Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 11/07/2013
Bastidores
Bastidores
Cadê eles?

Nestes tempos em que tanto se fala em médicos e medicina, vale ressaltar que a Prefeitura de Uberaba conseguiu reduzir, um pouquinho, a defasagem destes profissionais na rede pública de urgência e emergência. Edição nova do Porta-Voz – jornal oficial/virtual do município, trouxe a contratação de oito médicos. Na edição anterior, o PV havia publicado pedidos de demissão de 21 profissionais.

Sob controle
E por falar em saúde pública, o prefeito Paulo Piau (PMDB) baixou decreto criando a Comissão de Controle da Judicialização da Saúde – que tem o objetivo principal de fiscalizar, controlar e minimizar os prejuízos sofridos pelo município com ações judiciais que envolvam o fornecimento de medicamentos e insumos. A comissão deve levantar o número de ações – e os pedidos individuais; acompanhar as decisões da Justiça; especificar o descumprimento total ou parcial; entre outros. Vigência tem prazo indeterminado.

Dose dupla
O voto secreto nas casas legislativas – Congresso, Assembleias e Câmaras Municipais, é tema de pesquisa que o aluno do 8º período de Direito da Universidade de Uberaba – Uniube, e 1º período de História na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Guilherme Gonzaga Bento, está colocando no papel, sob a coordenação do constitucionalista André Del Negri, professor da Uniube, e que também trabalha o assunto em seu doutoramento na Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG.

Mundo novo
A pesquisa de Guilherme Bento é realizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, para apoiar a política de iniciação científica desenvolvida nas instituições de ensino e/ou pesquisa, por meio da concessão de bolsas de estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. E acontece num momento histórico do país, em que, sob pressão das manifestações populares, as casas legislativas procuram adotar medidas consideradas politicamente corretas – tipo, por exemplo, a abertura das votações.

Mundo antigo
Na edição de ontem, Bastidores lembrou que a Câmara de Uberaba saiu na frente em relação ao Congresso e às Assembleias Legislativas – inclusive a de Minas Gerais, que acaba de aprovar o fim do voto secreto. Desde 2006, o voto secreto está extinto da Câmara de Uberaba. Em eleições de mesa diretora; vetos do prefeito; julgamento de vereadores (processos de perda de mandato), enfim, sem qualquer prejuízo para as articulações de bastidores de praxe, os vereadores de Uberaba expõem seus votos e os motivos, sem subterfúgios. 

Novos ingredientes
E por falar em manifestações populares, os organizadores dos protestos que estão movimentando Uberaba desde 21 de junho têm nova edição programada para hoje, a partir das 16h, no Calçadão da Rua Artur Machado. O evento público vai contar com alguns ingredientes especiais: apresentações culturais; recolhimento de assinaturas para abaixo-assinado pelo passe livre e pela criação da empresa pública de transporte coletivo; e panfletagem. 

O clima
Aliás, o estudante Guilherme Fernandes – “nomeado” para acertar as apresentações de capoeira, já estava com tudo prontinho, ontem, segundo prestação de contas feita por ele, em rede social. 
“Consegui contato com o mestre Vapor, que irá com uma média de quatro alunos do grupo dele fazer uma espécie de aulão de capoeira, algumas gingas e falar um pouco sobre a capoeira também. Só ressalto pra ver se tem como colocá-lo entre as primeiras atrações, pois ele me disse que tem de trabalhar às 18h30. Ele agradeceu a oportunidade e disse que está conosco pro que der e vier ... Valeu turma ... O que precisar pro movimento, me avisem que eu dou um jeito!!! Força sempre !!!”

Nova data
Abertura de inscrições para o Festival de Música de Uberaba foi transferida para o dia 15 de julho – segundo informação dos organizadores. Inicialmente, as inscrições seriam abertas ontem... O festival promovido por Vinícius Oliveira, Caio Presotto e Edvaldo Cardoso pode ganhar o apoio da Fundação Cultural de Uberaba, dependendo do resultado de reunião convocada pela entidade, para dia 15. A presidente Sumayra Oliveira revelou que a Fundação Cultural tem um festival programado para novembro. Mas admite: “Se celebrarmos a parceria e apoio, não iremos realizar este evento”.


MEMÓRIA - Arcebispo de Uberaba, historiador Dom Paulo Mendes Peixoto lanchou esta semana na Superintendência do Arquivo Público com a diretora Marta Zednik de Casanova, conforme revela a foto de Mariano Leite. Na oportunidade, o arcebispo deixou a turma com água na boca...E não foi por causa do lanche, mas sim, porque prometeu abrir o riquíssimo acervo da Arquidiocese de Uberaba para os pesquisadores do Arquivo. Vale lembrar que a história de Uberaba se confunde com a história da igreja católica.