Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 01/09/2013
Bastidores
Bastidores
Recomeço...

Na presença do ex-adversário do 2º turno das eleições de 2012 - deputado estadual Antônio Lerin (PSB), e do coordenador da campanha do socialista - deputado federal Marcos Montes (PSD), o prefeito Paulo Piau (PMDB) usou palavras diretas, com todos os acentos e pontos adequados, para pregar a união em torno de Uberaba. O aceno, dirigido mais especificamente a Lerin, aconteceu durante solenidade de cessão de áreas, pelo governo do Estado, para a prefeitura construir o Restaurante Popular e Cozinha Solidária, e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - SSPMU, instalar o Clube Social da categoria.

...sem resquícios
No caso de MM, o prefeito e ele já estão com as boas relações em ordem... Quanto a Lerin, até dias atrás, ele bancava recurso no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, em ação proposta por ele mesmo contra o adversário e vitorioso do 2º turno. Julgado o recurso, o TRE decidiu, por unanimidade, pela improcedência da ação, e, portanto, pelo arquivamento da denúncia, confirmando, assim, o que já tinha sido decidido pela Justiça de Uberaba. Lerin tem, agora, duas alternativas: deixar a decisão transitar em julgado ou recorrer mais uma vez. Prazo pra esta definição ainda não está correndo no TRE/MG.

Logo ali...
Aliás, sobre as queixas de que o Restaurante Popular de Uberaba será instalado em local inadequado, tem muita gente que pensa diferente. Ontem, por exemplo, mandaram e-mail para a coluna Bastidores lembrando que o local vai ser vizinho do Conservatório de Música, que também tem sede na avenida Nelson Freire. Enfim, toda polêmica tem dois lados.

Perto do fim
Presidida por Glauco Braz, a Comissão Executiva Municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB, terá sua vigência encerrada dia 12 deste mês. A legenda tem 150 filiados na cidade, entre eles, o vereador de primeira viagem, Edimilson Ferreira de Paula, eleito com 2.241 votos.

Exclusivo (Mais de mil novos filiados)
E por falar em filiados, Uberaba tem, hoje, oficialmente, 24.958 eleitores registrados em 29 partidos políticos. São 1.009 a mais do que o total de filiados em março deste ano. Eram 23.949 registrados. Novos números foram fivulgados ontem, pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, e são relativos ao mês de julho de 2013. Vale lembrar, entretanto, que pelo menos dois partidos importantes - PMDB e PT, estão em pleno processo de recadastramento de seus respectivos filiados, e que mudanças devem acontecer nos próximos meses. Os números que Bastidores divulga nesta edição são os que estão oficialmente registrados na Justiça Eleitoral.

Coisas da política
O DEM - que tem diretório presidido por Eclair Gonçaves, continua na liderança, com 4.853 filiados. Aqui, vale um comentário à parte. Entre março (estatísticas oficiais anteriores) e julho, o DEM ganhou 411 novos filiados. Paralelamente, desde o início do ano, o PSD presidido pelo deputado federal Marcos Montes tem trabalhado pelo reforço da sua lista, que em março se restringia a nove filiados oficiais. Ex-presidente do DEM, o deputado, ao criar o PSD, não quis "tirar" filiados do abrigo anterior, mas deixou claro que, passadas as eleições de 2012, iria priorizar o fortalecimento da sua nova legenda. Os números do PSD realmente mudaram - saltaram de nove para 216 eleitores. Entretanto, representam quase metade do que ganhou o DEM no mesmo período.

Noves fora
O segundo colocado aparece na lista atualizada do TSE com 3.015 filiados. O partido do prefeito Paulo Piau perdeu duas filiações em relação aos números anteriores. Também vale reforçar que o PMDB presidido por Eduardo Palmério está em período de recadastramento, e que de acordo com fontes desta coluna, o partido só tinha conquistado, até na semana passada, 17 filiações. Detalhe: quem não se recadastrar vai ficar de fora.