Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 05/09/2013
Bastidores
Bastidores
Correndo prazo

Foi publicado ontem, no Diário da Justiça do Estado, conforme previu Bastidores, o acórdão/sentença do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, julgando improcedente ação de investigação eleitoral proposta pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) contra a vitória de Paulo Piau (PMDB) nas eleições do segundo turno, em 2012. Com a publicação, começou a correr prazo de três dias para que Lerin recorra da decisão. Passado o prazo, se ele não se manifestar, o assunto acaba por aqui. Ação movida pelo deputado estadual foi rejeitada em Uberaba e em Belo Horizonte, tando pelo Ministério Público quanto pela Justiça.

Xô, curralão
(Episódio 2)

Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba deu prazo de dez dias para que a direção da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, justifique e apresente os projetos de algumas mudanças realizadas em Peirópolis, inclusive o levantamento de uma cerca no complexo turístico. O assunto já rendeu poucas e boas, e durante audiência pública realizada no local, por iniciativa do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), muita gente defendeu a derrubada da cerca. O Conselho vai analisar a situação e dar um parecer.

À casa torna
Jornalista Gê Alves deixou a Secretaria Municipal de Governo da vizinha e histórica cidade de Sacramento. Nada de entreveros com o prefeito Bruno Cordeiro (PSD)! Decisão tem a ver com as filhas que não se adaptaram e insistiam em voltar pra Uberaba.

Transparência
Há cerca de quatro meses, encontra-se disponível no endereço eletrônico do Ministério Público Federal/Procuradoria de Uberaba, uma ferramenta que possibilita, a qualquer cidadão, consultar o andamento nos setores do MPF. 

Quase 5.000...
Outra ferramenta disponibilizada pelo MPF é o mapa da atuação institucional, que exibe todas as ações movidas na área cível e criminal, separadas por unidade do MPF e por tema.Em Uberaba, tramitam atualmente 241 procedimentos extrajudiciais e 3.237 feitos judiciais. Destes, 2.312 são criminais e 925, cíveis. Para ter acesso aos dois sistemas, é só clicar em www.prmg. mpf.mp.br/uberaba.

Demora
Renato Alexandre pede agilidade na confirmação das inscrições feitas no concurso público que a Prefeitura de Uberaba está realizando para preencher 430 vagas. Candidato a uma vaga de professor de Matemática, ele diz que fez a inscrição dia 8 agosto, e que até ontem ela não havia sido efetivada. O mesmo, de acordo com o professor, está acontecendo com a inscrição de sua mulher. As inscrições, que seriam encerrada dia 30 de agosto, foram prorrogadas para até 20 de setembro.

A pedido
Vereador Kaká Carneiro (PSL) divulgou nota para a imprensa, ontem, negando que tenha ficado contra a greve dos trabalhadores do transporte coletivo e que tenha defendido as concessionárias Lider e Piracicabana. E lamenta que esta “inverdade” tenha sido ventilada.

Rapidez
E por falar em transporte coletivo, alguns defensores do “quanto pior...melhor” não escondiam a irritação, em redes sociais, com o fim da greve, acertado logo após o governo municipal ter notificado as empresas para retomarem os serviços, sob pena de rescisão de contrato. Não tiveram tempo pra espumar os discursos de oposição. 

Xô, voto secreto!
E como estava previsto, aconteceu ontem na Câmara dos Deputados, a votação em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01, que acaba com o sigilo de todas as votações no Congresso Nacional, e nos legislativos estaduais e municipais. Matéria, agora, segue para o Senado. Votação do projeto, que há anos dormia numa gaveta, aconteceu depois da repercussão negativa da “absolvição” política do deputado federal Natan Donadon (RO) pela Câmara. 

Presidiário
Preso em Brasília desde o dia 28 de junho, condenado em última instância pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição, Donadon teve seu mandato de deputado federal mantido pelo plenário da Câmara, através de votação secreta. 

Os votos
De acordo com dados oficiais da Câmara, os dois deputados federais de Uberaba votaram a favor da PEC, e portanto, contra o voto secreto. Marcos Montes (PSD) há havia antecipado a esta coluna que iria trabalhar pela aprovação da medida. Aelton Freitas (PR) não manifestou. 


PRA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR - Não...Não é fanfarra de 7 de setembro! São os ritmistas do Bloco da Vaca Verde - em apresentação de estreia no carnaval 2013 de Uberaba. O bloco, que agitou o carnaval de marchinhas recuperado pela Fundação Cultural de Uberaba, já está se preparando para a folia de 2014. Neste domingo, dia 8, a Vaca Verde vai divulgar o novo samba - composto pelo sambista Eduardo Carioca, e abrir inscrições para as oficinas de percussão. Lançamento 2014 será na cervejaria Biergarten, das 16h às 19h (rua Bento Ferreira, 902 – Mercês). A entrada é gratuita e o valor das oficinas será informado no evento.