Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/08/2013
Bastidores
Bastidores
Imprensa e políticos

Editoria do JORNAL DE UBERABA (JU) foi extremamente ética na edição de ontem, no tratamento dispensado ao noticiário sobre o consórcio vencedor da licitação da Petrobras para construir a fábrica de amônia no bairro Industrial/Distrito Industrial III, em Uberaba.  Deu espaço pra todo mundo fazer sua mediazinha (teve até gente “ensinando” os outros como agir), mas fez justiça ao ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis.

Justiça seja feita
A notícia que abriu o assunto sobre o consórcio – assinada pela jornalista Graça Salvador, lembrou que Carlos Assis postou a informação na rede social. É isso aí...Foi ele quem deu o grito no Facebook, sexta-feira, logo cedo. Disse em seu mural: “A Petrobras elegeu o Consórcio Triângulo Mineiro, liderado pela italiana Tecnimont, vencedora da licitação que visa ao projeto e construção da planta de amônia de Uberaba, UFV-V. Fazem parte deste consórcio a Odebrecht, OAS, UTC e Camargo Correia”.

A ata
Apesar de a Petrobras não ter confirmado oficialmente, fonte de Bastidores garante que Assis estava muito bem informado. Ata da reunião em que o Consórcio Triângulo Mineiro foi eleito vencedor seria divulgada entre ontem e hoje. 

Premonição (Versão 1)
E tem mais: na quinta-feira, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico já tinha publicado no seu mural do Facebook: “Rapidamente, o Estado de MG deve reafirmar seu compromisso com o fornecimento do gás à planta de amônia, e informar à Petrobras que está providenciando uma PPP Cemig/TGBC para implantação do gasoduto de transporte, e que, para isso, conta com a união dos três governadores do PSDB – SP/MG/GO, por onde o gasoduto de transporte vai passar’.

The day after
Na sexta-feira, eis que o governador Antonio Anastasia (PSDB), durante andanças pelo interior do Triângulo Mineiro, agarrou-se ao microfone para anunciar: “Nós não vamos, em hipótese alguma, recuar. Essa fábrica de amônia será construída em Uberaba”. Lá do ladinho dele, escutando o recado, estava o prefeito Paulo Piau (PMDB) – o líder da tropa de choque do gasoduto e da fábrica de amônia, segundo jornais de Belo Horizonte.

Canseira
Aliás, dizem as más línguas que tem muita gente de Belo Horizonte, Brasília e até do Rio de Janeiro apoiando as reclamações de alguns uberabenses, que andam chateados com as viagens do prefeito. O motivo do apoio é o mesmo: ninguém aguenta mais o prefeito de Uberaba batendo na porta dos gabinetes dos ministros, da Agência Nacional do Petróleo e dos secretários de Estado, insistindo na liberação dos megaprojetos bilionários, tipo o gasoduto, a fábrica de amônia, o alcoolduto, a Zona de Processamento de Exportações... Sem contar que Paulo Piau sempre aparece com um punhado de lideranças a tiracolo.

Moral da história
Por outro lado, tem gente aqui mesmo, de Uberaba, anotando as queixas... Quer conferir a reação e os comentários destas pessoas quando os megaprojetos se tornarem realidade...

Grande ideia...
Concha Acústica vai ferver neste domingo, das 10h às 14h... Tem apresentação da cantora uberabense Brunna Buzollo, do jazzista Douglas Oliveira e de Pedro Amui. Enquanto isso, Léo Freitas, da Nuvem Design e diretor de arte do EP, fará ilustração em tempo real durante o evento. Quem alerta é Lisete Resende, da Fundação Cultural de Uberaba.

Revelações...
Em tempos de cólera contra os médicos que não querem assumir funções sociais, uma leitora de Bastidores pede espaço pra um comentário sobre médico da Unidade de Pronto-Atendimento do bairro Abadia. Ela não se lembra do nome dele, mas diz que “o nº que o identifica é 2657009”. 

...na contramão
E revela: “Apesar de jovem, acertou em cheio na avaliação e na medicação. Em poucos dias, me livrei das consequências de uma grande queimadura de 2º grau. Receitou remédios que tinham na farmácia da UPA, me encaminhou pra lá, e me tratou com respeito e dignidade”.

Atração fatal
E em tempos de cólera contra os “ensinamentos” do deputado federal Aelton Freitas (PR), em vídeo divulgado pelo Fantástico/Globo, ele conseguiu dividir as atenções, em encontro de prefeitos em Uberlândia, com os vários ministros presentes por ali. “Eu não consegui tirar os olhos dele, pra ver se ele estava pelo menos um pouquinho vermelho de vergonha” – diz o e-mail de um dos vários correspondentes com esta coluna.

Recapitulando
Pra quem esqueceu, vale lembrar que o deputado e presidente do PR de Minas Gerais aparece no vídeo “ensinando” a amigos políticos de Capetinga (MG) como comprar votos e plantar boatos contra os adversários em períodos de campanha.

Premonição (Versão 2)
E tem gente apostando que as tais imagens vão repetir o sucesso em 2014, quando Aelton Freitas estará disputando a reeleição. Dizem as más línguas – e as boas também, que até fogo amigo está sendo planejado, já que outros companheiros de grupo estarão na briga pelo mesmo cargo. Né mentira, não! Um leitor de Bastidores disse que a fita será encaminhada para especialistas darem uma “melhorada” nas imagens!


INESQUECÍVEL – Não tem quem olhe pro deputado Aelton Freitas e não se lembre das imagens veiculadas na Globo, e de quebra, em tudo quanto é mural do Facebook, além do troca-troca através de e-mails