Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 17/09/2013
Bastidores
Bastidores
SOS

E-mails e telefonemas lotaram o correio eletrônico da coluna Bastidores, ontem. Motivo: servidores estaduais se queixando do caos que anda acontecendo no departamento de perícia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - Ipsemg, localizado na rua Sejismundo Mendes. Pessoas doentes sem lugar para sentar-se, gente espalhada pela calçada, copo de vidro para tomar água - usado por todos, e, portanto, com sérios riscos de contaminação, e assim por diante. “O Ipsemg desconta uma fortuna do nosso salário e não tem respeito por nós” - disseram os queixosos.

CTBCaos
E toda a macrorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba sabe que os usuários de internet em Uberaba - via CTBC, vivenciaram uma manhã de caos no sábado. Sabe também o que motivou a pane... Não é isso que vem ao caso! O que deixa o uberabense em pé de guerra com a empresa é o tratamento dispensado aos usuários dos seus serviços. E isso não tem mudança de nome que dê jeito! 

Fase 1 (Pra boi dormir)
De início, o serviço simplesmente não funcionava e, apesar das repetitivas informações da secretária eletrônica de que os telefonemas estavam sendo encaminhados para o atendimento “humano”, a promessa nunca era cumprida. Detalhe: Pra não dizer que esta coluna é injusta, até que tentavam provocar sono no queixoso, colocando aquela musiquinha horrorosa ...de espera...espera...espera...espera...

Fase 2 (Palavra de ordem)
E vale ressaltar que, bem mais tarde, alguns queixosos conseguiram ser atendidos depois de dezenas de tentativas. Só então, eram informados que o serviço em Uberaba estava enfrentando “instabilidade”.

Patrimônio...
Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba aprovou, por unanimidade, o tombamento provisório do prédio que abriga a Escola Estadual Minas Gerais. Se o tombamento for confirmado em definitivo - o que provavelmente deve acontecer, o imóvel localizado na praça Frei Eugênio não poderá ser demolido nem reformado. Poderá apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído. 

...histórico
Na mesma reunião em que aprovaram o tombamento provisório da Escola Minas Gerais, os conselheiros oficializaram, em definitivo, o tombamento do imóvel de nº 90 da rua Vigário Silva - residência onde morou a família da presidente Dilma Rousseff (PT). Foi nesta casa que os pais da presidente se conheceram e namoraram. De acordo com as biografias da primeira mulher presidente da República do Brasil, o imigrante búlgaro Pedro Rousseff esteve na cidade a negócios, quando conheceu a professora Dilma Jane da Silva. Depois de casados, eles se mudaram para Belo Horizonte, onde tiveram os três filhos: Igor, Dilma e Zana. Os irmãos visitavam sempre a avó, em Uberaba.

Dose dupla (Versão 1)
O domingo foi marcado por queixas contra o Bretas/Mirante. E-mails e telefonemas à redação de Bastidores indicaram, no período da manhã, que três pessoas foram vítimas de agressão verbal por parte de um funcionário. Elas foram ao setor de eletrodomésticos, não tinha ninguém pra atender, aguardaram quase uma hora, e então, colocaram um tanque de lavar roupa em um carrinho e o levaram até o caixa para saber como proceder... “Vocês estão doidas! Não têm noção de nada! Quando vocês vão na Casas Bahia, levam os móveis até o caixa?!!!! - gritava o moço, em um supermercado lotado de gente nas filas. Nem a explicação de que não tinha atendende no setor acalmou o irado funcionário. 

Repercussão
As clientes foram “socorridas” por duas funcionárias e pelos seguranças da loja, que não sabiam onde enfiar a cara de tanta vergonha. Após muitos pedidos de desculpas, insistiram para que elas não deixassem o tanque de lavar roupa, e providenciaram a compra.

Dose dupla (Versão 2)
E-mails e telefonemas à redação de Bastidores no período da tarde acusavam o Bretas/Mirante de descumprimento do Estatuto do Idoso. Disseram que, apesar dos insistentes pedidos, a loja não providenciou para que os maiores de 65 anos recebessem tratamento adequado. “Não temos nem a quem recorrer, pois o gerente não apareceu” - disseram os queixosos.

Especial
Agora sim, um assunto bom! Academia de Letras do Triângulo Mineiro lança, quarta-feira, dia 18, a edição da revista Convergência comemorativa do Jubileu de Ouro da instituição. No mesmo evento, será lançada a revista Saberes Acadêmicos, da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. Na oportunidade, serão homenageados os acadêmicos  Juvenal Arduini (monsenhor) e Domitila Ribeiro Borges (irmã), recentemente falecidos. Tudo isso a partir das 19h30, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu, mantenedora da FCETM.

Construção da Paz
Fundação Museu do Zebu promove, de hoje até dia 21, sábado - o Seminário Construção da Paz. Sempre no período da manhã, o evento pretende atrair e sensibilizar educadores, políticos, representantes da segurança pública, lideranças classistas e formadores de opinião de um modo geral. Mais detalhes na Fundação Museu do Zebu (raça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110, BL 01/Parque Fernando Costa/ABCZ), ou pelo telefone 3319-3879.


Escola Estadual Minas Gerais está a um passo de se tornar patrimônio público