Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 22/08/2013
Bastidores
Bastidores
Expectativa...

Vereador/líder do prefeito na Câmara e radialista/jornalista Tony Carlos (PMDB) e a presidente da Sociedade Uberabense de Proteção ao Animal - Supra, Denise Max (PR), e seus respectivos amigos, aliados e inimigos e adversários, vivem um suspense cinematográfico. 

...hitchcockiana
É que o prefeito de Teófilo Otoni dava indicações, ontem, até o fechamento desta edição de Bastidores, de que pretende esgotar seu prazo para dizer se fica no cargo ou se deixa a prefeitura para assumir cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Getúlio Neiva (PMDB) é tido como 1º suplente do ex-colega peemedebista e o então deputado estadual José Henrique, que morreu na madrugada de terça-feira, 20 de agosto, em decorrência de complicações de câncer. 

O mestre
Descobre-se, desta forma, que o cineasta inglês, sir Alfred Hitchcock, não foi o mestre do suspense. Mestre mesmo é o prefeito de Teófilo Otoni - cidade com 135.549 habitantes e localizada a quase mil quilômetros de Uberaba, mas que, de uma hora pra outra, entrou na vida uberabense com força total. Entrevistas de Getúlio Neiva pipocaram ao longo da  quarta-feira, com ele, ora insinuando, ora assegurando, que só vai dar a palavra final dentro de 30 dias, quando termina seu prazo.

Dose pra elefante!
O suspense é que, só depois desta decisão - e se ele disser não, é que a Assembleia Legislativa deve convocar o próximo suplente de José Henrique: o vereador Tony Carlos, 12º colocado do PMDB entre os candidatos a deputado estadual em 2010. E de quebra, a suplente de Tony Carlos fica na dependência da mesma decisão. Denise Max é a 12ª colocada nas eleições para vereador em 2012.

A festa
E está no ar o Hot Site Valores da Terra Empresarial 2013! O espaço ficou chiquérrimo... Traz, com detalhes, as informações sobre o evento que será promovido pelo JORNAL DE UBERABA (JU) na noite de 6 de setembro, no lindo Salão Vip da Casa do Folclore, com apresentações de Demônios da Garoa e Banda Vênus! Vale copiar, colar, acessar e conferir: www.jornaldeuberaba.com.br/valoresdaterra).

In(segurança)
Apesar de o imóvel ser tombado, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba acabou cedendo aos pedidos dos responsáveis pelos Correios de Uberaba para a realização de obras de fechamento do entorno da agência localizada na praça Henrique Krügger. Motivo: as constantes depredações do hall de acesso à entrada da agência.

Estacionamento
E o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba também aprovou, por unanimidade, a implantação de um estacionamento nas proximidades do Mercado Municipal - bem tombado. Os conselheiros entenderam que a derrubada de uma residência próxima e a construção do estacionamento não irão prejudicar o acesso e a visibilidade do Mercadão.  

Fachada da discórdia
Por outro lado, os conselheiros negaram, por unanimidade, a construção das lojas Americanas “no limite da fachada frontal do antigo Lavoura & Comércio”. O terreno fica na rua Vigário Silva e não é tombado pelo patrimônio histórico, mas o imóvel que abrigou o jornal por 104 anos integrava a lista dos bens inventariados. Para conseguir derrubar o prédio que abrigou o antigo jornal por 104 anos, o comprador do imóvel, o empresário uberlandense Carlos Sabbag, fez um acordo com o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba. Prometeu não derrubar a fachada do antigo jornal.

No aguardo das Americanas
Desde maio de 2012, o terreno está vago, cercado por um portão, e à espera das obras de um novo imóvel. Em entrevista exclusiva à coluna Bastidores/JU e ao blog Conta-Gotas...Notícias, naquele mês, Carlos Sabbag confirmou que fez o acordo com o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico, e anunciou que o futuro prédio iria abrigar um grande empreendimento. Entretanto, ao ser questionado - apesar de não negar, ele não admitiu que seriam as lojas Americanas. Agora, os conselheiros lembram que o acordo prevê um recuo de três metros entre a fachada (ainda preservada) e a construção do novo prédio.


REPERCUSSÃO - Assinado pela jornalista Evacira Coraspe e pelo professor/historiador Pedro Coutinho, o livro Poder Legislativo - Através do Tempo, que relata a história da Câmara de Uberaba, integra o acervo da Biblioteca da Embaixada da Venezuela no Brasil