Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 11/09/2013
Bastidores
Bastidores
E nem é ano eleitoral...

Pra imaginar o que vem por aí, no processo eleitoral de 2014... Designada em julho de 2013, inclusive com publicação na Justiça Eleitoral, a mais nova legenda de Uberaba - Partido Ecológico Nacional/PEN, simplesmente já tem uma destituição no “currículo”. A estreia da comissão executiva municipal provisória durou exatamente um mês.

Adormeceu... e não amanheceu...
A primeiríssima executiva era presidida por José Tiago de Castro - que vem a ser presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Uberaba/ Acobe, e tinha validade até 14 de outubro de 2014. Nem bem esquentou a cadeira, e a executiva amanheceu “destituída”, de acordo com o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral/TSE. O tempo de vigência continua o mesmo... mas, o presidente agora é Alexandre Carlos Santos de Pádua.

Sem comando
Outra legenda que tem chamado as atenções em Uberaba é o Partido Socialista Brasileiro/PSB, que abriga as filiações dos derrotados no segundo turno das eleições majoritárias: o deputado estadual Antônio Lerin, ex-candidato a prefeito, e o médico Hélio Massa, ex-candidato a vice. Desde maio de 2013, o PSB está sem comando na cidade, o que provoca estranheza justamente por se tratar da legenda de um deputado estadual.

Rosa choque
E já que o assunto é a chapa majoritária derrotada em 2012, vale ressaltar que a ação de investigação eleitoral proposta por Lerin e Massa contra o resultado do segundo turno tem relatoria nova. Assumiu a juíza Alice de Souza Birchal, no lugar do juiz Maurício Soares, que completou seu tempo no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG. Alice de Souza é a terceira pessoa a ocupar a função, já que o primeiro relator do processo - juiz Flávio Couto Bernardes, se deu por suspeito e se afastou, por ter advogado para uma das partes antes de ingressar no TRE/MG.

Recapitulando
Na edição de ontem, Bastidores publicou com absoluta exclusividade que Lerin e Massa ingressaram com embargos de declaração meia hora antes de a decisão unânime do TRE/MG ter transitado em julgado. Ação de investigação - acusando Paulo Piau (PMDB) de ter vencido as eleições com abuso do poder econômico, foi considerada improcedente em todas as instâncias por onde tramitou. E, se até as 19h de segunda-feira, 9 de setembro, não houvesse recurso, o assunto seria definitivamente encerrado.Com o recurso impetrado meia hora antes do prazo final, Lerin impediu que a sentença transitasse em julgado.

Protestos...
Liderança entre os funcionários aposentados do Banco do Brasil, Horácio Martins Filho não levou desaforo pra casa, ontem, quando leu, em um jornal de Belo Horizonte, a repercussão do Ranking Universitário Folha/2013. O veículo de comunicação da capital simplesmente “pulou” ou “omitiu” o nome da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, classificada na 7ª colocação entre as universidades públicas de Minas Gerais. “A UFTM tem recebido seguidamente avaliação positiva do Ministério da Educação e Cultura para a maioria dos cursos ministrados, principalmente aqueles voltados para a área de Saúde, sendo, portanto, motivo de orgulho para todos os mineiros” - defendeu Horácio Martins na correspondência enviada ao jornal de BH.

...e comemorações
De outro lado, o reitor da Universidade de Uberaba - Uniube, Marcelo Palmério, tratava de expor sua alegria com o Ranking Universitário Folha 2013. A Uniube ficou em 2º lugar entre as universidades privadas de Minas Gerais - só perdendo para a PUC Minas, e em 11º lugar entre todas as universidades (privadas e públicas) do Estado. Através da assessoria de imprensa, o reitor atribuiu “o bom desempenho da instituição à dedicação coletiva envolvendo pró-reitorias, gestores de cursos, corpo docente e pessoal administrativo”.

Unanimidade...
Ministério Público Federal/Procuradoria de Uberaba quer explicações da companhia Azul Trip - atualmente, a única companhia aérea que atende ao aeroporto da cidade. Vale lembrar que até 2012 eram duas - Trip e Azul, que se fundiram, piorando ainda mais os serviços que já não eram bons. Desde então, como Azul Trip, a companhia tem irritado políticos - inclusive o prefeito Paulo Piau, os usuários do transporte aéreo e a Procuradoria da República. O MPF instaurou procedimento administrativo, ontem, para apurar possíveis violações a direitos dos consumidores e à ordem econômica pela companhia, incluindo redução de voos e reajuste de preços.

PT saudações
Eleição do novo comando do PT/Uberaba acontece em novembro, mas os candidatos têm apenas até as 19h de hoje para se inscreverem na disputa. Pelo menos uma chapa já está mais do que definida. Ela é encabeçada pelo atual vice-presidente e ex-presidente do PT, advogado Sebastião Severino. Dizem as más e boas línguas que ele tem o apoio das tendências internas Democracia Socialista/DS e da Articulação, além do grupo que se intitula Independentes.

Sem acordo
Entretanto, nada de unanimidade na disputa petista! As mesmas boas e más línguas apostam em pelo menos outras duas chapas. Alguns “apagam chamas” até que tentaram um acordo, mas a ideia de chapa única teria ficado só nisso: na tentativa.


Sebastião Severino registra, hoje, sua candidatura a presidente do PT/Uberaba