Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 17/08/2013
Bastidores
Bastidores
O piso dos agentes

Agentes comunitários de saúde – leia-se, inclusive, Programa Saúde da Família/PSF, dividem as atenções com os professores da educação básica, também na luta por um piso nacional. Os agentes tanto pressionaram, inclusive com manifestação na Câmara dos Deputados, que o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), marcou a votação do projeto para 3 de setembro. 

Expectativas
O Ministério da Saúde fixou em 2013 o valor de R$ 950/mês de incentivo financeiro, para cada agente comunitário de saúde, mas a categoria se queixa de que o dinheiro não é usado exclusivamente para pagamento do salário. Os agentes que trabalham na rede pública de Uberaba demonstram, em seus comentários na rede social, que a expectativa entre eles é muito grande.

Recapitulando
Enquanto isso, já está tramitando na Câmara de Vereadores projeto de lei do prefeito Paulo Piau (PMDB) reajustando os vencimentos dos professores da rede municipal, de forma que o menor salário para 40 horas/semanais seja o piso nacional de R$ 1,567 mil/mês. Conforme lembrou esta coluna na edição de ontem, o reajuste tem o objetivo de cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal, que confirmou a constitucionalidade da lei federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, fixando o piso salarial nacional para os profissionais da educação pública.

Fim de semana
(Dias cheios...)

Hoje tem a 2ª edição do Calçadão Cultural, com Flavinho e outras atrações. A partir das 11h, no Calçadão da Arthur Machado. E amanhã tem Fernando Borges e Trio Toca Coltrane, no Domingo na Concha. A partir das 11h, na Concha Acústica, praça Afonso Pena. Promoção: Fundação Cultural de Uberaba.

As próximas
Patrocínio (9h) e Patos de Minas (14h) são as próximas a sediar audiências públicas da Comissão Permanente de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater a proposta de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Os dois eventos acontecem na próxima segunda-feira, dia 19.

Convites
(Versão 1)

A comissão da Assembleia mandou convites para os prefeitos Paulo Piau e Gilmar Machado (PT), de Uberlândia – os dois principais líderes do movimento. Os dois estão se revezando de forma que pelo menos um deles esteja presente nas audiências. Uberaba e Uberlândia abriram a série de eventos.

Em dia...
Partido Humanista da Solidariedade – PHS tem novo comando em Uberaba. Comissão Executiva Municipal Provisória, com vigência até 13 de agosto de 2014 – e portanto, de um ano, é presidida por Ricardo Norte Pereira, e tem ainda como integrantes Glauco Marques (secretário) e Israel José Anicésio da Silva (tesoureiro). De acordo com a Justiça Eleitoral, 22 partidos existentes oficialmente em Uberaba estão agora com seus respectivos comandos em dia. 

Sem comando
E continuam no vermelho em Uberaba: PCB; PV; PSB; PSDB; PSDC; PTN, PPS... Detalhe: as definições podem acontecer a qualquer momento em alguns destes casos. Com o “nascimento” do Partido Ecológico Nacional – PEN, a cidade passou a ter 29 legendas, oficialmente instaladas.

Vem aí...
Expectativa principal fica por conta do PSDB do governador Antonio Anastasia e do senador mineiro Aécio Neves – pré-candidato a presidente da República em 2014. Os tucanos passam por momento de recuperação de fôlego, depois de uma crise de identidade provocada pelas eleições municipais de 2012.

Convites
(Versão 2)

Associação Avante Naça – presidida por Lélio Cipriani, recebe hoje, no Estádio JK/ Juscelino Kubitschek, o deputado estadual Antônio Lerin (PSB). A recepção na casa do Nacional do Futebol Clube acontece às 17h, e será regada a churrasco, mas os organizadores antecipam: é tudo por adesão.

PT rural
Já o deputado estadual Adelmo Leão (PT) – vice-presidente da Assembleia Legislativa, foi recebido ontem, no Sindicato Rural de Uberaba. Em pauta, na visita feita pelo deputado: o programa Minha Casa, Minha Vida Rural e o Código Florestal.

Moda de viola
E pode sair do forno a qualquer momento a Associação dos Violeiros de Uberaba. A entidade já deve nascer com uma reivindicação na ponta da língua: que a Fundação Cultural volte a oferecer aulas de viola em suas oficinas, como acontecia tempos atrás.
 
Prorrogações
Pelo menos 24 médicos tiveram seus respectivos contratos prorrogados até dezembro de 2013. É o governo municipal de Uberaba fazendo das tripas o coração pra conquistar e preservar os médicos na rede pública, principalmente nas áreas de urgência e emergência. Pra se ter uma ideia, os últimos processos seletivos já foram realizados com validade para dois anos, e não apenas um ano, como acontece geralmente. Saúde de Uberaba está sob decreto de emergência justamente para que a prefeitura possa tomar decisões sem a necessidade de burocracias. 


LEGENDA LIVRE – Enerson Cleiton registrou momento de devaneio dos vereadores Samir Cecílio (PR) – atual vice e futuro presidente da Câmara na gestão 2014 –, e Afrânio Lara (PP) – futuro 1º secretário, durante reunião em plenário