Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 15/08/2013
Bastidores
Bastidores
De Uberaba para o mundo


NÉ MOLE, NÃO! – Brazil led the standings with four gold medals at boccia’s 2013 BISFed Americas Cup in Kansas, USA. (Jeffrey M. Klepac)

A legenda acima (Brasil liderou a classificação com quatro medalhas de ouro de bocha 2013 na Copa América, em Kansas, EUA) ilustra a foto de Jeffrey M. Klepac no site oficial do Comitê Paralímpico Internacional (The International Paralympic Committee). Sentado à frente, 1º à direita na foto, e rindo de orelha a orelha está o atleta José Carlos Chagas de Oliveira, da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu.

Destaque...
Por sinal, a matéria sobre a Copa América de Bocha, publicada pelo site oficial do Comitê Paralímpico Internacional (www.paralympic.org) e repercutida em tudo quanto é site e jornal especializados do mundo, não poupa elogios e destaques para José Carlos Oliveira. “Brazil’s Jose Carlos Oliveira just missed out on a medal at London 2012, but he was able to pick up gold in the individual BC1 event in Kansas…”, diz a reportagem, lembrando que o atleta perdeu a medalha de ouro nas paralimpíadas de Londres, em 2012, mas depois disso só tem somado vitórias.

... internacional
A notícia informa que, além das duas medalhas conquistadas na Copa América de Bocha 2013, José Carlos saiu do Torneio Internacional Paralímpico de Bocha, em Montreal/Canadá – de 26 a 30 de abril de 2013, com duas medalhas de ouro, das cinco conquistadas pelo Brasil. Detalhe: José Carlos é treinado, há vários anos, pela técnica da Adefu, Janaína Pessato Jerônimo.

Deleite...
Vale destacar alguns trechos da matéria divulgada anteontem, no site internacional...
_”Brasil liderou com quatro medalhas de ouro ...Canadá pegou três... Jogadores da Argentina, México e Estados Unidos também ganharam medalhas”...
_”Apesar do Canadá ser o favorito ...  José Carlos Oliveira do Brasil pegou o ouro na prova individual BC1 ... quando derrotou o mexicano Eduardo Ventura, por 4 a 1, enquanto o canadense Hanif Mawji ganhou o bronze contra o experiente argentino Mauricio Javier Ibarbue, 4 a 1"...
_”Brasil teve uma vitória surpreendente e ganhou medalha de ouro em equipe... e a Argentina conquistou a prata... Mais uma vez, o Canadá, que era tido como favorito para o ouro, teve que se contentar com o bronze”... Detalhe: José Carlos Oliveira também fez parte da equipe medalha de ouro.

Inspiração
Sediado em Bonn, na Alemanha, o Comité Paralímpico Internacional é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundado em 1989 para os desportos de elites destinados a atletas com deficiências. Sua missão é trabalhar para que os atletas paralímpicos possam alcançar a excelência esportiva e inspirar o mundo. A estrutura do CPI é feita de representantes de 162 Comitês Paralímpicos Nacionais (inclusive o do Brasil); quatro Organizações Internacionais para o Desporto destinado aos deficientes; cinco organizações regionais, e seis federações internacionais de esporto. 
“A um ano das eleições, o único dado que vale é o que trata da rejeição. O quadro atual mostra porque Aécio Neves é o candidato do PSDB, e não Serra”.
_ Narcio Rodrigues, do PSDB, que tem domicílio eleitoral em Frutal e ligações umbilicais com Uberaba, deputado federal licenciado e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, em seu mural no Facebook

Emersão
Tremenda encrenca no fechamento de 2012 – novembro/dezembro, eis que volta à tona a polêmica da derrubada de mais de 30 árvores Flamboyant em plena floração, e vários Eucaliptos, que enfeitavam a sede da antiga fábrica Botinas Zebu, em terreno localizado entre as ruas Donato Cicci, Antônio Campos Sobrinho e Edmundo Borges de Araújo, no bairro São Benedito – em frente ao Terminal Rodoviário.

Cadê as árvores?
O engenheiro, perito, escritor e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, João Eurípedes Sabino, está cobrando o replantio das árvores como foi prometido pelo governo Anderson Adauto (sem partido), para livrar-se das punições por crime ambiental. “Passado todo esse tempo, nenhuma árvore foi replantada, conforme prometeu a Secretaria do Meio Ambiente num banner que ainda tremula junto ao alambrado” – lamenta ele.

Cadê a empresa?
João Eurípedes lembra que o “bosque” foi sacrificado em nome do desenvolvimento de Uberaba, já que o prédio seria reformado para abrigar um call center (uma grande central de atendimentos). “Sabe o que aconteceu?” – questiona ele, revoltado. E dá a resposta: “A empresa fechou ou mudou de endereço, pois o prédio está simplesmente abandonado”. 

Criança não mente
Marilourdes Gomes conta que estava no ponto de ônibus e ouviu uma criança se queixar da merenda, enquanto a mãe dava bronca porque ela não está se alimentando na escola. “O menino justificava que a comida é ruim, sem tempero e com uma cara horrível” – diz Marilourdes, que já trabalhou em escola e sabe em quem acreditar. Ela sugere que fiscais da Superintendência Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação façam visitas de surpresa e merendem com as crianças. E mais: defende que as merendeiras façam cursos constantes.