pelo prefeitável do PT, deputado estadual Adelmo Leão). 

Um toque de leve...
É natural e contagiante o entusiasmo do jovem Kaká Carneiro - que, em entrevista ao JORNAL DE UBERABA (JU), chegou a confessar que tem planos de ser prefeito. Entretanto, no que se refere a 2014, ele corre o risco de se decepcionar, e o motivo é simples: a candidata a vice-prefeita, Luciene Fachinelli, tomou gosto pela danada da política; foi considerada, por aliados e adversários, a grande revelação das eleições, e, segundo as boas e más línguas, seria a favorita pra fazer dobradinha com Anderson Adauto.

Construção
Custo Básico da Construção - CUB/Uberaba, continua em alta, mesmo que através de pequenas variações. O índice - que tinha fechado janeiro de 2013 em R$ 761,32 o metro quadrado, agora fechou fevereiro em R$ 767,15. Uma variação de 0,76%, segundo o economista e professor Sérgio Martins, da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro/Centro de Ensino Superior de Uberaba - FCETM/Cesube. Informação integra os indicadores de mercado divulgados pela instituição, e a variação é resultado do aumento de preços em materiais básicos e levíssima oscilação na mão de obra.

1º emprego
E por falar em mão de obra, o Sindicato dos Contabilistas de Uberaba anuncia a realização do curso Rotinas Administrativas Para Iniciantes, cujo objetivo é capacitar menores de 18 anos ao 1º emprego. O diferencial é que o curso - segundo o presidente Mauro Sérgio de Melo, será gratuito para os interessados de baixa renda, e que estejam estudando em escolas públicas (municipais e estaduais). Curso acontece dias 13, 14 e 15 de maio, e os participantes vão receber lanche, certificado de participação e serão cadastrados no sindicato para encaminhamento ao trabalho. Inscrições e informações pelo telefone (34) 3075-3542.

Idiomas
Enquanto isso, a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais - UAITEC, informa que as inscrições para os cursos de idiomas (inglês, francês, espanhol e português) foram prorrogadas para até o dia 11 de março. Vale lembrar que o projeto do governo do Estado, e coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é gratuito, e oferecido através de Educação a Distância. O início das aulas será dia 18 de março, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34)3331-5581.

www.jornaldeuberaba.com.br/
Lançamento do novo site do JU, nesta quarta-feira, 6 de março, bombou nas redes sociais. E com muita razão de ser: o site ficou bonito, eficiente, ágil e muito interessante. Parabéns aos idealizadores.


Kaká Carneiro e o presidente do PSL/MG, Agostinho Neto, andam articulando aos montes sobre 2014