Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/09/2013
Bastidores
Bastidores
Dia “D”

Faltam exatamente 24 dias para que o pré-candidato às eleições de 2014 esteja devidamente filiado ao partido político pelo qual pretende disputar uma vaga - de deputado estadual ou federal, de senador, de governador (ou vice) ou de presidente da República (ou vice). O dia 5 de outubro de 2013, sábado, é a primeira data do calendário oficial das eleições do ano que vem, até a qual, os que pretendem candidatar-se devem estar com a filiação aprovada no partido. 

A licença da guerreira
E nem todas as providências rumo a 2014 se resumem à filiação partidária... A servidora de carreira da Prefeitura de Uberaba, Luciene Fachinelli, acaba de pedir licença não remunerada por 24 meses. Filiada ao PSL, Luciene foi candidata a vice na chapa liderada pelo prefeitável Adelmo Leão, do PT. Apoiados pelo então prefeito Anderson Adauto, os dois saíram das eleições em terceiro lugar, e Luciene acabou reconhecida como a novidade-destaque das eleições. É um dos nomes cogitados para a candidatura de deputada estadual no ano que vem.

Dobradinha
Por sinal, tem quem aposte mundos e fundos numa aliança entre Luciene Fachinelli e Anderson Adauto - que foi o responsável por indicá-la para a chapa de Adelmo Leão.

AA... o retorno?
E entre os nomes que mais provocam expectativas em Uberaba está o do ex-prefeito, que deixou o PMDB em meio aos entreveros das eleições de 2012. Tido e haviado como pré-candidato a deputado federal, AA recebeu convite do presidente em exercício da direção mineira do PMDB, deputado federal Saraiva Felipe, para retornar à legenda, e tem muito peemedebista por aí acreditando que a opção será esta. Nota foi cantada por esta coluna, com exclusividade, na edição de 29 de agosto.

Vem aí...
Novo concurso da Câmara Municipal de Uberaba... Pelo menos é o que se pode deduzir diante do que está acontecendo com o concurso de 2001, e que acaba de ser liberado após tramitar por mais de 15 anos no Poder Judiciário... Só ontem, a Câmara cancelou nada menos do que 29 nomeações numa única tacada. São pessoas que se mudaram de Uberaba (algumas para o exterior), pessoas que seguiram outros caminhos profissionais, e até pessoas que já passaram desta vida pra melhor... Mais 14 aprovados estão sendo convocados.

Balanço
Inusitados 89 médicos foram classificados em processo seletivo da Prefeitura de Uberaba; 28 estão sendo nomeados; dez acabam de pedir pra sair. Enquanto isso, o secretário de Saúde, médico Fahim Sawan, anuncia que haverá melhoria no valor do plantão. Em meio às oscilações entre os que entram e os que saem, o secretário entende que a implantação do sistema de carreira para aqueles vocacionados para o serviço público seria a solução definitiva. Exemplo está no Direito, com as carreiras públicas de juiz e de promotor.

Solidariedade
O Lar da Caridade - que muitos pensavam ter perdido a força com a morte de dona Aparecida Ferreira, em 2009, continua a toda com os mais variados atendimentos nas áreas de saúde (Hospital do Pênfigo), educacional e assistencial. Por sinal, os uberabenses estão intensificando seu apoio. É que a maioria das doações recebidas pela instituição vinha de cidades de fora. Detalhe: um integrante do alto escalão da Prefeitura de Uberaba está entre os que têm colaborado de forma especial.

E agora?
Presidida por Glauco Lopez Braz - a Comissão Executiva Municipal Provisória do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro/PRTB, tem sua vigência concluída hoje. O vice é o vereador de primeira viagem, Edmilson Ferreira de Paula, eleito com 2.241 votos.

Sem comando
Outra legenda que tem chamado as atenções em Uberaba é o Partido Socialista Brasileiro/PSB, que abriga as filiações dos derrotados no segundo turno das eleições majoritárias: o deputado estadual Antônio Lerin, ex-candidato a prefeito, e o médico Hélio Massa, ex-candidato a vice. Desde maio de 2013, o PSB está sem comando na cidade, o que provoca estranheza justamente por se tratar da legenda de um deputado estadual.


ÁS NO VOLANTE - Prefeito Paulo Piau (PMDB) surpreendeu a todos que participavam da entrega de dois novos tratores para a Patrulha Rural de Uberaba... Em vez de apenas posar para as fotos do repórter-fotográfico Enerson Cleiton, com a chave na mão, ele simplesmente saiu pilotando a máquina... Reza a lenda (contada por gente que conhece o prefeito), que sua experiência em pilotar trator vem de muito... muito tempo atrás, de quando ele ainda morava em Patos de Minas.