Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 19/07/2013
Bastidores
Bastidores
Quem conta um conto...

A educadora e escritora uberabense Ana Cristina Fraga comemora a 6ª classificação no I Festival de Contos do Rio de Janeiro, evento promovido pela Associação Internacional de Escritores e Artistas – Literarte, que, sob a presidência de Izabelle Valladares, agitou o Teatro Municipal de Cabo Frio. A uberabense participou com o conto “A Quinta Ana”,  em homenagem ao poeta, tradutor e jornalista Mário Quintana, morto em 1994.

Sucesso
Apresentações de teatro, dança, oficinas, artistas, escritores e leitores marcaram a grande noite do 1º Festival de Contos do Rio de Janeiro, que recebeu nada menos do que 628 contos de vários países. Por sinal, a Literarte acaba de ser convidada para criar uma versão do festival em Buenos Aires, na Argentina. 

Quem cedo madruga...
Enquanto isso, o estudante Aleff Madruga (ex-PMDB) se debruça sobre estatutos partidários em busca de princípios que se alinhem com seus pensamentos. Objetivo – segundo e-mail enviado por ele a Bastidores, é escolher o melhor abrigo para sua nova filiação. Mais do que isso: é escolher o melhor abrigo para sua candidatura em 2016. Neste ano, o eleitorado vai às urnas para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Pompa e circunstância
O estudante diz que é importante que a população saiba “que tem gente nova, com novas ideias na política de Uberaba”. Além de ler os estatutos, Aleff Madruga afirma que já conversou pessoalmente com dirigentes do PSDB e da Rede Sustentabilidade, esta última legenda, em fase de implantação, inclusive com a participação de Aleff. “Fiquei satisfeito com estes dois partidos, mas ainda irei conversar e conhecer outros, para que em setembro eu possa declarar o meu novo partido. E então poder iniciar o meu projeto para 2016” – anuncia.

Movimento
Conselheiro e ex-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL/Uberaba, Fúlvio Ferreira é o entrevistado do programa Movimento desta semana. Na conversa com a jornalista Evacira Coraspe, ele fala sobre empreendedorismo e empreendedores de sucesso na região e no Brasil. Programa Movimento é produzido pela Câmara de Uberaba e vai ao ar às sextas-feiras, às 15h30, simultaneamente no Canal Câmara (sinal digital 61.1) e na TV Câmara/Universitária. No mesmo dia o programa é reprisado na TV Câmara/Universitária, às 21h, e às terça-feiras, às 13h30, no Canal Câmara.


BRINDE EXTRA – A educadora e escritora uberabense Ana Cristina Fraga foi destaque no Teatro Municipal de Cabo Frio, e, de quebra, ganhou atenções do convidado especial, o ator Maurício Mattar

Afinação
Coordenadores Rochelle Bazaga e Guilherme Gonzaga Bento e os alunos eleitos na versão de estreia do Parlamento Jovem de Uberaba afinam a participação na etapa estadual, que acontece de 21 a 23 de agosto, em Belo Horizonte. Os temas aprovados em Uberaba serão defendidos por estudantes do Colégio Marista Diocesano e da Escola Estadual Corina de Oliveira, que participaram do Parlamento Jovem Municipal – braço do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e instalado em Uberaba através de projeto do vereador Franco Cartafina (PRB).

Cruzada 1
Na luta inglória pela consolidação dos megaprojetos bilionários previstos para Uberaba – o ramal do gasoduto e a planta de amônia, eis que o deputado estadual Adelmo Leão (PT) distribui release anunciando que enviou ofício aos ministros das Minas e Energia, Edson Lobão, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, reforçando a reivindicação da fábrica de amônia. E o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) saiu a público para defender o governador Antonio Anastasia (PSDB), que está sendo acusado de não dar a atenção devida para o gasoduto.

Cruzada 2
O problema no caso específico dos dois deputados estaduais é que as lideranças classistas e políticas de Uberaba que organizaram e participaram de reunião, esta semana, em Belo Horizonte, não andam nada satisfeitas com eles. Acontece que o encontro foi realizado justamente para reforçar a importância dos dois megaprojetos. E adivinhe quem não apareceu!!!

Sem comando
E como tem gente falando em nome de partidos sem comando, vale lembrar aqueles que estão no vermelho em Uberaba – cor usada pelo Tribunal Superior Eleitoral para indicar legendas acéfalas: PCB; PDT; PV; PHS; PSB; PSDB; PSDC; PTN... Detalhe: as definições podem acontecer a qualquer momento em alguns destes casos.

Reduzir, não!
Presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo fez questão de marcar presença na audiência pública promovida esta semana pelo Ministério Público Federal/Procuradoria de Uberaba para discutir as irregularidades do aeroporto da cidade. E tem seu lado definido. Avalia que a redução da pista – umas das propostas em debate, seria prejudicial para Uberaba.

Direitos
Em resumo, Vicente Flávio investe na segunda alternativa: a desapropriação de imóveis localizados ao redor do aeroporto. “Se for do interesse público desapropriar imóveis da redondeza, para cumprir a legislação inerente à segurança, que elas ocorram com a observância de todos os direitos dos particulares envolvidos” – defende o presidente da OAB/Uberaba.