Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 06/08/2013
Bastidores
Bastidores
Mortes

Correio eletrônico de Bastidores viveu um dia atípico, nesta segunda-feira, 5 de agosto. Os leitores deram um tempo nas reclamações corriqueiras contra os políticos e a política, para se queixarem do trânsito de Uberaba. As palavras “morte” e “assustado/a” lideram nos textos.

Boa ideia
Um dos leitores manda uma sugestão para o governo municipal. Segundo ele, enquanto não se consegue dinheiro para uma reorganização ampla no trânsito de Uberaba, que se invista em campanhas educativas. 

Vidas
Diz o leitor que as peças publicitárias deveriam ocupar os horários e espaços nobres dos veículos de comunicação, com campanhas para motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas. “Uma vida que for salva já valerá a pena o investimento” – avalia.

Recapitulando
Na edição de 28 de julho, Bastidores já dava um indicativo da preocupação com o trânsito. Revelou que, durante encontro realizado este ano pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na cidade, para colher prioridades para os próximos dois anos, a saúde foi recordista com 12 sugestões... Trânsito/transporte recebeu 11 propostas. Só depois vieram: educação, segurança pública e desenvolvimento regional.

Lembranças
E num dia dedicado quase que 100% aos e-mails sobre acidentes e mortes no trânsito de Uberaba, alguém mandou recado, ontem, lembrando que, em 2012, a colunista de Bastidores e do blog CONTA-GOTAS...Notícias lotou a paciência dos leitores com fotos do então candidato Paulo Piau (PMDB) subindo de joelhos, em agosto, as escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria.

O retorno
A leitora – que é eleitora do agora prefeito, questiona se ele não vai subir novamente as escadarias, neste agosto de 2013. Carola, a moça explica: “Ele tem que agradecer, uai!” E ainda cobra da colunista a publicação das fotos.

Lugar especial
Coordenador do PRB Jovem de Minas Gerais e 1º secretário da Câmara de Uberaba, vereador Franco Cartafina, marcou presença, ontem, em Brasília, para acompanhar a sanção presidencial ao Estatuto da Juventude. Convite para o evento – que aconteceu no Palácio do Planalto, partiu do presidente nacional do PRB Jovem, deputado distrital Evandro Garla. 

História
Vale lembrar que não é de hoje que Franco Cartafina tem escrito seu nome na história do movimento jovem. Foi dirigente estudantil; em 2011, representou Uberaba e Minas Gerais na II Conferência Nacional de Juventude; e agora, estreia na cadeira de vereador já propondo, aprovando e apoiando uma série de projetos voltados para os direitos da juventude uberabense. 

Duro de nascer
O texto do Estatuto da Juventude foi debatido ao longo de quase dez anos no Congresso Nacional. Aprovado em abril de 2013, é uma declaração dos direitos dos jovens - com idades entre 15 e 29 anos. O Brasil tem, hoje, cerca de 51 milhões de pessoas nesta faixa etária.

Cidade jovem
Números do último censo oficial do IBGE – de 2010, indicam que Uberaba tem 78.854 pessoas entre 15 e 29 anos de idade. Deste total, 39.784 são homens e 39.070 são mulheres.
De 15 a 19 anos são 24.030 jovens; de 20 a 24 anos são 27.890, e de 25 a 29 anos são 26.934 pessoas.

Ditado da semana
“Quem fala demais, dá bom dia a cavalo...”


CALÇADA DA FAMA – Vereador Franco Cartafina foi convidado especial para acompanhar a sanção da presidente Dilma Rousseff ao Estatuto da Juventude