Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/08/2013
Bastidores
Bastidores
Vaivém

Sem novidades... Edição de ontem do Porta-Voz – jornal oficial/virtual do município de Uberaba, trouxe, numa só tacada, nada mais nada menos do que 13 demissões de médicos. Como sempre, a pedido deles. Nem o decreto de emergência - que exime o governo municipal de cumprir as exigências burocráticas para contratação, está fazendo efeito. O último processo seletivo, concluído dia 31 de julho, abriu vagas em todos os setores da rede pública municipal. 

1ª chamada
E portaria da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde publicada ontem trouxe a primeira chamada dos médicos que se inscreveram no Projeto Mais Médicos para o Brasil. O programa oferece salário de R$ 10 mil para quem aceitar trabalho em regiões distantes ou em lugares que estão enfrentando dificuldades para contratar. 

Fora da lista
Levando em conta que o secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan, informou que o município se inscreveu no programa, vale destacar que a cidade não está entre as escolhidas pelos médicos inscritos e convocados na primeira chamada. Entre as cidades mineiras escolhidas pelos profissionais estão a capital, municípios de médio porte e, claro, cidades turísticas.

Escolhidas 1
Itajubá, Belo Horizonte, Passos, Caratinga, Coronel Fabriciano, Moeda, Padre Paraíso, Ubá, Novo Cruzeiro, Raposos, Contagem, Sobrália, Sete Lagoas, Itinga, Ribeirão das Neves, Unaí, Pintópolis, Campo Azul, Januária, Itaguara, Orizania, Chapada Gaúcha, Curral de Dentro, Timóteo, Belo Vale, Entre Folhas, Periquito, Passos, Pedra Bonita, São Francisco, Buritis, Betim, Ipatinga, São Sebastião do Maranhão, Bonito de Minas...

Escolhidas 2
Nova União, Caraí, Vargem Alegre, Pedro Leopoldo, Ouro Verde de Minas, Ibiaí, Felisburgo, Frei Lagonegro, Rio Pardo de Minas, Novo Cruzeiro, Santo Antônio do Jacinto, Joaima, Sabará, Rio Acima, Novo Oriente de Minas, Vespasiano, Itaúna, Catují, Igarapé, Setubinha, Ipaba, Santa Bárbara, Felício dos Santos, Fervedouro, Brumadinho, São João do Pacuí, Pará de Minas, Coração de Jesus, Cipotânea, Alvorada de Minas, Córrego Novo.

Chovendo no molhado
E enquanto o povo sofre nas filas do Sistema Único de Saúde por falta de médicos, os profissionais – muitos deles formados em escolas federais, saem às ruas para protestar contra o Projeto Mais Médicos para o Brasil. Ao contrário dos professores, por exemplo, os protestos dos médicos – que já incluíram até paralisação (do que já está paralisado), não estão conseguindo a simpatia popular.

Pessoal
Tenho uma sobrinha que estuda Medicina e – verdade seja dita, me sentiria orgulhosa e feliz em vê-la resgatando o lado humano e social da profissão. 

Veto (Versão 1)
Orientado pela Procuradoria-Geral, e como já era esperado, o prefeito Paulo Piau (PMDB) vetou o Projeto de Lei 11.561, aprovado em maio deste ano, pela Câmara Municipal. A matéria determina que, antes de todas as projeções cinematográficas, os cinemas de Uberaba divulguem documentários sobre o combate à pedofilia e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Os próprios vereadores, quando votaram o projeto antipedofilia, reconheceram que o assunto tinha todos os indícios de inconstitucionalidade.

Veto (Versão 2)
Destaque-se por outro lado, que o plenário da Câmara tem a prerrogativa de derrubar o veto - em votação aberta, diga-se de passagem. Uberaba é uma das poucas cidades brasileiras em que o Legislativo abriu suas votações, não permitindo mais que os vereadores se escondam atrás do voto secreto para derrubar ou confirmar vetos do Executivo.

Adequações
Anteriormente chamada de Região Metropolitana de Uberlândia, a própria autora do Projeto de Lei 32/12, deputada estadual uberlandense Liza Prado (PSB), já cuidou de apresentar um substitutivo ampliando o nome para Região Metropolitana do Triângulo Mineiro. A matéria ainda está tramitando em 1º turno nas comissões, terá que passar pelo 1º turno no plenário, e, em seguida, enfrentar um 2º turno nas comissões e no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Terreno
Enquanto isso, a Comissão Permanente de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia vai realizando audiências públicas em cidades do entorno da região proposta. Na segunda-feira, dia 5 de agosto, os encontros acontecem em Araguari (8h) e Monte Carmelo (13h). Prefeito Paulo Piau – defensor da RMTM, está com presença confirmada nas duas audiências.


VESPEIRO - Desacostumados às manifestações populares, os médicos de Uberaba – a exemplo do que aconteceu Brasil afora, foram às ruas para contestar o projeto do governo federal que coloca a categoria na berlinda