Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 17/07/2013
Bastidores
Bastidores
A última que morre...

Nota publicada aqui, ontem, informando que 16 de julho é o “Dia do Estado de Minas Gerais” – instituído lá pelos idos de 1979 pelo então governador Francelino Pereira, mexeu com os separatistas. “Quem sabe um dia poderemos também fixar o “Dia do Estado do Triângulo!” – bradou o empresário (Casa do Folclore) e promotor e divulgador cultural, Gilberto Rezende.

Reservado...
Terreno localizado na avenida Bandeirantes, no bairro Gameleira 2, em uma das entradas de Uberaba, será desapropriado para sediar um terminal de transporte coletivo – neste caso, para servir o Corredor Sudeste. Informação é de uma fonte do governo municipal, cansada de tanto ler – aqui, em Bastidores, e acolá, queixas e mais queixas de moradores contra a imensa área, aparentemente “de engorda”.

...pela mobilidade
O terreno – que fica bem ao lado de um abrigo de ônibus, inclusive com um moderno painel eletrônico, não tem muro, não tem calçada e vive cheio de mato. Mas a fonte da prefeitura garante que tudo isso está por um fio. Afirma que os recursos para a implantação do terminal já estão aprovados no Ministério das Cidades e na Caixa Econômica Federal, e que o projeto encontra-se em fase final de elaboração na Secretaria Municipal de Planejamento de Uberaba.

Mais um...
E por falar em Caixa Econômica Federal, o servidor público de Uberaba Edson Lourena mandou e-mail pra coluna Bastidores, fazendo coro aos inúmeros reclamantes do “Programa Minha Casa Melhor” – aquele que promete facilidades para a aquisição de móveis e eletrodomésticos para quem já está no “Programa Minha Casa, Minha Vida”. 

A propaganda
Reza a lenda que, “com o cartão Minha Casa Melhor, você tem até R$ 5 mil de crédito para comprar móveis e eletrodomésticos e pagar em até 48 vezes. Você escolhe os produtos na loja, compra pelo preço à vista com direito a, no mínimo, 5% de desconto e depois vai pagando à Caixa. Tudo isso com uma prestação bem baixinha. São mais de 13 mil lojas participantes para você comprar 10 tipos de móveis e eletrodomésticos e mobiliar sua casa nova. Você começa a pagar depois de usar todo o valor contratado.”

A realidade
O problema é que as redes sociais estão ficando congestionadas de tanta queixa. Os chorosos – a exemplo do leitor Edson Lourena, dizem que conseguiram o cartão do “Programa Minha Casa Melhor”, mas que não tem reza braba que ajude na liberação do dito cujo. Tormento é a palavra usada por pelo menos 80% dos reclamantes. “Veja se alguém pode nos socorrer, Giselda!” – pede Lourena.

Impacto
Outro leitor mandou e-mail lamentando a ausência dos deputados de Uberaba na reunião promovida em Belo Horizonte, por lideranças políticas e classistas, com o objetivo de cobrar agilidade da Petrobras na construção da fábrica de amônia, e do governo mineiro, na implantação do ramal do gasoduto. “É triste ver que um assunto tão importante pra cidade não atraiu os quatro deputados!” – desabafou Reinaldo S.

Dor de cotovelo...
O leitor faz, inclusive, uma comparação entre os deputados de Uberaba – os federais Marcos Montes (PSD) e Aelton Freias (PR) e os estaduais Antônio Lerin (PSB) e Adelmo Leão (PT), com a principal liderança política da vizinha Frutal, Narcio Rodrigues (PSDB). Diz que Narcio tem mais do que domicílio eleitoral em Frutal... “Ele tem uma ligação umbilical” – afirma.

Informadíssimo...
Reinaldo S. faz questão de dizer que é eleitor em Uberaba, e parte daí pra um verdadeiro tratado sobre o político de Frutal. “Ele não perde nem campeonato de cuspe, lá na terra onde ele vota e tem base eleitoral! E não perde uma chance de destinar projetos pra lá!” – acrescenta. Reinaldo S. cita como exemplo que, neste fim de semana, Narcio marcou presença em Frutal, acompanhado de sua colega secretária de Estado Ana Lúcia Gazolla (Educação), e do reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Dijon Moraes.

Moral da história
Se o deputado estadual licenciado e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, for escolhido pelo PSDB para candidatar-se a governador em 2014, um voto ele tem garantido: de Reinaldo S.

Loteria...
Para marcar o aniversário de 56 anos do Lar da Caridade/Hospital do Pênfigo, a loteria federal - com autorização da Caixa Econômica Federal, terá sorteio beneficente de prêmios no dia 31 de agosto de 2013 em favor da instituição. Com mais de 10 mil atendimentos/mês, através de vários programas idealizados por dona Aparecida Conceição Ferreira, a diretoria é atualmente liderada por seus netos. O bilhete custa apenas R$ 20 e pode ser adquirido na sede da entidade, na rua João Alfredo, 437, no bairro Abadia. Concorre a cinco prêmios, incluindo um Fiat/Palio Fire Economy Prata 0km.


MOBILIDADE URBANA – Diz uma fonte da Prefeitura de Uberaba, que o imenso terreno da avenida Bandeirantes/Gameleira 2, que já provocou centenas de reclamações, vai sediar um terminal de ônibus