Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 29/08/2013
Bastidores
Bastidores
Na mira da padroeira

E por falar em arcebispos, há três dias, Uberaba é assunto recorrente nos programas e orações apresentados pela TV Aparecida. E hoje a cidade será homenageada o dia todo, com a exibição de reportagens especiais, além da participação de telespectadores uberabenses nos programas “Terço de Aparecida” (8h) e no “Em Frente” (21h). E não acaba por aqui, não! Amanhã, a missa das 9h, no Santuário Nacional, com transmissão ao vivo, será em grande parte dedicada a Uberaba. Motivo de tanta comemoração é a inauguração, hoje, da tv digital na cidade. O canal é 22.1 - pra ver a emissora 100% dedicada à padroeira do Brasil em cores e som de altíssima qualidade.

Bomba...bomba
Nem PT...Nem PSL... Destino do ex-prefeito Anderson Adauto (sem partido) pode ser - nada mais, nada menos, do que o retorno ao PMDB. Dizem as más línguas que o principal defensor e articulador da ideia seria o presidente em exercício da direção mineira da legenda, deputado federal Saraiva Felipe - que substituiu o colega Antônio Andadre, que se licenciou ao assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O assunto já estaria circulando com força total em organismos ligados ao PMDB em Belo Horizonte e Brasília. Atenção! Pra ser honesta e ética com os leitores de Bastidores, vale ressaltar que a informação é extraoficial e sujeita a confirmação (estou correndo atrás...)

Recapitulando (Episódio 1)
Anderson Adauto se desfiliou do PMDB após ver derrotada, na Justiça Eleitoral e na Justiça Comum, sua batalha para emplacar um candidato a prefeito de sua escolha, no lugar do então deputado federal Paulo Piau - que, além de vencer a guerrilha interna, também saiu vitorioso das urnas. Desde então, as relações entre os dois andam mais pra adversários políticos, e no caso de uma imposiçao do comando da legenda pela volta do ex-prefeito tem tudo pra provocar novos embates. 

Recapitulando (Episódio 2)
Também vale lembrar que o PMDB de Uberaba está em processo de reorganização partidária, já com planos para convocar convenção em novembro deste ano com o objetivo de eleger um novo diretório municipal. Obviamente só devem votar na convenção os filiados que se recadastrarem e os novatos - todos eles, sujeitos a comparecem, de corpo e alma, na sede do partido, sob pena de ficarem a ver navios.

Recapitulando (Episódio 3)
Saraiva Felipe participou em Uberaba, dia 10 deste mês, de encontro regional promovido pelo PMDB de Minas Gerais. Na oportunidade, ele disse com todas as letras, que a legenda não abre mão de candidatos a deputado federal e a deputado estadual em 2014. Com um ou outro problema na Justiça Eleitoral, Anderson Adauto tem batalhado pra se livrar dos problemas e ficar livre, leve e solto para candidatar-se a deputado federal no ano que vem.

Som na madrugada
Engenheiro, perito judicial, articulista, membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e tremendo observador de tudo o que rola em Uberaba, o leitor de qualidade João Eurípedes Sabino lembra que, no início da avenida João XXIII está sendo implantada uma megacasa de eventos. Diz que é ótimo para a cidade, porém, avalia que o empreendimento - ainda que atenda aos preceitos legais e normas técnicas, tem todas as indicações de ser “fonte de emissões sonoras.” E questiona: “Quem garante que os hóspedes de um hotel, que está situado no terreno ao lado,  não sofrerão com o som emitido na madrugada?”

Morte e Vida Severina
João Eurípedes Sabino aproveita pra recordar duas ações realizadas pelo governo passado, que, segundo ele, demonstram o quanto Uberaba andou despreocupada com as questões ambientais. E apela para que este tempo não volte mais...Lembrou que o Hospital Regional foi construído a 20 metros do Cemitério São João Batista, quando a lei municipal manda afastar 200 metros. Palpite da colunista: o hospital vai precisar contratar um punhado de psicólogos/psiquiatras para tratar os doentes que forem acometidos de “poluição psicológica” sempre que olharem para os lados do cemitério...Jesus toma conta!

Acervo em perigo
Outra ação criticada pelo engenheiro e perito é o local escolhido para abrigar o Arquivo Público de Uberaba. O guardião da história do município foi instalado no galpão da antiga Fepasa - hoje FCA, em cujo local, segundo João Eurípedes, ocorrem dois tipos de poluição: fuligem gerada pelos motores das locomotivas, e sonora - devido ao tráfego dela, somada ainda, aos impactos quando ocorrem o engate de vagões e máquinas. De acordo com o ambientalista, “a lei não permite que no entorno de arquivos públicos tenham poluições desta ordem, exatamente para preservar os acervos  e a serenidade do ambiente de estudos.” Pergunta da colunista: o pessoal do Arquivo não sabia disso?   

Dois pesos e duas medidas
Pessoal que deseja inscrever-se no concurso público da Prefeitura de Uberaba ganha um fôlego. Prazo de inscrições, que terminaria nesta sexta-feira, dia 30, foi prorrogado. Até ontem, 9.530 pessoas tinham feito inscrição para as mais de 400 vagas oferecidas, sendo que, deste total, 2.344 concluíram o procedimento, inclusive pagando a taxa. Duas funções são recordistas, por enquanto: de agente de fiscalização, que atraiu 3.278 inscrições, enquanto 521 cumpriram todas as etapas; e de educador infantil, que atraiu 1.598 inscrições, mas 550 foram até o final. Até agora, portando, o cargo de educador social tem 29 inscrições a mais do que o de agente de fiscalização.

No aguardo
E apesar do encontro promovido em Uberaba entre os filiados locais e a direção estadual do PPS, a legenda permanece sem comando na cidade. Dificilmente o ex-presidente Alaor Carlos de Oliveira Júnior deixará de ser reconduzido ao cargo, mas os acertos ainda estão por vir. O PPS de Uberaba está sem comando desde junho de 2013, quando estava sob a direção de uma executiva provisória. O partido chegou a eleger um diretório, mas foi barrado porque não preencheu as vagas obrigatoriamente reservadas para o sexo feinino.


IMAGEM HISTÓRICA - A foto compartilhada no mural/Facebook do 7º bispo e 4º (e atual) arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, traz, além dele, os dois antecessores e atuais eméritos: o 6º bispo e 3º arcebispo, dom Aloísio Roque Oppermann (de 1996 a abril de 2012), e o 5º bispo e 2º arcebispo, dom Benedito de Ulhôa Vieira (de 1978 a 1996)