Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 13/08/2013
Bastidores
Bastidores
Enquanto isso...

Uberaba volta a ocupar espaços importantes em praticamente todos os jornais do Brasil... Calma, gente! Desta vez o assunto é muito bom. A presidente Dilma Rousseff (PT) confirmou ontem, em Ribeirão Preto (SP), a construção de uma fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba. Ela esteve naquela cidade para inaugurar um etanolduto.

Na disputa...
Vale lembrar que o pessoal de São Paulo tinha todos os motivos pra estar ansioso quanto a uma declaração de viva-voz da presidente. É que duas cidades paulistas estavam oficialmente na briga: Ribeirão Preto e São Carlos. 

Não convenceu...
O prefeito de São Carlos, Paulo Altomani (PSDB), chegou a justificar, em entrevistas à imprensa nacional, que, “em vez de gastar R$ 750 milhões com um gasoduto em Uberaba, para atender à fábrica, ela deveria ser construída em São Carlos, onde já existe gás suficiente”...

Impacto...
O certo é que ontem mesmo, dezenas de jornais traziam em seus espaços virtuais – sites e blogs, a declaração da presidente da República, entre eles, a Folha de S.Paulo; Gazeta do Povo; Jornal de Londrina; Diário de Guarapuava; Diário do Sudoeste; Jornal de Montes Claros; Jornal do Oeste; O Vale; Brasil Agro; Hoje em Dia... e a lista só crescia até o fechamento desta coluna. Sem contar os compartilhamentos no Facebook...

A íntegra...
(1ª parte)

Confira o que disse Dilma Rousseff, assim que desembarcou no aeroporto de Ribeirão Preto, e foi questionada sobre o assunto por emissoras de rádio:
_”A Petrobras optou por Uberaba, primeiro porque a cidade é um polo na produção de rocha fosfática. E, como ela tem esse polo, na produção do fertilizante que usa amônia como matéria-prima, a rocha fosfática é muito importante. Além disso, nós consideramos que a região de Minas Gerais vai atender a demanda de Minas, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e uma parte de São Paulo, e são regiões responsáveis pelo consumo de cerca de 75% de amônia produzida”.

A íntegra...
(2ª parte)

E disse ainda:
_”É muito mais barato transportar o gás por duto do que colocar amônia e transportar por caminhão. É muito mais barato. É por isso que foi usada essa localização. Isso sem prejuízo de tudo que pode ainda ser atrativo aqui em São Paulo em outras fábricas. Foi opção do governo federal colocar em Uberaba”.

Moral da história 
A imprensa paulista – principalmente, não teve dúvida em considerar a declaração da presidente uma “derrota” para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que estava lá, escutando tudo, com as orelhas que a terra há de comer... O governador estava fazendo das tripas o coração pra conquistar a fábrica, apesar de o seu colega de Minas Gerais, Antonio Anastasia, ser do mesmo partido. 

A prova...
Líder do prefeito Paulo Piau (PMDB) na Câmara e companheiro de partido, Tony Carlos, fez questão de postar fotos nas redes sociais, de almoço oferecido na exposição de Campo Florido – a Canacampo. Nelas, ele aparece trocando ideias com o liderado, e nas legendas faz questão de dizer que são momentos de conversas relacionadas ao desenvolvimento regional. Dizem as más línguas que isso é para provar que os dois andam mais aliados do que nunca.

Controvérsias
Problema é que tem muita gente estranhando as entrevistas bombásticas do vereador, criticando seu liderado por causa da proposta de criação de uma Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em conjunto com o colega prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT). Fica difícil para os eleitores/mortais comuns compreenderem o líder “batendo” no liderado...

Paixão e morte
E falando em PMDB, desde ontem, a legenda está fazendo o recadastramento dos filiados. “Tem até gente que já morreu e gente que se mudou de Uberaba que continuam na lista” – diz um peemedebista, tentando convencer de que o objetivo do recadastramento não é dar um chega pra lá na turma ainda apaixonada pelo ex-prefeito Anderson Adauto. Em todo caso, vale lembrar: só serão válidas as filiações que forem confirmadas pessoalmente no recadastramento.

Pra bom entendedor...
E ainda sobre o PMDB/Uberaba, encontro regional realizado na cidade, no fim de semana, pelo diretório estadual, foi curto e grosso: o partido quer candidatos próprios a deputado federal e a deputado estadual. As lideranças presentes ao evento confirmaram o nome do vereador Tony Carlos para deputado estadual – ele é hoje o 1º suplente da legenda. Porém, nada de citar nomes para a Câmara Federal.

Moral da história 
Esta história de candidatos a deputado federal da base do governo – que é do PMDB, vai render poucas e boas.

Afinadíssimo...
Chefe de Gabinete do prefeito, Fernando Hueb, tem se sobressaído nas redes sociais. Faz questão de divulgar tudo o que é de interesse do governo municipal. E mais: tem demonstrado lealdade e companheirismo, sem olhar para o próprio umbigo.


DE OLHO NO FUTURO – Garotada da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, de Campina Verde, no Pontal do Triângulo, posa para as lentes de Neuza das Graças, após longa e detalhada visita às instalações da Universidade de Uberaba - Uniube