Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 13/03/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores - 99,9%


Paulo Piau, Fernando Hueb e Antonio Anastasia posam pra foto durante reunião na Chefia de Gabinete da Prefeitura de Uberaba


99,9%
Agenda do governador Antonio Anastasia (PSDB) em Uberaba, no fim de semana, foi quase 100% explorada em amplo noticiário aqui e acolá - inclusive nos veículos de comunicação oficiais do Estado... Só não chegou a 100% porque um dos compromissos da agenda quase que passou batido - não fosse um comentariozinho aqui, outro acolá. A imprensa ficou de fora da reunião com prefeitos da região, no Gabinete de Paulo Piau (PMDB).


Regional
O chefe de Gabinete, Fernando Hueb, diz que a reunião foi um momento especial concedido pelo governador aos prefeitos da região. Cada um - segundo ele, entregou uma lista com as principais reivindicações de sua respectiva cidade. "Em seguida, eles ouviram do governador o compromisso de que ele não medirá esforços para atender aos pedidos, e para dar força para a viabilização de grandes projetos para o Triângulo Mineiro" - revela o chefe de Gabinete, dizendo que, entre os projetos citados pelo governador, está o gasoduto.


Habilidade
Fernando Hueb avalia, ainda, que o encontro no Gabinete do Prefeito foi uma oportunidade para Paulo Piau abrir as portas da Prefeitura de Uberaba para o governo do Estado. "Foi um ato simbólico, em que o prefeito Paulo Piau, com toda sua habilidade, demonstrou que a retomada do bom relacionamento entre as duas partes é algo que ele está levando muito a sério" - comentou.


Inchaço
Novo presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba - Codau, Luiz Guaritá Neto (DEM), ouviu uma série de reivindicações ontem, ao fazer uma visita de cortesia à Câmara Municipal e ser convidado para participar da sessão em plenário. Mas o encontro com os vereadores não foi marcado só por pedidos. O ex-prefeito (1993/1996) saiu do local com muitos quilos a mais... de tanto ouvir elogios.
 

Troféu
Ao se despedir, em plenário, Luiz Neto lembrou que saiu do governo com mais de 90% de aprovação popular. "É um troféu que carrego com muito orgulho pela vida afora" - afirmou ele. De acordo com o ex-prefeito, se ele sair da presidência do Codau com 51% de aprovação, já se sentirá com o dever cumprido.


Bancada feliz
E a presença do presidente do Codau na Câmara, ontem, levantou o moral da maior bancada da atual legislatura: o PSL. Vale lembrar que a legenda elegeu nada menos do que três vereadores em 2012 - o atual presidente, Elmar Goulart; o 2º secretário, Paulo César Soares, e o já eleito presidente da Câmara em 2016, Kaká Carneiro. Acontece que Luiz Neto revelou que o seu antecessor no Codau, José Luiz Alves, deixou R$ 53 milhões em caixa para serem aplicados em melhorias no sistema. Detalhe: José Luiz é o presidente do PSL/Uberaba.


Ufa!
Entre outros adjetivos, o ex-presidente do Codau foi chamado, pelos vereadores do PSL, de "administrador de altíssima qualidade"; "ganhador de inúmeros prêmios municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais"; "o homem que deixou a casa em ordem"; "um grande político"... E assim por diante.


Audiência
Promotores de Justiça de Uberaba solicitaram uma audiência com os 14 vereadores para amanhã, na sede da Câmara. Vão pedir o apoio ao movimento da categoria contra a Emenda à Constituição nº 37 - que dá às polícias a exclusividade para atuar em investigações criminais e restringe as atribuições do Ministério Público. 


Articulações
Os promotores já estiveram na Faculdade de Talentos Humanos - Facthus, em busca do apoio dos professores e alunos do curso de Direito, e se reuniram com o deputado federal Marcos Montes - vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados, pedindo para que ele trabalhe contra a PEC no Congresso Nacional. 


Mérito
Prestes a completar 86 anos de idade, o ex-vereador Dioclécio Campos vai receber o Diploma de Honra ao Mérito do Poder Legislativo. A proposta do presidente Elmar Goulart foi aprovada ontem, por unanimidade. Sugestão acatada pelos vereadores é de que o diploma seja entregue o mais breve possível, durante reunião que será transformada em sessão solene. E mais: Dioclécio, um eterno apaixonado pelo Legislativo, se sentará na cadeira da Presidência da Câmara.


Pente fino
Vem aí, encrenca das boas... Vereador Marcelo Machado Borges (DEM) quer a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande - Cohagra, e da Prefeitura de Uberaba, no plenário da Câmara, para que possam explicar os motivos de "tantas" unidades habitacionais do "Minha Casa, Minha Vida" estarem desocupadas. Detalhe: suspeitam-se que muitas foram entregues a quem não precisa.