Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 18/09/2013
Bastidores
Bastidores
No laço

Não se assuste se um parente ou amigo político parar você – em qualquer lugar ou evento, pedindo que assine uma ficha de filiação! Se você gosta do parente ou amigo político, não discuta, assine logo, e siga sua vida em frente... É que ele não vai deixar você em paz... Detalhe: a disputa nos bastidores, por filiados, pode ser comparada a uma guerra de guerrilha em Uberaba.

Nova derrota
Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, rejeitou, na noite de ontem, o novo recurso proposto pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) na ação que contesta o resultado das eleições do 2º turno de Uberaba, em 2012. Nova derrota aconteceu nos Embargos de Declaração impetrados por Lerin contra a decisão unânime do Tribunal, que mantém a vitória de Paulo Piau (PMDB) como prefeito. Inconformado por ter perdido o 2º turno, Lerin ingressou com a ação, e perdeu até agora, em todas as instâncias por onde tramitou. Após a publicação, ele terá três dias para recorrer, se quiser.

CTBCaos 
(Episódio 2)

Notas publicadas na edição de ontem de Bastidores sobre as queixas de uberabenses que se dizem desrespeitados pela CTBC repercutiram além da imaginação...  “Felizmente, nós teremos muito em breve a opção de literalmente fugir/abandonar a CTBC, uma vez que a NET Brasil está cabeando toda nossa cidade com o que há de mais moderno em fibra ótica. Com isso, teremos uma excelente opção para os serviços de telefonia fixa, internet e tv a cabo” – diz a mensagem de um dos leitores da coluna, o bancário Antônio de Oliveira.

Xô, experiência!
Já o Ministério Público Federal/Procuradoria da República de Uberaba comemora decisão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, em prorrogar, para até 30 de setembro, o prazo de inscrições no concurso para contratar servidores. É que o novo edital, publicado no Diário Oficial da União, excluiu a exigência de experiência profissional de 12 meses, no mínimo, para os cargos de assistente em administração, assistente de laboratório e auxiliar de biblioteca. 

Mire-se no exemplo...
A exclusão da exigência de experiência profissional e a prorrogação do prazo de inscrições foram recomendadas pela Procuradoria de Uberaba. “A exigência era inconstitucional, porque restringia indevidamente o acesso aos cargos públicos oferecidos pelo concurso” – reforçou o procurador Thales Messias Cardoso. Ele lembra, por sinal, que nem mesmo concursos para cargos de complexidade superior exigem experiência, e cita como exemplos os de procurador do Estado, delegado de polícia e analistas jurídico e de informática.

Manifesto sobre os manifestos
Vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ex-candidato a prefeito de Uberaba/2012, deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT), quer atrair as manifestações públicas para o interior da Assembleia... Ou seja, quer atrair debates sobre as manifestações. Ele acaba de protocolar requerimento na Comissão Permanente de Direitos Humanos da casa legislativa, pedindo a realização de audiência pública para discutir as manifestações. 

Pedalando
Grupo Agronelli – sinônimo de ecologia em Uberaba, quer ver todo mundo tirando a bicicleta de casa, neste sábado, dia 21. Trata-se da 2ª edição do Passeio Ciclístico Agronelli, que este ano vai antecipar a celebração do Dia Mundial Sem Carro – que acontece no domingo. Em 2012, a 1ª edição aconteceu na Semana da Mobilidade. “Toda a comunidade de Uberaba está convidada para participar desta atividade, que propõe uma reflexão sobre os problemas causados pela crescente frota de veículos” - disse a coordenadora de Recursos Humanos da Agronelli, Emília Assis.

Tratamento vip
Os interessados em participar do 2º Passeio Ciclístico Agronelli devem concentrar-se a partir das 8h30 na praça Pôr-do-Sol, obviamente com suas respectivas bicicletas. As primeiras pessoas receberão colete de identificação e durante o passeio haverá distribuição de água e frutas. A atividade será acompanhada por profissionais da área de Educação Física. A saída está prevista para as 9h e percorrerá aproximadamente 7 km.  

Boqueiros
Cabos eleitorais devem ficar atentos, caso proposta do Senado seja confirmada: a individualização da boca de urna. Em vez de processar os candidatos, os “fazedores” da boca de urna é que irão pagar o pato sozinhos. Quem avisa, amiga é...

Ideia nota 1.000
Vereador Kaká Carneiro (PSL) apresenta projeto de lei, em plenário, nesta quarta-feira, propondo a inclusão da “Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea” no calendário popular de Uberaba.  Se a matéria for aprovada, a semana especial incluirá o “Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes” – comemorado em 27 de setembro. Ao longo da semana, instituições e empresas públicas e privadas movimentariam uma série de ações com o objetivo de informar e orientar as pessoas sobre o assunto.