Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 24/09/2013
Bastidores
Bastidores
Política...

Partido Republicano Brasileiro não está prosa... Aliás, anda mesmo é surpreendendo! Já se esperava que o encontro previsto para Uberaba no fim de semana provocasse um barulhinho, mas, nem tanto! O anúncio da nova Comissão Executiva Municipal Provisória fez, sim, foi um tremendo barulho. Na presidência, está ninguém menos que o advogado Rodrigo Mateus. Pra quem esqueceu e pra quem quer recordar: trata-se do então secretário de Governo e preferido do ex-prefeito Anderson Adauto para disputar sua sucessão em 2012.

... e políticos
O certo é que tudo foi muito bem articulado, nos mínimos detalhes. Ao mesmo tempo em que era anunciada a nova Comissão Executiva Municipal Provisória, a Justiça Eleitoral já estava com a publicação oficial engatilhada. E assim, o comando de Rodrigo Mateus já pode ser visto devidamente incluído no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG.

O povo quer saber
Em conversa ontem, com Bastidores, Rodrigo respondeu a duas questões cruciais: disse que não é candidato em 2014 – “isso jamais foi considerado, e não será”, e que o PRB integra a base aliada do atual governo municipal – “o partido apoiou o prefeito no segundo turno e participa da administração democraticamente.” E respondeu a uma outra questão que anda correndo por fora: que Anderson Adauto não deve se filiar ao PRB – “aqui, entre esse grupo que agora represento, isso nunca foi cogitado”.

Piscadelas
O novo presidente do PRB não apenas reafirma a presença na base aliada do prefeito Paulo Piau (PMDB), como reforça a aliança com o PT e o PMDB, a exemplo do que acontece regionalmente e nacionalmente. Mas, admite as boas relações com o governador de Pernambuco e pré-candidato a presidente da República, Eduardo Campos, e com o prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato a governador de Minas, Márcio Lacerda, ambos do PSB. 

Reedição
Em Uberaba, especificamente, Rodrigo Mateus reafirma a aliança entre PRB e PRTB – que em 2012 participaram da coligação majoritária “Uberaba Não Pode Parar”, base da candidatura do deputado estadual Adelmo Leão (PT) e da servidora Luciene Fachinelli (PSL), a prefeito e vice, respectivamente. PRB e PRTB também formaram a coligação proporcional “União Democrática Popular”, que elegeu dois vereadores: Franco Cartafina (PRB) e Edmilson Ferreira de Paula (PRTB).

Olho no futuro
E por falar em vereador, vale lembrar que o jovem Franco Cartafina assumiu a coordenação mineira do PRB Jovem, e tem surpreendido com a veia política – herdada, por sinal, dos avós Silvério Cartafina (ex-prefeito) e Teresinha Cartafina (ex-vereadora). “Temos orgulho de ter um vereador de 26 anos, sério, comprometido; queremos que outros jovens e cidadãos de bem venham com ideais e determinação para melhorar a política local e a cidade em que vivemos” – disse Rodrigo Mateus a Bastidores.

Mudança de planos
E por falar em PRB, Rochelle Gutierrez Bazaga não assumiu a coordenação da ala feminina, como anunciou Bastidores. Ela ficou com a Coordenação do PRB Juventude. Coordenadora do PRB Mulher é Nohemi Andrade.

A base
Enquanto isso, o prefeito Paulo Piau mantém os olhos e os ouvidos voltados para a base aliada. Só no fim de semana, marcou presença em dois encontros distintos: do PRB e do Partido Comunista do Brasil – o PCdoB. Com 288 filiados, e um diretório com vigência até dezembro, o partido aproveitou reunião para reafirmar o apoio à presidente Sumayra Oliveira. Também presidente da Fundação Cultural de Uberaba, ela admite ter convidado o vice-prefeito Almir Silva a se filiar. Ele acaba de deixar o PR.

Interminável...
Em meio às articulações partidárias com vistas às eleições de 2014, vale lembrar a amplitude da base aliada. No primeiro turno, Paulo Piau foi candidato pelo PMDB, em coligação com PR /PP/PCdoB /DEM /PSC/PMN. E no segundo turno conquistou outros apoios, incluindo PT/PSL/PRB/PRTB/PTC.


COISAS DA POLÍTICA – A foto de Rose Dutra fala por si... Da esquerda para a direita: o vereador de primeira viagem Franco Cartafina; o presidente mineiro do PRB, deputado federal George Hilton; o novo presidente do PRB/Uberaba, Rodrigo Mateus – separado do ex-adversário das eleições de 2012, o prefeito Paulo Piau, apenas pelo vice-presidente mineiro do PRB, deputado estadual Carlos Henrique