Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/09/2013
Bastidores
Bastidores
Que delícia!

Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento de Uberaba promete programação agitada na Semana do Peixe - que acontece de 8 a 14 de setembro. Em destaque, o Festival Gastronômico com pratos especiais e descontos em bares e restaurantes da cidade. São eles: Choperia do Mario; Chopp Time; Restaurante Santa Brasa; MPBeco Bar; Bar Cu do Padre; Choperia Colorado; Bar Recanto da Praça I; Cervejaria São Tomé; Cebola Carnes e Cia; LP Bar; Cervejaria Devassa Uberaba; Butiquim do Desterro; Toca do Peixe; Diretoria Cervejaria e Petiscaria; Cozinha D’ouro; Restaurante Salada Grill & Cia; Restaurante Gourmet Grill; Restaurante Bons Tempos.

Vem aí...
Ficou prontíssimo ontem, e em ponto de bala pra ser publicado a qualquer momento, o acórdão, e, portanto, a sentença do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, que julgou improcedente a ação de investigação eleitoral movida pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) contra o vitorioso Paulo Piau (PMDB) nas eleições do 2º turno de Uberaba, em 2012. A partir da publicação, o TRE dá três dias de prazo para Lerin contestar a sentença unânime. Se não contestar... morre o assunto.

PT saudações
PT planeja realizar, em novembro, seus encontros para renovar os diretórios e as comissões executivas provisórias. No caso de Uberaba, o partido tem diretório eleito pelo voto dos filiados, e que, por sinal, já estão na mira de pelo menos um candidato a presidente. O advogado e atual vice, Sebastião Severino - que já ocupou o cargo, está fechando acordos aqui e acolá para retornar ao comando da legenda.

Vai render
Está muito longe do fim, a histórica “absolvição” do deputado federal Natan Donadon (RO) pela Câmara. O que se vê nas poderosas redes sociais - especialmente no Facebook, é um crescimento espantoso de manifestações contra a decisão e a favor do voto aberto no Congresso (Câmara e Senado). Preso em Brasília desde o dia 28 de junho, condenado em última instância pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição, Donadon teve seu mandato de deputado federal mantido pelo plenário da Câmara, através de votação secreta. 

Xô, voto secreto!
Aliás, até o fechamento desta edição de Bastidores, os líderes partidários da Câmara dos Deputados estavam decididos a votar, ontem mesmo, em sessão extraordinária, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01, que acaba com o sigilo de todas as votações no Congresso Nacional, e nos legislativos estaduais e municipais. Essa proposta já foi aprovada em primeiro turno, em 2006, mas ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara antes de ir para o Senado.

Justiça seja feita
Esta coluna faz questão de lembrar e lembrar e lembrar... Desde outubro de 2006, a Câmara de Uberaba convive com votações abertas em todos os níveis (eleições de mesa diretora; vetos do prefeito; julgamento de vereadores). A iniciativa levou as assinaturas dos então vereadores Tony Carlos (PMDB), Marilda Ribeiro Resende (PT) e ainda de Marcelo Borges (então PMDB) – que assinou a proposta antes de deixar a Câmara onde ocupou cadeira por alguns meses. Tony (hoje líder do governo) e Marcelo (hoje filiado ao DEM) integram a legislatura 20013/2016, enquanto Marilda é a subsecretária Municipal de Educação e Cultura. 

Precedente
E de tanto se falar em fim do voto secreto nas atividades legislativas, começam a surgir os defensores do fim do voto obrigatório para o eleitorado. É isso aí: uma luta popular vai puxando a outra, que puxa a outra, e - ainda que muito lentamente, o Brasil melhorando.

Dificuldades
Promovidas pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, as audiências públicas realizadas em cidades do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba para se discutir a criação da Região Metropolitana, buscam respaldo popular pra retirada da palavra conurbação da Constituição do Estado. A Constituição é clara: para a implantação de uma região metropolitana é preciso que os municípios sejam limítrofes, que exista ou haja tendência à conurbação e que as funções urbanas sejam complementares. Além disso, o núcleo deve ter uma metrópole regional e deve existir um planejamento integrado e gestão conjunta permanente por parte dos entes públicos locais. Caberá à Assembleia votar o assunto.

Pernoite
Governador Antonio Anastasia (PSDB) faz voo rasante em Uberaba na quinta-feira, dia 5. Motivo: na noite seguinte, participa da festa de entrega do Troféu VALORES DA TERRA EMPRESARIAL, realizada pelo JORNAL DE UBERABA. Anastasia será hóspede do deputado federal, presidente do PSD/Uberaba e vice-líder da legenda na Câmara, ex-prefeito Marcos Montes.

Gostinho
Prefeito Paulo Piau pegou certo gostinho pelo contato com o público através das redes sociais... Ontem, fez isso diretamente de Brasília, DF, opinando sobre a greve do transporte coletivo de Uberaba... Ou seja, determinando que as empresas resolvessem o assunto a qualquer custo.


JUSTIÇA SEJA FEITA - Vereador Tony Carlos (PMDB) foi o grande responsável pelo fim do voto secreto nas atividades legislativas da Câmara de Uberaba