Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 30/07/2013
Bastidores
Bastidores
O furo

Divulgada no Fantástico/Globo, na noite de domingo, entrevista exclusiva do Papa Francisco ao repórter Gerson Camarotti, da GloboNews, foi o grande destaque da emissora ao longo da segunda-feira. Por sinal, o repórter saiu da condição de entrevistador para a de entrevistado...E contou que estava correndo atrás desde que Francisco assumiu o cargo, e confirmou que viria ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). “Eu já estava achando que não daria certo” – revelou o jornalista que, ainda assim, insistiu e persistiu. 

Dose dupla
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais tem duas audiências públicas programadas para discutir a proposta de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro. Encontros acontecem dia 5 de agosto, segunda-feira, em Araguari (às 8h) e em Monte Carmelo (às 13h). Prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB) – que lidera o movimento, está nas duas listas de convidados.

“Já estou com saudades”...
_Declaração do Papa Francisco, ao se despedir do Brasil, neste domingo.

Seguindo o Papa
Jornalista uberabense Paola Lage – assessora do governo estadual do Rio de Janeiro, está rindo de orelha a orelha. Também pudera! Após uma semana acompanhando o Papa Francisco nas atividades oficiais do governo do Estado, ela teve a recompensa: foi abençoada pessoalmente. A jornalista chefiou o cerimonial da Câmara de Uberaba em 2006 e 2007, entre outras assessorias.

Por água abaixo
E conforme antecipou esta coluna na edição de domingo, 28 de julho, o odontólogo, ex-secretário de Saúde, ex-presidente e principal liderança do PPS/Uberaba, Alaor Carlos de Oliveira Júnior, e o ex-vereador e uma das lideranças do PMN/Uberaba, Jorge Ferreira, não vão mesmo tornar-se correligionários na Mobilização Democrática – MD/Uberaba, que nasceria da fusão dos dois primeiros partidos.

Silêncio...
Enquanto PPS e PMN avançavam na fusão e na criação do novo partido - que já era tido e havido como assunto definido, em  Uberaba, o “falante” Alaor Carlos se recolheu ao silêncio, como se o assunto nem tivesse a ver com ele – que, até então, presidia o PPS. E nem precisa ser esperto pra captar o espírito da coisa: na comissão executiva do PMN estava/está o encrencado Jorge Ferreira.

...rompido
Em convenção nacional realizada domingo, em São Paulo, o PMN descartou definitivamente a fusão que vinha sendo negociada desde o início do ano. Horas antes da convenção, Alaor Carlos comentou com a colunista: “Penso que a fusão será detonada na reunião do Diretório Nacional do PMN. Ideologicamente, nada ajuda ou justifica a fusão. Embora não se trate de siglas antagônicas, nossos princípios e histórias são muito diferentes.”

Controvérsias
(Versão 1)

Vale lembrar que, de um lado está o ex-vereador - que enfrentou uma série de acusações ao longo da legislatura passada (2009/2012), não foi reeleito, e recentemente teve sua vida ainda mais complicada. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, confirmou sentença do juiz da 5ª Vara Cível de Uberaba, Timóteo Yagura, incluindo Jorge Ferreira na Lei da Ficha Limpa. Ele é acusado de ter exigido parte dos vencimentos recebidos pelos servidores lotados em seu gabinete. O ex-vereador nega a acusação, ressaltando que os servidores o acusaram por terem sido demitidos.

Controvérsias
(Versão 2)

E de outro lado está Alaor Carlos  - um crítico contumaz de todo e qualquer conceito que se desvie da correção na política. Chegou a abandonar o cargo de secretário da Saúde no governo de Anderson Adauto (sem partido), denunciando supostas irregularidades em processo seletivo realizado pela pasta. Enfim, ainda que a MD fosse confirmada na convenção de domingo, era líquido e certo que Alaor e Jorge não estariam juntos. 

Revelações
Em entrevista ao Jornal de Frutal, o deputado federal licenciado e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues (PSDB), anuncia que não vai mais disputar cadeira na Câmara dos Deputados. Diz que, por decisão do grupo político, seu sucessor é o filho, o presidente do PSDB Jovem de Minas Gerais, Caio Narcio. E fecha a dobradinha, revelando que seu candidato a deputado estadual é o triangulino Zé Maia (PSDB), que está no terceiro mandato e é candidato à reeleição em 2014.

Sem descanso
Com domicílio eleitoral em Frutal e ligações profissionais, políticas e pessoais com Uberaba, Narcio Rodrigues não está pensando em aposentadoria... Muito antes pelo contrário! Tem um olho na sucessão do governador Antonio Anastasia e outro no Senado Federal. Vai depender, é claro, do que o PSDB decidir...O que não provoca dúvida é que – independentemente da escolha, Narcio será um dos homens da linha de frente da campanha do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) pelo cargo de presidente da República.


REGISTROS - Andréa Fabri – diretora do curso de Direito; deputado federal Marcos Montes (PSD) – membro do Conselho Universitário da escola; Inara Barbosa – pró-reitora, e Marcelo Palmério – reitor, posam para as lentes de Antares, logo após deixarem a mesa da Colação de Grau, na Universidade de Uberaba – Uniube