Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 09/08/2013
Bastidores
Bastidores
Aleluia

Em meio à guerra de guerrilha entre médicos e governo federal por causa do programa Mais Médicos para o Brasil, nada menos do que 78 profissionais de Uberaba se inscreveram nos quatro processos seletivos recém-abertos pelo governo municipal: médicos da rede; urgência e emergência/12horas; urgência e emergência/24horas; Programa Saúde da Família/PSF.

Fora da lista
O número surpreendente acontece num momento em que a cidade se candidatou a receber médicos do programa do governo federal – que prevê, inclusive, a contratação de estrangeiros. Vale lembrar, entretanto, que Uberaba não foi incluída na 1ª chamada divulgada pelo Ministério da Saúde na semana passada.

Entrevista técnica
Enquanto isso, os 78 inscritos nos processos seletivos abertos pela Prefeitura de Uberaba têm entre os dias 19 de 23 de agosto para se submeterem a uma entrevista técnica – única condição para a contratação. Detalhe: alguns nomes na relação dos inscritos são profissionais experientes, mais velhos e conhecidos da comunidade.

Recapitulando
Há vários anos, o governo municipal de Uberaba tem feito das tripas o coração para preencher 77 vagas na saúde pública da cidade, incluindo atendimentos de urgência e de emergência. Decretos de emergência foram baixados nos últimos anos – dois deles já no governo Paulo Piau, empossado há cerca de sete meses. Objetivo é escapar de toda e qualquer burocracia para atrair os profissionais, e assim, oferecer a saúde que a população precisa e tem direito.

Dez anos depois...
E a Câmara de Vereadores começa a convocar os aprovados em concurso público realizado em 2001, e que estava tramitando na Justiça em razão de ação do Ministério Público. Após passar por todas as instâncias, o concurso foi liberado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal – STF. O presidente Elmar Goulart (PSL) acaba de convocar três auxiliares da área administrativa.

Dupla explosiva
(A nota...)

Duas notícias fizeram voo rasante, esta semana, bem no meio dos impasses relacionados à fábrica de amônia planejada pela Petrobras e ao gasoduto programado pelo governo de Minas Gerais. Em nota oficial, a Petrobras confirmou a fábrica em Uberaba, descartando assim, qualquer mudança de destino – como tem batalhado o Estado de São Paulo.

Dupla explosiva
(A audiência...)

A segunda notícia está no site da Câmara dos Deputados. Ela informa que a Comissão Permanente de Minas e Energia aprovou, nesta quarta-feira, 7 de agosto, a realização de uma audiência pública destinada a reunir todos os envolvidos no assunto gasoduto. Audiência foi solicitada pelo vice-presidente da CME,vice-líder da bancada do PSD na Câmara, membro da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; presidente do PSD/Uberaba, deputado federal e ex-prefeito Marcos Montes.

Convidados
Lembrando que a dupla amônia/gasoduto tem tudo a ver um com o outro, o autor do requerimento pediu que a CME convide para a audiência, entre outros, o ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams; os secretários de Estado de Minas Gerais Narcio Rodrigues (de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e de Desenvolvimento Econômico (Dorothea Werneck); o prefeito Paulo Piau (PMDB), e representantes da Petrobras e da Agência Nacional de Petróleo – ANP.

Nem tudo é o que parece...
Enquanto isso, o supervisor operacional de uma empresa envolvida com a licitação da fábrica de amônia de Uberaba – que por razões óbvias quer se manter no anonimato, diz que, ainda que o Consórcio Triângulo Mineiro tenha ficado na liderança do processo da Petrobras, isso não significa que ele será o vencedor final. “Pode até ser...mas também pode não ser” – afirma. 

Debaixo da ponte...
De acordo com ele, ainda tem muita água pra rolar: “verificação de documentos, negociação do preço pós-pregão, acerto de planilhas etc.” Portanto, segundo o supervisor operacional, este é o motivo de a Petrobras ainda não ter um resultado oficial definitivo sobre a licitação realizada dia 1º de agosto no Rio de Janeiro.

Tanto faz ....
Ainda de acordo com o supervisor – que tem passado 24 horas/dia antenado na licitação da Petrobras, a antecipação das informações sobre a concorrência pública realizada pela Petrobras não tem o menor reflexo sobre o processo de contratação das obras. Comentário tem a ver com as reclamações de que alguns privilegiados teriam tido acesso ao resultado da licitação, antes da maioria dos mortais.

Novos tempos...
Está na Câmara de Vereadores projeto de lei de autoria do Executivo, que altera parte do regime jurídico dos servidores municipais de Uberaba. O novo texto permite que os servidores concursados que ocupam cargos em comissão ou que estejam em desvio de funções dentro da própria prefeitura tenham este período contado normalmente como estágio probatório. Hoje, se o servidor ocupar cargo em comissão durante o estágio probatório, o tempo de três anos é suspenso.


O DESCANSO DOS GUERREIROS – Meio-dia. Sentados à mesa e em bancos improvisados, rodeados de massa asfáltica e sem perder de vista os veículos de trabalho, os operários que fazem o asfaltamento de ruas no bairro Gameleira 2 curtem o horário do almoço com um bate-papo e um carteado entre amigos