Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/09/2013
Bastidores
Bastidores
Excluídos

Vem aí, a 19ª edição do Grito dos Excluídos! Manifestações acontecem dia 7 de setembro Brasil afora, e, em Uberaba, está marcada para as 15h, na praça Manoel Terra, nas proximidades do Mercadão e da Igreja/Museu de Santa Rita. O tema de 2013 já diz tudo: “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”. As manifestações populares que acontecem no dia em que se comemora a Independência do Brasil têm por objetivo “dar visibilidade aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e sinalizar/propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva”.

A origem
A 1ª edição do Grito dos Excluídos aconteceu em 1995, por iniciativa da Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Desde o início, entretanto, diversas organizações não-governamentais participam do movimento. As manifestações são variadas: envolvem celebrações, atos públicos, romarias, caminhadas, seminários e debates, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, além de outras.

Cidadania
As manifestações oficiais em Uberaba, no Dia da Independência, prometem novidade agora, em 2013... Evento vai acontecer na praça Magalhães Pinto, em frente ao 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, com o tema “Cidadania Participativa: Para o Bem de Nossa Gente”. Expectativa é de que 1.500 pessoas participem do desfile, inclusive crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais. Com o objetivo de oferecer maior comodidade ao público, a Prefeitura de Uberaba vai disponibilizar banheiros químicos e direcionará linhas de ônibus até às proximidades do desfile.

Xô, curralão!
Reunião do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba - marcada para hoje, pode acabar com uma aberrração que anda agitando Peirópolis - o bairro de Uberaba famoso mundo afora e cotado para se tornar patrimônio cultural da humanidade. Uma cerca colocada no local deve cair por terra.
 
Inacreditável
Desde 2011, responsável pela administração do Centro de Pesquisas Paleontológicas e do Museu dos Dinossauros, a direção da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, simplesmente ergueu uma cerca para isolar o complexo turístico. Detalhezinho: a cerca foi colocada sem qualquer informação antecipada ao Conselho.

Caixa de marimbondo
Em audiência pública realizada no final de semana - por iniciativa do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), os moradores pediram a derrubada da cerca, e o assunto chegou ao conhecimento do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba. Tem conselheiro cuspindo marimbondo.

Suicídio político
“Ninguém trata tão mal os políticos quanto os próprios políticos. Nem mesmo o mais ácido crítico teria tanta eficácia quanto Suas Excelências ao corroer a imagem de deputados, de senadores e, pior, do Congresso Nacional. Há inúmeros adjetivos, além de expressões impublicáveis, para definir a decisão de quarta-feira à noite, absolvendo o presidiário Natan Donadon da cassação de mandato, mas um só basta: é inacreditável”. 
_Eliane Cantanhêde, jornalista, em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo

Sombra dos interesses
“Está confirmado que a votação secreta no Congresso Nacional só atua por força do lobby. O parlamentar que ainda prefere o secretismo nas sessões é porque gosta de atuar na sombra de seus interesses. A recusa a divulgar o voto em sessões de cassação é uma omissão política grave. A democracia requer imediata transparência”.
_André Del Negri, uberabense, mestre em Direito Constitucional, professor de Direito Constitucional e Teoria da Constituição na Faculdade de Direito da Universidade de Uberaba - Uniube, autor do livro Controle de Constitucionalidade no Processo Legislativo, em comentário no Painel do Leitor do jornal Folha de S.Paulo

Que país é esse?
Natan Donadon - que provocou os dois comentários acima, está preso em Brasília desde o dia 28 de junho, condenado em última instância pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição. Dia 28 de agosto teve seu mandato de deputado federal mantido pelo plenário da Câmara, através de votação secreta. 

Conurbação
Ontem foi a vez de Frutal e Ituiutaba sediarem audiências públicas para discutir a proposta de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - macrorregião que abrange 66 municípios. O destaque do encontro foi a conurbação. A palavrinha é estranha, mas é a dita que, por enquanto, impede a proposta de sair da gaveta.


QUE O FUTURO SEJA MELHOR - Garotada do PMDB Jovem de Uberaba marcou presença no Encontro Nacional da Juventude em Brasília, DF, representando o interior de Minas Gerais. “Debatemos no evento a nossa maior preocupação hoje, em Uberaba, que são as drogas” - conta o vice-presidente Mateus Barros. A turma ainda teve tempo e oportunidade para fotos com o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO)