Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/07/2013
Bastidores
Bastidores
Cara nova

Depois de atender alguns pedidos de jovens manifestantes e fornecer cartazes para os protestos públicos, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, professor Manoel Rodrigues Neto, riu de orelha a orelha ao posar para fotos, ao lado de 40 alunos da Fundação de Ensino Técnico Intensivo – Feti. 

Aula extra
Os adolescentes – de 13 a 16 anos de idade, moram no Residencial 2000 e estão participando do curso de Vendas e Técnicas de Atendimento e Recepção, promovido pela Feti. A professora Rute Araújo levou a garotada pra conhecer a Aciu, e pra surpresa de todos, foram recebidos pelo próprio presidente, que apresentou a casa e falou sobre a importância do empresariado no desenvolvimento de Uberaba.

De aluno a presidente
Pra quem não sabe, o atual presidente da Aciu foi aluno de Ciências Contábeis, em seguida professor, e depois coordenador do curso na Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM, que integra o Sistema Aciu/Educação (além do Centro de Ensino Superior de Uberaba – Cesub). Manoel Rodrigues, 49 anos, não se cansa de dizer que a empregabilidade dos alunos das duas escolas supera o índice de 90%.

Rock’n’roll 
Enquanto isso, a Fundação Cultural de Uberaba também soma mais um sucesso. Nada menos do que 23 bandas se inscreveram na seleção pública para o Dia Mundial do Rock – comemorado dia 13 de julho, sábado. Devido ao formato do evento, apenas dez foram selecionadas e vão fazer barulho na praça da Concha Acústica, entre 14h e 19h. Os jurados admitiram que a escolha foi extremamente difícil, o que já antecipa um festival de muita qualidade.
 
À flor da pele
Vice-líder do prefeito na Câmara e presidente da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças, Samuel Pereira (PR) anda com a sensibilidade aflorada. Vira e mexe entende que está sendo vítima de chacotas ou piadinhas por parte de algum colega – ou de vários colegas, e reclama da falta de respeito. O presidente Elmar Goulart (PSL) já se especializou em tentar convencer o republicano de que ele está enganado, e de que os outros 13 vereadores o amam muito.

Cemig na UAI
População de Uberaba tem novo local para solicitar serviços da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig. Trata-se da Unidade de Atendimento Integrado – UAI, da cidade, localizada na avenida Santa Beatriz, 1.880. Entre os atendimentos estão: mudança do dia de vencimento da conta; atualização de endereço para  entrega da fatura; encerramento contratual; falta de energia; informação de contas a pagar; poda de árvore; segunda via de conta; religação; cadastramento de baixa renda.

Todos os gostos
Esta coluna tem informado sobre o Festival de Música, sobre o Festival de Rock...e agora, eis aqui, notícia sobre o 1º Festival de Pagode de Uberaba. Acontece hoje, no Olímpia, que fica bem ali, na Apolônio Sales, com Fernando Costa. Entre os grupos confirmados: Kitocada, Rancho do Samba, Camisa 10, Mistura Perfeita, Luciano Borges, Tiaguinho do Inimigos do Patrão. Até meia-noite mulher não paga. Contato pode ser feito através do e-mail festivaldepagodeura @gmail.com.

Concorrência
Difícil saber quem fez mais sucesso no lançamento do site do vereador e presidente do PRB/Jovem de Minas Gerais, Franco Cartafina: se foi ele ou o Franquinho - o mascote que convida o internauta para entrar no site. Vale conferir: www.francocartafina.com.br.

Sentença confirmada
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, confirmou sentença de primeira instância – do juiz da 5ª Vara Cível de Uberaba, Timóteo Yagura, que julgou procedente a ação civil pública de improbidade administrativa movida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, contra o ex-vereador Jorge Ferreira – não reeleito em 2012. Ele é acusado de ter exigido parte dos vencimentos recebidos pelos servidores lotados em seu gabinete. O ex-vereador sempre negou a acusação.

Previsões...
Tudo indica que o prefeito Paulo Piau (PMDB) já tem uma alternativa preferida para as adequações do aeroporto de Uberaba. Em release distribuído por sua assessoria, sobre reunião com o ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, é revelado que as adequações devem gerar desapropriações. A opção, entretanto, preocupa PP: “O que queremos é um projeto alternativo e que cause o menor transtorno possível para a comunidade.”

...Raios e trovoadas
As adequações do aeroporto também preocupam o Ministério Público Federal – MPF, que vai realizar audiência pública no dia 17 de julho, às 14h, no anfiteatro da biblioteca central da Universidade de Uberaba – Uniube, para tratar do assunto. Afinal, o aeroporto precisa se adequar, mas está espremido pelas residências de várias famílias que foram invadindo os arredores ao longo do tempo. O MPF cita duas alternativas: a desapropriação dos imóveis localizados até 150 metros das cabeceiras da pista, ou o recuo das cabeceiras, atendendo às normas de segurança, porém, diminuindo a própria extensão da pista.


AGRADOS - Presidente da Aciu, Manoel Rodrigues posa para foto ao lado dos alunos da Feti e da professora Rute Araújo