Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 30/08/2013
Bastidores
Bastidores
Mobilização ...

Leitor/amigo de Bastidores, o uberabense/amazonense - que vive em Belém/PA, Luís Eustórgio, manda fotos da X Assembleia-Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB, e 1º Encontro dos Povos Indígenas do Estado do Mato Grosso, que estão movimentando a Aldeia Umutina, no município de Barra do Bugres (MT). 

...indígena
Mais de 500 indígenas participam dos dois eventos, além de 28 lideranças representando 40 povos indígenas de Mato Grosso. Luís Eustórgio está nos eventos indicados por estas lideranças para ser o facilitador na criação de uma organização que possa reunir estes povos. Outra uberabense, Juliana de Paula Batista, participa dos eventos indicada pelo povo Rikbaktsa, com quem ela trabalha atualmente.

Política e políticos
Peemedebista histórico que leu ontem, nesta coluna, sobre a possibilidade de o ex-prefeito Anderson Adauto (sem partido) retornar ao PMDB, manda e-mail - com o devido pedido de sigilo de fonte, confirmando que a refiliação de AA não é uma possibilidade, mas, sim, uma realidade. Informa que a convenção para eleger o próximo diretório será dia 10 de novembro, e fofoca que apenas 15 dos “atuais” filiados compareceram à sede do PMDB até agora, para se recadastrarem. O partido aparece nas estatísticas da Justiça Eleitoral como o 2º no ranking das filiações, com cerca de 3.000 registros. Perde apenas para o DEM, que tem mais de 4.000 filiados.

Acertos socialistas
Odontólogo Alaor Carlos de Oliveira Júnior confirma que vai reassumir a presidência do PPS/Uberaba assim que a legenda se reorganizar. E antecipa que a linha de atuação será a mesma de sempre: de oposição ao lullopetismo - se referindo ao ex-presidente e principal liderança do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Sobre as eleições de 2014, tudo já está sendo articulado para o lançamento de chapa própria (sem coligação), com candidatos a deputado federal e a deputado estadual. Vale lembrar que o PPS também foi com chapa pura para a disputa municipal em 2012, com o radialista Edson Santana de cabeça de chapa.

O pão de cada dia...
A retomada do funcionamento do Centro de Excelência de Produção de Alimentos – CEPA, está provocando um problema grave na Prefeitura de Uberaba: excesso de peso entre os servidores. Acontece que o pão produzido no período da manhã está sendo disputado a tapa, de tão saboroso que é... Tem gente garantindo que o produto dá de dez a zero nas melhores padarias de Uberaba. Após vários meses desativado, o centro voltou a produzir pão e suco de soja para os servidores municipais.

Em análise
Está sobre a mesa da assessoria jurídica da Prefeitura de Uberaba, recomendação do promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, José Carlos Fernandes Júnior, para que sejam adotadas providências contra o que ele considera “uma ofensa à súmula vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal”: a nomeação de dois irmãos. Ele se refere ao subsecretário Municipal de Meio Ambiente, Marco Túlio Prata, e ao assessor do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba - Codau, Afrânio Prata. Na avaliação de Fernandes Jr, tendo em vista que ambos os cargos são técnicos (não são de agentes políticos) e que apenas um deles é concursado (Afrânio), a situação estaria afrontando a súmula nº 13. E pede que Codau e Prefeitura de Uberaba resolvam o assunto.

Obras... finalmente
Entre os homenageados dias atrás, com o título de Cidadania Uberabense, pela Câmara de Vereadores, estava o empresário de Uberlândia, Carlos Sabbag - o homem que arrematou o imóvel que abrigou o extinto jornal Lavoura & Comércio, por R$ 1,7 milhão - dinheiro este, que, em sua quase totalidade, foi usado no acerto com os ex-empregados do jornal, que reivindicavam o pagamento através da Justiça do Trabalho. Homenagem aconteceu - coincidentemente ou não, em meio ao início das obras de edificação de um novo prédio. Local vai receber uma unidade das Lojas Americanas...

Vale tentar
Pouco antes do início das obras, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba negou, por unanimidade, a construção do novo prédio “no limite da fachada frontal”, ou seja, negou a derrubada do único pedacinho que sobrou do antigo imóvel: a fachada/portal. O terreno fica na rua Vigário Silva e não é tombado pelo patrimônio histórico, mas o imóvel que abrigou o jornal por 104 anos integrava a lista dos bens inventariados. Para conseguir derrubar o prédio, Carlos Sabbag, fez um acordo com o Conselho. Prometeu não derrubar a fachada do antigo jornal.

Reforço
E por falar em Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico, quem acaba de ser indicado pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) para uma cadeira de conselheiro é o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu, Manoel Rodrigues Neto... Mais um “cricri” na vida dos defensores do “derruba tudo”...

Vizinhos...
Jornal Correio de Uberlândia publicou na edição de ontem que a Igreja Assembleia de Deus no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba definiu seus candidatos para 2014. O presidente da Câmara de Uberlândia, vereador Márcio Nobre (PSDC), teria sido lançado pré-candidato a deputado federal, e o vereador de Uberaba, Samuel Pereira (PR), pré-candidato a deputado estadual. Com apoio do prefeito Gilmar Machado (PT), que também é evangélico.


PROGRAMA DE ÍNDIO - Eis aí, o cacique Jair Rikbaktsa, rodeado pelos uberabenses Luiz Eustórgio e Juliana de Paula, na Aldeia Umutina, em Barra do Bugres/MT