Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 07/08/2013
Bastidores
Bastidores
Entreveros

Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis sai em defesa do seu ex-chefe, Anderson Adauto (sem partido), que andou recebendo algumas bordoadas por ter dado palpite nas ações pró-fábrica de amônia. Em entrevista divulgada para a imprensa, AA chegou a dar “aulas” para as lideranças de Uberaba que estão mobilizadas em torno do assunto. A turma não gostou nada...nadinha de nada, já que ele não concretizou a conquista durante seus dois governos (2005/2012). 

Intenção
De acordo com Assis – na opinião postada em rede social, “a intenção de Anderson, certamente foi a de aderir ao movimento pró-planta de amônia, iniciado em 2012 quando sinais de dificuldades com as duas licitações canceladas, apareceram”. E prosseguiu: “Vamos formar uma corrente suprapartidária para lutarmos por esta planta, pois muitas dificuldades estão ainda por vir”.

Dólares
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico também saiu em defesa do valor atual das obras: “Interessante registrar que o investimento anunciado pela Petrobras para o projeto é de US$ 1,3 bilhão, e considerando que a licitação é do tipo turn-key, tudo incluído, com o dólar a R$ 2,3, até que é compatível”. Acontece que o valor inicial ficava bem abaixo do que foi articulado ao longo do processo licitatório...
EM TEMPO: Através da operação turn-key, a empresa vencedora de uma licitação é obrigada a entregar a obra em condições de funcionamento, e tanto o preço da obra quanto o prazo de conclusão são definidos ao longo do processo licitatório.

Fontes
Quanto ao fato de algumas pessoas terem ficado sabendo o resultado da licitação, antes de outras, é encarado com naturalidade por Carlos Assis. “Não se trata de vazamentos” – segundo ele, mas de “transparência”. De acordo com o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, as audiências para abertura de propostas de licitações são abertas a técnicos e profissionais afins. Além disso, ao final é lavrada uma ata, que é rubricada pela comissão de licitação e pelos representantes das empresas concorrentes, que recebem cópia do documento. “É tudo aberto e transparente” – afirma ele. 

Dia dos Pais
 “É importante refletir sobre a figura do pai na Semana da Família. Não basta celebrar o “Dia dos Pais” se não pensamos na revitalização de seu compromisso paterno hoje. É hora de olhar para a figura de José, o pai de Jesus e sua ação na Família de Nazaré. Nele encontramos todas as qualidades essenciais para ser um bom pai”.
_Dom Paulo Mendes Paixoto, arcebispo de Uberaba, em artigo divulgado no seu mural, no Facebook

Investigações...
Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, José Carlos Fernandes Junior encaminhou ofício ao prefeito Paulo Piau requerendo cópia de toda a documentação relacionada na auditoria realizada na Prefeitura de Uberaba pela empresa Libertas Auditores & Consultores. Já de posse do relatório parcial divulgado pelo atual governo, o promotor pede agora os comprovantes de tudo o que foi apontado de irregular nos levantamentos.

...sem precipitações
Auditoria foi contratada pelo novo governo para fazer um pente-fino no governo passado – leia-se Anderson Adauto, e, de acordo com entrevista coletiva concedida pela direção da Libertas Auditores & Consultores, foram constatadas várias irregularidades. O promotor José Carlos Fernandes tem dito e repetido que só vai se posicionar depois que tiver acesso aos documentos e a todos os detalhes da auditoria.

Longe dos olhos
Enquanto isso, a última postagem do ex-prefeito no seu mural no Facebook aconteceu dia 3 de janeiro de 2013: “Hoje é o primeiro dia útil de 2013. Em 30 anos, o primeiro dia sem responsabilidades coletivas. Prevaleceu só a responsabilidade individual. Gostei muito também!”

Responsabilidades
Ao contrário do dia 20 de maio, quando trançou entre Uberlância (9h) e Uberaba (15h), para acompanhar duas audiências públicas sobre o assunto num mesmo dia, o prefeito Paulo Piau dividiu neste 5 de agosto, segunda-feira, com seu colega Gilmar Machado (PT), a incumbência de marcar presença em Araguari (8h) e Monte Carmelo (13h), para o debate sobre a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Piau fez voo rasante na parte da manhã e Gilmar, no período da tarde.

Liderança
Levando em conta que os dois prefeitos são os principais articuladores e interessados na criação da RMTM/AP, pelo menos um deles precisa marcar presença nas diversas audiências públicas que estão sendo promovidas pela Comissão Permanente de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – onde tramita o projeto da criação da região.


SEM PRECONCEITO – Nos agitos da festa de Nossa Senhora da Abadia, em Uberaba, ninguém fica esquecido... Assim como outras categorias – inclusive a imprensa, a semana que culmina com o 15 de agosto dedicou um dia para que os políticos fossem abençoados. A imagem de Marco Aurélio Photos mostra, ao lado da Santa, entre outros, o prefeito Paulo Piau (PMDB), o deputado federal Marcos Montes (PSD), acompanhados de suas respectivas mulheres, Heloísa e Marília, e o presidente da Câmara, Elmar Goulart (PSL)